O cérebro humano pode ser treinado para enxergar o mundo de forma positiva ou negativa. Dessa maneira, é possível romper padrões de comportamentos ruins e substituí-los por outros que sejam positivos e contribuam para sua felicidade. Se pensou que, para conseguir isso, é preciso realizar processos longos e complicados, saiba que não, são atitudes simples do cotidiano que poderão mudar a sua forma de enxergar o mundo e adquirir um mindset de abundância e felicidade.

Entenda como a forma como vemos o mundo influencia a nossa felicidade

Pessoas que possuem profissões voltadas para encontrar erros, como fiscais, por exemplo, se não tomarem cuidado, poderão acabar levando isso para as suas vidas, mantendo o foco apenas nas coisas negativas.

O personagem Lineu, da famosa série brasileira A Grande Família, é fiscal da vigilância sanitária, sua função é verificar se os estabelecimentos comerciais estão seguindo as normas de higiene. Sua rigidez no trabalho também está presente na vida pessoal, levando seus familiares e amigos a vê-lo como alguém extremamente exigente e sério, o que tem seu lado positivo, mas também pode prejudicar seus relacionamentos.

O que eu quis mostrar através desse exemplo é que o fato de o personagem ter sido treinado para encontrar problemas em sua profissão, faz com que leve isso para o lado pessoal, deixando, muitas vezes, de valorizar as coisas boas para focar apenas em problemas. Mas, então, o que se deve fazer nesse caso? Mudar de emprego? Certamente que não, basta se tornar consciente em relação a isso e evitar manter o padrão usado no trabalho em situações fora dele.

5 Atitudes para ver o mundo de forma positiva

Você pode moldar a forma com a qual o seu cérebro enxerga o mundo, evitando dar ênfase apenas para as coisas ruins e aprendendo a valorizar as coisas boas. Lembrando que a intenção não é fechar os olhos para os problemas e sim obter uma perspectiva positiva, que irá até auxiliar na busca por soluções. Acompanhe e confira 5 atitudes que te ajudarão a obter uma nova visão sobre as coisas.

1 – Criar listas com coisas que te fazem feliz

Se a ideia é treinar o seu cérebro para ver as coisas boas, nada melhor do que escrever sobre isso. Experimente fazer uma lista ao final de cada dia com pelo menos três motivos pelos quais se sente grato. Inclua tanto grandes acontecimentos, como conquistar um novo cliente, quanto situações pequenas, mas de grande valor, como uma ligação de uma pessoa querida.

2 – Manter-se próximo de pessoas positivas

PSC

O ambiente no qual estamos inseridos tem uma forte influência sobre nossa forma de ver o mundo. Sendo assim, procure se manter próximo de pessoas positivas, que te estimulem a valorizar as coisas boas. Essa atmosfera otimista terá um grande impacto sobre a sua mente e te ajudará a manter um mindset cada vez mais positivo.

3 – Transformar os erros em aprendizado

Uma das grandes verdades universais é que todo ser humano está sujeito a cometer erros, afinal, estamos em constante processo de evolução. Quando erramos, temos duas opções, permitir que aquela falha nos paralise ou transformá-la em aprendizado. Escolha aprender e verá que errar não precisa ser motivo de vergonha e sim de orgulho, pois significa que se dedicando a tentar.

4 – Encontrar humor em situações delicadas

O humor é uma ferramenta fantástica para atrair positividade e viver com mais leveza. Experimente olhar para os problemas de forma bem-humorada, aprenda a rir de si mesmo e veja como até os maiores desafios parecerão mais leves.

5 – Adotar um diálogo interno positivo

Como você se comunica consigo mesmo? Costuma ser gentil ou cruel? Saiba que a linguagem usada no seu diálogo interno impacta diretamente no seu modo de enxergar o mundo. Um jeito simples e eficaz de medir isso é se questionando se falaria dessa mesma maneira com alguém que gosta muito. Se a resposta for negativa, é sinal de que precisa ter um pouco mais de gentileza com a pessoa mais importante da sua vida: você.

Independentemente de qual seja a sua profissão, os seus valores e hábitos, você pode controlar a forma com a qual enxerga o mundo e escolher vê-lo de um modo positivo, que te permita valorizar as coisas boas e buscar soluções em vez de se lamentar pelos problemas.