O empreendedorismo é, essencialmente, uma prática profissional. Conduzir uma empresa ou ser um profissional autônomo exige conhecimentos de diferentes áreas para ser bem-sucedido. No entanto, há muitas das competências empreendedoras que podem auxiliar as pessoas a serem melhores também nas outras esferas da vida.

É claro que ainda há quem encare o empreendedorismo como uma simples fonte de renda, e nada mais. Contudo, quem analisar de forma mais profunda perceberá que ele é, na verdade, um estilo de vida, repleto de ensinamentos e habilidades. Confira, a seguir, 7 das competências que podemos extrair da vida empreendedora e aplicar em tudo o que fizermos:

  1. Perfil analítico

Não há como negar que conduzir um empreendimento requer muita análise. Concorrência, demandas do mercado, legislação pertinente, precificação, redes de distribuição, publicidade, produtos, serviços, tudo isso precisa ser meticulosamente analisado. Só assim, com paciência para estudar todos esses itens, o empreendedor consegue tomar as decisões mais sábias.

Além disso, ele precisa prever problemas e se preparar para lidar com diferentes circunstâncias. Não é assim também na vida pessoal? Temos que refletir para fazer nossas escolhas e prevenir problemas. Portanto, o empreendedorismo nos estimula a um pensamento crítico que nos leva às melhores escolhas.

  1. Pensamento inovador

Empreendedores precisam ser criativos. Não adianta fazer o que todo mundo já faz, pois isso não dará destaque algum ao seu negócio. É claro que você pode se inspirar nos profissionais que estão na liderança, mas você tem que desenvolver a sua forma particular de oferecer seus produtos ou serviços.

Assim é também na vida pessoal. Precisamos de criatividade para cuidar da casa, para economizar dinheiro, para criar os filhos, para planejar as férias. Aliás, encontrar soluções para qualquer problema do dia a dia nada mais é do que um exercício de criatividade, competência muito exigida nas práticas empreendedoras.

  1. Solução de problemas

Por falar em problemas, está aí mais um quesito em que os empreendedores são mestres. As circunstâncias mudam de uma hora para outra, muda uma lei, surge um novo concorrente, mudam os gostos da população, e você tem que se adaptar a tudo. Por mais que você planeje todas as ações do seu negócio, de tempos em tempos, precisamos recalcular a rota quando as circunstâncias exigem.

PSC

Na vida pessoal também precisamos solucionar problemas: doenças, crises financeiras, crises de relacionamento, dificuldades familiares, enfim, é preciso ser um pouco malabarista para que nenhuma dessas áreas caia. Contudo, o que o empreendedorismo pode te ensinar é que as crises vêm e vão, e que os problemas são desafios a serem superados. Sim, ele te ensina a ser mais forte, resiliente, emocionalmente equilibrado e despreocupado quanto às questões menores.

  1. Proatividade

Outra lição da vida empreendedora é: seus negócios estão em suas mãos. Não importa quantas pessoas façam parte da sua empresa, as decisões finais são sempre suas, e as consequências delas também. Você deve ouvir seus parceiros e delegar tarefas, mas a empresa é sua.

Na vida pessoal, temos também que ouvir outras pessoas e pedir ajuda quando preciso. Contudo, é preciso conquistar sua independência e autoconfiança para reduzir essa dependência e trilhar seu próprio caminho.

  1. Planejamento

Pagar contas, contratar funcionários, desenvolver produtos, avaliar o desempenho de vendas, negociar com parceiros, convencer sócios… Essa é a vida de um empreendedor: alguém que faz muito, mas que também planeja muito para não sair no prejuízo.

Isso vai ajudar o indivíduo também em sua vida pessoal, pois conseguirá administrar melhor seu tempo, saber definir prioridades e dar melhores destinos ao seu dinheiro. Aliás, muita gente só começa a fazer um orçamento pessoal depois que entende a importância dele em suas empresas. Dessa forma, faça da gestão um hábito também em sua vida pessoal.

  1. Construção de autoridade

Se você for bem-sucedido em seus negócios, conquistará admiradores e conseguirá demonstrar que tem muito conhecimento sobre sua área de atuação. Os resultados de sua empresa também são seus resultados.

Assim, você enriquecerá seu currículo e sua história pessoal, o que pode abrir muitas portas para você também fora dos seus negócios. Quem sabe você não consegue embarcar numa nova empreitada?

  1. Habilidades sociais

Qualquer empreendedor precisa, além dos conhecimentos técnicos, desenvolver habilidades pessoais. Liderar com empatia, ajudar funcionários, negociar com sócios, atrair investidores, encantar clientes – tudo isso exige uma profunda compreensão do ser humano, não sem uma boa dose de persuasão.

O empreendedorismo, portanto, nos ajuda a criar e a fortalecer nossos vínculos também na vida pessoal. Com honestidade, transparência e inteligência emocional; é possível criar redes de contatos que podem promover amizades e uma ajuda-mútua quando necessário.

E aí? Ainda acha que empreender é apenas um meio para obter um fim financeiro? Espero que tenha conseguido perceber o quanto o empreendedorismo tem a nos ensinar também em outras áreas da vida.