A tecnologia tem se tornado um componente cada vez mais frequente e útil em praticamente todas as áreas da vida profissional. Nos recursos humanos, não é diferente. Por meio dela, podemos abrir processos seletivos, selecionar currículos, criar rankings de competências e até mesmo realizar entrevistas remotas por videochamada.

Esse último processo, conhecido como videoentrevista, tornou-se especialmente popular com a pandemia de Covid-19, fortalecendo ainda mais uma tendência que já estava em crescimento. Assim como ocorre nas entrevistas presenciais, as videoentrevistas também têm o objetivo de permitir que o recrutador conheça melhor o candidato, indo além daquilo que está no currículo.

Uma entrevista remota pode ser realizada do conforto da casa do candidato, o que pode ser uma boa ideia para poupar os deslocamentos e até mesmo amenizar a ansiedade. Contudo, mesmo com a videoentrevista, alguns cuidados precisam ser tomados. Por isso, confira as 7 dicas que separamos na sequência!

1. Seja pontual

Mesmo nas videoentrevistas, é fundamental que as empresas comuniquem os candidatos, geralmente via e-mail, acerca do dia, do horário e da plataforma em que a conversa ocorrerá. Sendo assim, atente-se às informações recebidas e tire qualquer dúvida que surgir antecipadamente com a empresa.

A pontualidade de um candidato revela não apenas a sua capacidade estar no lugar certo na hora certa, mas também o seu profissionalismo, a sua seriedade e a sua competência para organizar os compromissos do dia, de modo a não atrasar-se. Todas essas questões são essenciais para que um profissional seja bem-sucedido.

Por isso, ser pontual já é o primeiro item que os recrutadores levam em consideração. Se houver algum problema técnico, entre em contato com a empresa e verifique a possibilidade de remarcar a entrevista.

2. Escolha um bom lugar e teste as ferramentas tecnológicas

PSC

Antes de iniciar a entrevista, verifique qual é o melhor lugar para realizá-la. O ideal é que ela seja conduzida em casa ou em algum escritório, mas jamais em ambientes públicos. Além disso, escolha um lugar mais silencioso e bem iluminado. Posicione-se de modo que a luz esteja à sua frente, iluminando o seu rosto, e não atrás de você, o que pode ofuscar a sua imagem.

É claro que os recrutadores vão entender se você tiver animais de estimação, crianças pequenas ou um vizinho com obras ao lado, mas faça o possível para amenizar os ruídos externos. Outra preocupação que você deve ter é familiarizar-se com o computador e com a plataforma em que a videoentrevista será realizada. Faça testes de áudio e de câmera para verificar se tudo está funcionando adequadamente e se a internet está estável.

3. Cuide da sua apresentação pessoal

Não pense que, por se tratar de uma videoentrevista, você poderá aparecer descabelado, vestindo pijamas deitado na cama. Pelo contrário: mesmo que a entrevista seja remota, a apresentação pessoal continua sendo um critério avaliado. Por isso, esteja com uma roupa apropriada à entrevista, como se ela fosse presencial.

A não ser que a vaga exija, você também não precisa utilizar um traje social completo. Contudo, certifique-se de que você esteja com os cabelos arrumados, com o rosto limpo e com as roupas desamassadas. Mesmo à distância, detalhes como esses são perceptíveis. Portanto, esforce-se nesse sentido para causar uma boa impressão.

4. Prepare-se como você se prepararia para uma entrevista presencial

Nas videoentrevistas, a única coisa que muda é o canal de comunicação. O conteúdo da conversa, entretanto, é sempre o mesmo: apresentar a empresa, conhecer a sua trajetória profissional, falar um pouco sobre a sua vida pessoal, tirar dúvidas sobre a cultura da organização, tratar das responsabilidades básicas da vaga, e por aí vai.

Dessa forma, prepare-se exatamente como você se prepararia para uma entrevista presencial. Reveja o seu currículo, relembre os pontos mais relevantes da sua carreira, reexamine as suas forças e pontos a desenvolver, visite o site da empresa, conheça um pouco da sua história e das atividades que ela executa, enfim, faça a lição de casa clássica. Quanto mais preparado você estiver, mais segurança terá na hora de falar.

5. Atente-se à comunicação verbal

A comunicação verbal é aquela que envolve as palavras. Basicamente, podemos resumir este item em: pense antes de falar. A sua escolha de palavras diz muito sobre quem você é. Por isso, verifique o nível de formalidade da entrevista de acordo com a postura do entrevistador, procurando sempre acompanhá-lo.

Além disso, esteja atento à forma como você se expressa, ao vocabulário que utiliza, aos conhecimentos típicos da sua área e também às normas gramaticais. Seja claro e objetivo, sem alongar-se demais em explicações. O importante é que o outro compreenda as suas ideias. Não queira falar difícil demais, pois isso pode fazer com que você perca a sua linha de raciocínio e demonstre nervosismo. Simplifique!

6. Fique atento também à linguagem corporal

Mesmo em videochamadas, o recrutador também conseguirá observar as suas expressões faciais, gestos e posições do seu corpo. Tudo isso pode comunicar segurança ou nervosismo. Sendo assim, respire fundo e tente se comunicar com naturalidade, como você conversaria com um amigo (mas sem tanta informalidade, é claro!).

Fale em um ritmo natural, sem alterar a velocidade e o tom de voz. Mantenha os braços descruzados e evite mudanças constantes de posição, pois isso pode demonstrar desinteresse, impaciência ou tédio. Mantenha a coluna ereta e certifique-se sempre de que você esteja aparecendo adequadamente na câmera. Procure mostrar confiança, interesse e ânimo em fazer parte daquela empresa.

7. Mostre o que não está no currículo

Por fim, conforme citamos acima, lembre-se de que o objetivo da entrevista não é simplesmente falar o que já está no currículo. A ideia é que você se aprofunde ao comentar as suas experiências profissionais, citando os momentos em que se destacou e em que fez a diferença.

Ao se referir aos antigos empregos, fale com ética, sem fazer críticas. Além disso, ao falar da sua vida pessoal, limite-se a citar as pessoas que moram com você, os seus interesses particulares, o que faz em seu tempo livre e os seus objetivos. Você não precisa se estender nessas questões. No mais, responda aos questionamentos que lhe forem feitos, preparando-se também para tirar as suas dúvidas em relação à vaga e à empresa.

Como você pode perceber, uma videoentrevista não é assim tão diferente das entrevistas presenciais. Tudo o que você precisa fazer é se preparar adequadamente, familiarizar-se com as tecnologias típicas desse processo e encontrar um local tranquilo para conversar. Fora isso, não há motivo para se preocupar. Conheça a si mesmo, pesquise sobre a empresa e mantenha a calma!

E você, querida pessoa, já participou de uma videoentrevista? Como foi a experiência? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!