O promotor de vendas tem uma função crucial para o bom desenvolvimento da empresa em que trabalha. Do seu bom desempenho depende o aumento do faturamento da companhia e o fortalecimento de sua imagem no mercado.

Para ser bem-sucedido em suas funções, o promotor de vendas deve contar com algumas habilidades. A seguir vamos apresentar com mais detalhes quais são as habilidades que contribuem para que esse profissional se destaque em seu segmento.  

7 Principais habilidades de um promotor de vendas

O promotor de vendas é um profissional focado em fazer a ponte entre a marca e os consumidores. Estando incumbido de uma tarefa tão relevante, é importante que ele conte com algumas habilidades destacadas.

Confira a seguir quais são as 7 principais habilidades que uma pessoa que trabalha com a promoção de vendas deve ter e como desenvolvê-las.

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1. Boa comunicação

A boa comunicação contribui para resolver da melhor maneira diversas situações da vida. Claro que no tocante às vendas também é fundamental ter habilidades comunicativas bem desenvolvidas. Inclusive, podemos dizer que essa talvez seja a habilidade mais importante que um promotor de vendas deve ter.

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Além de ter clareza no que se comunica, é preciso ter boa argumentação. Afinal, ajudar o consumidor a decidir pela compra de um produto ou serviço demanda bons argumentos. O cliente precisa sentir segurança no discurso do promotor para se convencer a fechar negócio.

Para desenvolver uma boa comunicação para vendas é essencial ter foco em respostas diretas e honestas. As respostas do promotor de vendas devem ser esclarecedoras a ponto de ajudar o cliente a eliminar todas as suas dúvidas. Respostas sinceras e claras permitem criar um vínculo de confiança com a marca.

2. Cuidado com a imagem pessoal

O promotor de vendas que deseja ter sucesso em sua carreira deve dedicar cuidados com a aparência física e a disciplina de comportamento. Estar sempre vestido adequadamente transmite a imagem de responsabilidade e segurança para o cliente. Além disso, é essencial ter um comportamento profissional irrepreensível. Ser pontual e entregar sempre o que foi prometido para o cliente dentro do prazo é imprescindível.

Em relação à vestimenta, se não houver uniforme, considere o uso de peças discretas. Esteja sempre com o cabelo bem penteado, no caso dos homens é importante manter a barba aparada.

O cliente deve ver na imagem do profissional seriedade e responsabilidade. Em termos comportamentais, basta se perguntar se a atitude que pretende tomar é ou não adequada. Não tem mistério, é importante apenas se preparar para atender bem.

3. Coerência

Ser coerente é essencial para ser um bom promotor de vendas, pois é difícil manter uma clientela fixa não cumprindo o que se promete. O profissional de vendas deve ter sempre cuidado com aquilo que promete ao cliente.

Ao não entregar o combinado, se gera quebra de confiança. Basta quebrar uma vez a confiança do cliente para perdê-lo para a concorrência. O ideal para não perder a coerência é ter um discurso direto e com foco.

O problema costuma aparecer quando o promotor não tem atenção ao que está dizendo, sendo levado a contradições. Caso cometa um deslize e acabe se contradizendo, reconheça seu erro e encontre uma forma de minimizar as consequências. O compromisso com a verdade e a honestidade é o que fideliza clientes.

4. Organização

Promotores de venda organizados têm sempre o contato dos clientes à mão e conseguem resolver as mais variadas questões. Organização é sinônimo de profissionalismo e seriedade, levando a um atendimento de mais qualidade. Um profissional organizado não atrasa para reuniões e não se esquece de enviar um pedido de um cliente.

Além disso, profissionais organizados têm mais facilidade para resolver demandas de última hora dos clientes. Se todas as ferramentas de trabalho estão devidamente organizadas, é mais fácil encontrar produtos solicitados em cima da hora. A organização contribui significativamente para a fidelização dos clientes.

5. Flexibilidade

A capacidade de ser flexível é fundamental para quem deseja atuar como promotor de vendas. Todos os dias, surgem demandas inesperadas e conseguir atendê-las com o mínimo de conflitos é muito importante para a fidelização. Se não existe flexibilidade, não há capacidade de gerenciamento, algo que leva a um grande desconforto.

O dia a dia de trabalho na área de vendas é repleto de incertezas e acontecimentos inesperados. Estar preparado para enfrentar essas situações permite que se tenha respostas mais rápidas.

O profissional de vendas precisa ser flexível para evitar que problemas corriqueiros se tornem empecilhos para seu sucesso. Uma forma de estar mais preparado para os desafios é ter o hábito de pensar em situações inesperadas. O que poderia acontecer de mais inesperado? Como você resolveria?

6. Compreensão

Para ser um promotor de vendas eficiente é necessário ser compreensivo no que diz respeito às necessidades dos clientes. O profissional de vendas deve ter boa capacidade de comunicação e relação interpessoal. Somente ao conseguir se colocar no lugar do outro é que se entenderá as reais necessidades dele.

A partir dessa compreensão, é possível oferecer soluções mais pertinentes e, talvez, ainda não levantadas pelo consumidor. Os consumidores nem sempre conseguirão descrever aquilo que desejam e/ou sentem. O vendedor precisa ter informações para conseguir responder a todas as demandas dos clientes e isso é resultado da compreensão. Faça o exercício de se colocar no lugar do outro.

7. Foco em aprender sempre mais

Por fim, é crucial para o sucesso de um promotor de vendas que ele seja focado em sempre aprender mais. O conhecimento de processos e tecnologias permite impulsionar o bom relacionamento com o cliente. O consumidor é o foco do promotor de vendas e aprender como melhor atendê-lo potencializa o seu sucesso.

Estar aberto a fazer cursos e se capacitar é imprescindível para ser um excelente promotor de vendas. Todos os dias são desenvolvidas novas técnicas e estratégias que podem se mostrar pertinentes para aumentar a sua clientela fidelizada.

Para ser um bom promotor de vendas é importante desenvolver essas habilidades, sempre é tempo de se desenvolver e evoluir! Se este conteúdo te ajudou de alguma maneira, passe-o adiante, compartilhando através das suas redes sociais!

Imagem: Por Muhd Imran Ismail