A internet é um universo quase tão rico quanto o mundo físico. Hoje em dia, temos uma infinidade de websites, portais, blogs, redes sociais, e-mails, e-books, aplicativos, entre outras funções que facilitam e enriquecem as nossas vidas com conteúdos de qualidade.

É por isso que há tanta gente mergulhando nesse universo e produzindo conteúdos tão relevantes. No entanto, é importante saber que o trabalho na internet exige seriedade, organização, planejamento e dedicação, como qualquer outro. Assim, por mais divertido e intuitivo que ele possa parecer — e de fato é! —, trata-se também de um ofício de muita responsabilidade, afinal de contas, a concorrência é bem grande!

Para vencê-la, separamos 7 hábitos, na sequência. Confira-os e coloque-os em prática diariamente!

1. Tenha diferentes referências

Para produzir conteúdo de qualidade na internet, você precisa ter fontes fidedignas. Se você cria um canal no YouTube sobre comportamento humano, por exemplo, precisa ser um profundo conhecedor dos trabalhos dos psiquiatras, psicólogos, coaches, entre outros terapeutas especializados no assunto. Verifique as principais referências em sua área de atuação e siga-as!

Diversifique as suas fontes e crie materiais ricos, que transformem extensas pesquisas em uma comunicação mais leve e simples, de modo a atrair as pessoas. Isso vale para tudo: posts em redes sociais, artigos em blogs, vídeos etc. Só fale sobre aquilo de que você tiver certeza. Por isso, nunca deixe de acompanhar filmes, documentários, notícias, séries, livros, enfim todo e qualquer conteúdo que possa enriquecer o seu trabalho!

2. Inspire-se, mas não se compare com os outros

Por falar em ter referências, é muito importante que você acompanhe os trabalhos dos colegas/concorrentes. Dos canais de muitas pessoas (inclusive de áreas completamente diferentes da sua), podem surgir inspirações muito bacanas. Por isso, diversifique também o tipo de página que você segue. Atente-se a diferentes aspectos do conteúdo, como a linguagem, o design, a frequência de publicação, a escolha dos canais etc.

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A ideia aqui não é que você copie ninguém, mas apenas que identifique modelos que gerem bons resultados e que os aplique em seu contexto, de forma personalizada. Se o uso de memes tem dado bons resultados em um nicho, experimente fazer isso em seus canais, mas sempre adequando esse recurso ao seu conteúdo.

3. Fique atento às novidades

Quase diariamente, são publicadas novidades na internet: novas redes sociais aparecem, os algoritmos do Google são atualizados, novas tendências no comportamento do internauta são identificadas, novos recursos e ferramentas tecnológicas surgem para facilitar a vida de quem produz conteúdo nesse meio, e por aí vai.

Se você deseja realmente prosperar nesse cenário, precisa acompanhar em tempo real as mudanças que se desenham nele. Isso quer dizer que você deve sempre ficar atento às notícias e aos eventos da área. Não “embarque na moda da vez” apenas quando ela já tiver se popularizado. Antecipe-se e saia na frente da concorrência. Quem está bem-informado não segue a moda, dita a moda! Portanto, pesquise, estude, investigue e experimente o que há de novo, antes que a concorrência o faça!

4. Experimente as funcionalidades de cada canal de comunicação

Além de acompanhar as tendências, é essencial que você se prontifique a testá-las. Por exemplo, se apareceu um novo recurso nos stories do Instagram, imediatamente informe-se para entender do que se trata, como funciona e para que serve. Depois disso, arrisque-se e experimente o uso dessas ferramentas. Algumas podem ser irrelevantes, mas certamente há outras que podem fazer o maior sucesso com o seu público.

É por isso que é tão importante testar e experimentar. Às vezes, bate uma insegurança. É natural, pois tudo aquilo que é novo oferece algum risco. Contudo, quanto mais você se familiarizar com as novidades de cada canal de comunicação, mais você se tornará seguro e confiante para fazer um bom uso delas!

5. Pratique e produza conteúdo

Imagine que você tem um blog sobre algum assunto que você domina. Você acha que crescerá mais se publicar um artigo por dia ou se publicar um artigo por semana? Certamente, quanto mais frequente e volumosa for a sua publicação, mais os algoritmos da internet entenderão que você é relevante, e mais as pessoas em geral vão perceber que você tem um conhecimento fértil e rico!

Além disso, quanto mais você produzir conteúdo, mais você vai lapidar as suas habilidades básicas: criatividade, dedicação, sensibilidade, desenvolvimento de estilo visual e de linguagem etc. Sem falar que em um ritmo de publicação constante, você consegue perceber quais estratégias são mais úteis junto ao seu público e quais não surtem os resultados esperados.

6. Monitore o seu desempenho

De fato, uma produção constante pode ser extremamente benéfica. No entanto, essa estratégia só surtirá bons efeitos se você monitorar os resultados das suas publicações. Uma das maiores vantagens da internet é que todo canal de comunicação contém plataformas que permitem que você monitore as estatísticas do seu conteúdo.

Quais assuntos geraram mais comentários? Quais e-mails tiveram maiores taxas de abertura? Quais posts receberam mais curtidas? Em que dia da semana e horário os seus seguidores são mais ativos na internet? Quais são as características predominantes do seu público? Todas essas perguntas podem ser respondidas se você acompanhar as estatísticas que a internet produz diariamente sobre o seu conteúdo.

Essas informações são essenciais para que você encontre as estratégias ideais para alcançar os seus objetivos!

7. Nunca pare de aprender!

Por fim, é sempre importante que nos lembremos de que aprender nunca é demais! Se você tem um canal sobre nutrição, por exemplo, é primordial que você esteja sempre estudando e adquirindo novos saberes sobre o tema. Hoje em dia, não há sequer uma área do conhecimento que não esteja em constante evolução. Informações que antes eram tidas como definitivas, hoje já são questionadas e substituídas por outras.

Além disso, é importante estudar sobre a própria arte de produzir conteúdo na internet. Há diversos cursos, inclusive gratuitos, sobre design, edição de vídeos, redação, marketing de conteúdo, marketing digital, ferramentas específicas da web, revisão gramatical, e por aí vai. Domine esses conhecimentos e essas tecnologias. Torne-se alguém melhor a cada dia para estabelecer o seu diferencial perante a concorrência!

Que as 7 dicas acima sejam decisivas para que você seja um excelente produtor de conteúdo e para que encontre imensa prosperidade na internet. Confie em suas capacidades e mantenha-se em constante desenvolvimento. Você chega lá!

E você, ser de luz, tem produzido conteúdo na internet? O que você acha que deve melhorar nos seus processos individuais, nesse sentido? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!