A palavra gratidão parece estar na moda, não é mesmo? Você com certeza já se deparou com ela em alguma rede social, vídeo, ou mesmo num artigo de blog, como este que você agora lê.

De fato, é muito importante agradecer. Com a correria do dia a dia, acabamos nos esquecendo do quanto já conquistamos em nossas vidas e de quantas pessoas gostariam de estar em nossos lugares. Por isso, é essencial que nos lembremos de tudo isso diariamente.

Confira, a seguir 7 dicas para tornar a gratidão mais presente em sua rotina.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

Dicas para você praticar a gratidão

1. Entenda a importância da gratidão

Quando agradecemos, nossa mente reforça o lado bom da vida, o que favorece a nossa saúde emocional e ameniza os efeitos da ansiedade, do estresse, da depressão, ou mesmo daquela tristeza que surge sem motivo. Além disso, o exercício da gratidão diária nos torna mais felizes, otimistas, confiantes e solidários com aqueles que estão em posição mais difícil do que a nossa.

Em meio a tantas vantagens, você deve estar se perguntando, como posso agradecer diariamente? Isso pode ser feito por meio de um registro por escrito num diário, de uma oração, de uma meditação ou simplesmente de pensamentos positivos. Encontre a maneira que mais faz sentido para você.

2. Agradeça por sua vida

PSC

Você já parou para pensar que você abriu os olhos nessa manhã e obteve, de presente, mais 24 horas para viver e realizar os seus sonhos. Ninguém sabe ao certo de onde viemos, por que estamos aqui e para onde vamos. No entanto, temos dias, semanas, meses e anos para construir uma trajetória de felicidade. Você obteve essa oportunidade, portanto, agradeça por ela!

A vida tem dificuldades, mas também oferece muitas oportunidades de viver bons momentos. Seja grato por cada um deles!

Além disso, agradeça pelo seu corpo e pela sua mente, que são os dois instrumentos que foram concedidos para que você possa aproveitar ao máximo o que o mundo disponibiliza. Agradeça pela sua saúde física, pelos batimentos de seu coração, pela sua respiração, pela regeneração de cada célula. Agradeça também pela sua mente, pela sua inteligência, pela sua capacidade de aprender e de sentir.

3. Agradeça por seus bens materiais

É fato que nós não devemos nos apegar àquilo que é material, mas não se pode negar que precisamos de alguns itens básicos para viver, e não apenas sobreviver. Se você tem um teto que abriga a sua cabeça, uma roupa que veste o seu corpo, um alimento que nutre o seu organismo e água limpa que possibilita a sua vida, saiba que ainda há muitas pessoas que não têm esses itens básicos. É importante agradecer por eles.

Além disso, se você pensar em sua vida, certamente há muitos outros itens de menor importância, mas que facilitam a sua vida e oferecem muito mais conforto ao seu dia a dia. Um carro, um plano de saúde, liberdade para viajar, um dinheirinho investido — tudo isso deve ser agradecido.

Além disso, agradeça também pelo seu acesso à eletricidade, à internet, aos computadores, aos celulares e aos demais meios que permitem que você se informe, se entretenha e se comunique com as outras pessoas.

4. Agradeça por seus conhecimentos

Todos esses meios de informação nos levam ao próximo item da nossa lista: o conhecimento. Você já parou para pensar sobre tudo aquilo que você já aprendeu ao longo da sua vida? Já agradeceu por tudo isso?

Certamente, você teve alguém para lhe ensinar a andar, a falar, a respeitar o próximo, a fazer o bem, a ser honesto, a estudar, a trabalhar, enfim, a ser uma pessoa ética e verdadeira. Além disso, foi à escola, à universidade e aos cursos que fez ao longo da vida, onde aprendeu como o mundo funciona e como exercer uma profissão com excelência.

Por fim, no dia a dia, com certeza, você conheceu amigos e colegas de trabalho que lhe ensinaram diversas coisas sobre os mais diferentes assuntos, desde como lidar com uma decepção amorosa até como investir o seu dinheiro.

A verdade é que aprendemos muito todos os dias, e esse conhecimento que obtemos nos leva a alcançar os nossos objetivos. Você já agradeceu por todo esse aprendizado? Aliás, já tinha parado para pensar em como o conhecimento transforma a sua vida?

5. Agradeça pelas pessoas que fazem parte da sua vida

Se você obteve conhecimentos ao longo da vida, certamente houve alguém que os transmitisse até você. Estamos falando dos pais, tios, avós, irmãos, primos, amigos, colegas de estudo ou de trabalho, professores, mentores, líderes religiosos, psicólogos, médicos, enfim, de todas as pessoas que fazem parte de nossas vidas.

Ninguém entra em nossa trajetória sem motivo. Todos somos influências nas vidas uns dos outros e sempre temos algo a aprender e a ensinar. Por isso, precisamos agradecer diariamente pela companhia, pelo carinho, pelo amor e pelos ensinamentos dessas pessoas. Ninguém faz nada sozinho, e a vida seria incrivelmente difícil e desagradável sem os amigos e sem os familiares.

Mesmo que alguém, um dia, tenha feito algum mal em sua direção, agradeça por isso também, afinal de contas, esse indivíduo aumentou a sua resiliência e ainda serviu de exemplo de como não ser.

6. Agradeça por cada situação que você já viveu

Se nós devemos agradecer até mesmo pelas pessoas que um dia nos fizeram mal, também não seria exagero dizer que devemos agradecer por tudo aquilo que já vivemos, sejam situações boas ou ruins.

Nos bons momentos, fica mais fácil agradecer, já que eles nos motivaram, nos despertaram bons sentimentos e nos fizeram felizes. Alcançar um objetivo, dar um beijo apaixonado, ter um filho, obter uma promoção no trabalho, receber um elogio, passear com os amigos — é fácil agradecer por tudo isso.

Entretanto, também precisamos agradecer pelas dificuldades e pelos problemas. Se a vida fosse composta apenas por dias felizes, nós não os daríamos o devido valor, tampouco os aproveitaríamos. Além disso, é nos problemas que desenvolvemos a inteligência, o equilíbrio emocional, a criatividade, a independência e a nossa capacidade de superação de medos e adversidades — itens tão essenciais a uma vida plena.

Como se diz popularmente, nós só damos valor ao sábado porque trabalhamos de segunda a sexta, não é mesmo? Portanto, agradeça pelo dia de luta, e não apenas pelo dia de glória, afinal de contas, um só existe por conta do outro!

7. Faça da gratidão um exercício diário

Como citamos anteriormente, a gratidão oferece diversos benefícios, como melhorar a qualidade da nossa visão de mundo, desenvolver o otimismo, combater a depressão e a ansiedade, além de permitir que sejamos mais solidários uns com os outros.

A questão é que o exercício da gratidão, como qualquer habito a ser adquirido, deve ser praticado diariamente. Não adianta, portanto, que você agradeça pela sua vida uma vez por mês. É preciso fazê-lo com frequência.

Aliás, os mais entendidos no assunto afirmam que cada pensamento ou frase de gratidão emite uma energia própria extremamente benéfica, que “comunica” o universo de que estamos prontos para receber cada vez mais motivos para agradecer. Em contrapartida, a energia de quem só reclama e nunca agradece por nada é sempre negativa, promovendo bloqueios ao alcance dos seus objetivos.

Como é possível perceber, você com certeza tem muito mais a agradecer do que a pedir, não é mesmo? Portanto, agradeça — seja por meio de orações, meditações ou diários. O importante é que você dê o devido valor a cada aspecto da sua vida para, assim, ser naturalmente mais feliz e otimista.

E você, agradece diariamente pelas coisas que têm na vida? Deixe a sua gratidão no espaço abaixo, por meio de um comentário. Além disso, leve essa reflexão aos seus amigos, colegas e familiares. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que possamos criar uma corrente de gratidão e positividade!

Shutterstock: Por WAYHOME studio