Hoje em dia, no que diz respeito à comunicação entre celebridades, influenciadores, empresas e os seus respectivos públicos, pode-se dizer que as redes sociais são “a nova televisão”. Especialmente entre os mais jovens, o consumo de conteúdo tem crescido muito por esses meios, já que são dinâmicos, interativos e permitem que possamos seguir páginas e pessoas de diferentes áreas.

Por isso, é natural que as marcas e os produtores de conteúdo em geral queiram crescer no Facebook e no Instagram, por exemplo. Assim, é importante saber como criar um post de sucesso — aquele que é muito curtido, compartilhado, salvo e que recebe muitos comentários! Neste artigo, reunimos 8 características para esse tipo de post. Para conhecê-las, é só continuar a leitura!

1. É útil

A primeira característica é a mais óbvia de todas. Todo post de sucesso precisa ser útil de alguma maneira para as pessoas que o lerem. Ele precisa ter alguma dica, ensinar algo, compartilhar alguma informação relevante ou curiosa, enfim, ter um conteúdo que sirva para que a pessoa faça algo, nem que seja entreter a si mesma.

Além disso, é importante que esse conteúdo solucione alguma dor das pessoas que seguem você. Por exemplo, se você tem uma página sobre finanças, um post com dicas para economizar dinheiro na hora de comprar material escolar pode amenizar a dor de muitas famílias no início do ano. Portanto, conheça os problemas de quem segue você e ajude essas pessoas!

2. Tem uma linguagem própria

Continuando o nosso exemplo, se você produz conteúdo sobre finanças, certamente deve ter em mente que você não é o único. Sendo assim, é necessário que você se diferencie das outras pessoas que atuam no mesmo nicho que o seu. Já que o conteúdo é semelhante, o diferencial deve estar na forma de comunicar-se.

Dessa forma, utilize uma linguagem que seja apenas sua e da sua comunidade. Crie diferenciais, que podem ser em sua personalidade diante do vídeo, no estilo de texto que você escreve, nas palavras que você escolhe, e por aí vai. Essa linguagem deve não apenas diferenciar você dos concorrentes, como também aproximá-lo dos seus seguidores.

3. Apresenta uma identidade visual atrativa

PSC

Além da parte textual, também é preciso cuidar do aspecto visual do post, sobretudo no Facebook e no Instagram. Isso não diz respeito apenas a postar imagens em alta definição, mas também a outros critérios de design, como composição equilibrada, harmonia de cores, contraste no texto, seleção de fontes legíveis, entre outros.

Além disso, saiba que o uso de cores, fontes e símbolos específicos compõe uma identidade visual, desde que esses elementos apareçam constantemente nos seus posts. Essa identidade fortalece a sua comunicação, pois permite que, apenas ao “bater o olho”, o usuário da rede já identifique que aquele post é da sua página.

4. Tem um título que desperta a vontade de ler

O título do post é uma pequena frase, geralmente incluída na própria imagem, que mostra o assunto do post, mas de uma maneira interessante. Ele deve despertar atenção, interesse e curiosidade, de preferência por meio de palavras que ofereçam uma conexão maior com o seu público.

Assim, “3 pessoas que se deram mal por não saber onde investir” é um título mais interessante e sedutor do que “depoimentos de indivíduos que sofreram perdas financeiras diante de investimentos inadequados”. Entenda que, nas redes sociais, é preciso dar ao conteúdo um tom mais atrativo e criativo aos títulos do que uma manchete de jornal ou um artigo científico, por exemplo.

5. Promove humanização

Humanizar um post significa dar à sua marca características humanas. Assim, um post é humanizado quando ele é empático, quando compreende as dores e necessidades do outro, quando fala “a mesma língua” do público, quando tem imagens atrativas, quando não tenta ser perfeito e quando dá dicas aos seguidores, assim como se faz entre amigos.

Em contrapartida, um post cheio de filtros e efeitos de Photoshop, que esbanja artificialidade, que utiliza um nível de linguagem distante do nível das pessoas e que se preocupa em reproduzir um universo perfeito, que na verdade não existe, definitivamente não é humanizado e não gera conexão com ninguém.

6. Tem uma legenda bem escrita

Muitas pessoas acreditam que, nas redes sociais, o que importa é a imagem. De fato, ela tem ganhado importância considerável. Entretanto, muitas vezes, é na legenda que está a riqueza do conteúdo, como as dicas, os ensinamentos, as informações úteis e toda a linguagem cuidadosamente desenvolvida pelo produtor do conteúdo.

Sendo assim, redija as legendas dos posts com carinho, mostrando todo o seu conhecimento e a sua empatia para com os seus seguidores. Adicione links úteis e hashtags, se desejar. Outra dica bacana é criar parágrafos pequenos, pois isso torna o texto menos cansativo, visualmente falando.

7. É concluído com um CTA poderoso

Você já ouviu falar em CTA? Essa sigla em inglês significa Call-To-Action, um termo que é traduzido para o português como “chamada para ação”. Trata-se de uma frase para concluir a legenda do post, contendo um comando ou direcionamento ao público para uma atitude específica.

Assim, alguns exemplos de CTA bastante frequentes nas redes sociais são:

  • “Curta e compartilhe este post!”;
  • “Qual das dicas acima você considera a mais importante? Responda com um comentário no espaço a seguir!”;
  • “Que tal levar estas informações a mais pessoas? Compartilhe este post com os seus amigos!”;
  • “Clique no link que está na bio para inscrever-se no evento!”.

O ideal é que os posts tenham apenas um CTA, pois incluir diferentes comandos de uma só vez pode ser mais nocivo do que benéfico, dado que o usuário pode acabar desistindo de seguir tantos direcionamentos.

8. Tem um objetivo específico

Todo post deve ter um objetivo. “Tapar buraco” para não ficar sem ter o que postar não é um bom objetivo. Por isso, o ideal é que os produtores de conteúdo tenham um calendário editorial para planejar os posts do mês ou da semana, diversificando os objetivos entre eles.

Compartilhar uma informação, ensinar a fazer algo, dar uma dica, promover a venda de um produto ou serviço, fortalecer a imagem da marca e oferecer entretenimento estão entre os principais objetivos dos posts das redes sociais.  Certifique-se de equilibrá-los ao longo da sua estratégia de conteúdo. Não se pode querer vender em todos os posts, assim como não vale a pena somente informar, sem vender nada. Calibre as suas metas de forma estratégica!

Se o seu post cumpre os 8 requisitos acima, parabéns! É sinal de que ele tem tudo para ser um sucesso. No entanto, se ainda for preciso fazer algumas correções e adaptações, não desanime. O trabalho com redes sociais é mesmo um aprendizado contínuo. O importante é evoluir sempre!

E aí? Será que os seus posts estão bem avaliados? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, lembre-se de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, colegas, familiares e com quem mais possa se beneficiar destas dicas, por meio das suas redes sociais!