Quando olhamos para uma pessoa de sucesso, temos a impressão de que elas foram escolhidas a dedo para brilhar ou que já nasceram destinadas a ser uma força positiva e transformadora no universo. Essa impressão, no entanto, não corresponde à realidade. São indivíduos comuns, de carne e osso, exatamente como você, que agora lê este texto.

Na verdade, a trajetória dessas pessoas é frequentemente marcada por dificuldades, superações e mudanças radicais de planos. Não é raro encontrar no meio dessas histórias pessoas que até tinham uma carreira estável, mas que a abandonaram completamente para dedicarem-se ao seu verdadeiro sonho.

Como você já sabe, querida pessoa, a realização dos sonhos significa viver com propósito, o que deve ser o objetivo de todos nós. Assim, para inspirar você na sua trajetória, selecionamos as histórias de 7 pessoas que foram atrás dos seus sonhos e mudaram o mundo, cada uma à sua maneira. Boa leitura!

1. Jeff Bezos

Já abrimos a lista falando simplesmente do homem mais rico do mundo. Jeff Bezos nasceu no Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos. Na universidade de Princeton, uma das mais prestigiadas dos EUA, graduou-se em engenharia elétrica e em informática. Trabalhou em Wall Street, o coração financeiro de Nova York, mas o seu sonho era verdadeiramente empreender.

Numa longa viagem de carro, cruzando o país entre Nova York e Seattle, Bezos começou a escrever o plano de negócios da Amazon, a empresa que o levaria a ser um dos maiores empreendedores do mundo. A princípio, era apenas uma empresa de garagem que comercializava livros. No entanto, estudando e confiando plenamente nos avanços da tecnologia e da internet, Bezos construiu o que é hoje uma gigante do comércio eletrônico que transformou positivamente o mercado.

2. Manuela Villela

Manuela Villela nasceu no Rio de Janeiro, filha de dentistas. Optou por seguir a mesma carreira da mãe, atuando como dentista da Marinha. Após anos de estudo e dedicação, tornou-se bem-sucedida na profissão escolhida, mas não era feliz ali. Mudou-se para a cidade de São Paulo, onde, após conversas com amigos, desenvolveu interesse pela área da publicidade.

PSC

Da odontologia para a comunicação social, a transformação foi muito radical e, é claro, trouxe inseguranças à jovem, afinal de contas, é como se ela estivesse “descartando” uma carreira já consolidada, trocando o certo pelo incerto. Ainda assim, Manuela lutou por seu sonho de ser feliz no trabalho.

Hoje em dia, Manuela Villela encontrou uma vida profissional que de fato a torna feliz: é gerente de parcerias no YouTube Brasil, um trabalho que exige muita criatividade, estudo e acompanhamento das novidades que surgem na produção de conteúdo e na tecnologia.

3. Sílvio Santos

Quem assiste ao Programa Silvio Santos, no SBT, certamente acredita que o “homem do baú” já nasceu com a sorte grande para ser uma das maiores celebridades da história de televisão brasileira.

O que talvez você não saiba é que o famoso apresentador nasceu numa família humilde no Rio de Janeiro. Trabalhou como camelô na Avenida Rio Branco e ainda desenvolveu um modelo de alto-falante nas barcas que conduziam as pessoas de Niterói ao Rio de Janeiro — onde tocava música, vendia cerveja e até mesmo fazia anúncios publicitários.

Foi aí que a veia comunicativa de Silvio Santos deu os seus primeiros sinais. Aos poucos, conseguiu espaço na Rádio Nacional. Do rádio, obteve destaque também na televisão, passando pela TV Globo, TV Tupi, TV Record, até construir a sua própria emissora, o SBT, em 1981. Além de comunicador, Sílvio Santos é um dos maiores empreendedores brasileiros, dono de um grupo empresarial que recebe o seu nome, composto por 38 empresas de diversos segmentos.

4. Bill Gates

Nascido numa família de classe média nos Estados Unidos, Bill Gates sempre foi dono de uma inteligência notável. Ainda jovem, foi aprovado na famosa universidade de Harvard, onde estudou Matemática e Direito. Gates, no entanto, abandonou os dois cursos para desenvolver a sua própria ideia empreendedora — o seu grande sonho.

Trabalhando em empresas de desenvolvimento de software, Gates adquiriu muito conhecimento sobre essa tecnologia. Assim, ele fundou, ao lado de um amigo, a Microsoft, uma das empresas pioneiras no desenvolvimento da tecnologia para computadores pessoais.

Com o passar do tempo, os avanços tecnológicos e a impressionante capacidade de Gates de administrar os seus negócios tornaram a Microsoft a empresa de software de maior valor de mercado no mundo. Dessa forma, Bill Gates foi também considerado a pessoa mais rica do planeta entre 1995 e 2007, em 2009 e entre 2014 e 2017. Desde 2008, porém, Gates não está mais no comando da Microsoft, dedicando-se exclusivamente às suas atividades de filantropia.

5. Luiza Helena Trajano

Luiza Helena Trajano nasceu em Franca, no interior de São Paulo. Apesar de ser graduada em Direito, Luiza passou a demonstrar mais interesse nos negócios que a família possuía: uma modesta rede de lojas localizada em sua cidade natal. Para ganhar experiência, trabalhou nos setores de cobranças e vendas, até tornar-se diretora da Magazine Luiza.

A sua gestão fez com que a rede ganhasse muita força, a ponto de brigar diretamente com concorrentes tradicionais, como as Casas Bahia e o Pontofrio. Hoje em dia, a rede varejista de eletrônicos e móveis marca a sua presença em 18 estados do país, contando também com uma plataforma digital. Luiza Trajano foi a grande responsável pelo desenvolvimento pleno da empresa, tendo sido muito premiada nos últimos anos. Sua fortuna já apareceu também na revista Forbes.

6. Flávio Augusto da Silva

Flávio Augusto da Silva nasceu numa família humilde no Rio de Janeiro. Na juventude, chegou a estudar ciências da computação, mas abandonou o curso. Na época, trabalhava com vendas numa escola de inglês. O jovem aprendeu tanto com o trabalho que, com apenas 23 anos de idade, fundou a sua própria escola de inglês, a WiseUp.

O curioso é que o próprio Flávio não sabia falar em inglês. Quando começou a estudar o idioma, cerca de 100 unidades da sua própria escola já haviam sido abertas. Com sua impressionante habilidade de vender, Flávio Augusto tornou-se um dos maiores nomes do empreendedorismo brasileiro. Atualmente, o empresário também se dedica ao seu curso de formação de empreendedores de sucesso, além de ser dono de um clube de futebol nos Estados Unidos, o Orlando City Soccer Club.

7. Walt Disney

Encerramos a nossa lista falando do criador de um mundo mágico, que deixou um legado criativo que se perpetua entre as gerações em todo o mundo: Walt Disney. O idealizador das animações mais populares do mundo nasceu numa fazenda no interior dos EUA, tendo uma infância difícil, devido à severidade de seu pai.

Criativo desde sempre, Walt Disney começou a trabalhar em agências de publicidade, mas tinha o sonho de ser um grande produtor cinematográfico. O seu sonho foi realizado de maneira inquestionável. Produtor, diretor, cineasta, roteirista, dublador e empreendedor, Walt Disney é a pessoa que venceu o maior número de Óscars da história.

Ele não apenas criou e desenvolveu a história de centenas de personagens, como os imortalizou por meio dos filmes e da construção dos parques temáticos mais visitados do mundo: o Disneyland Park e o Walt Disney World Resort, ambos nos Estados Unidos.

Como você pode perceber, as pessoas sonhadoras frequentemente têm origens humildes, mas a intensidade dos seus desejos jamais as impede de lutar por aquilo que as faz verdadeiramente felizes. Essa é a força de uma vida com propósito. Muitas vezes, é preciso abrir mão de carreiras já estabilizadas em nome de um sonho. É sempre arriscado, mas vale a pena quando sabemos quem realmente somos e o que queremos!

E você, querida pessoa, quais são os seus sonhos? O que você tem feito para torná-los realidade? Deixe as suas respostas num comentário no espaço abaixo. Além disso, não se esqueça de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, colegas e familiares, por meio das suas redes sociais!

Imagem: Por emerald_media