Mais do que oferecer produtos ou serviços de qualidade e ter uma boa gestão, uma empresa precisa construir uma imagem positiva perante o mercado. Se no passado isso já era importante, hoje, com o avanço das tecnologias e das redes sociais, esse aspecto ganhou um peso ainda maior.

Se duas empresas comercializam o mesmo tipo de produto, mas uma é vista como engajada em causas sociais, respeitosa em relação aos direitos do consumidor e aberta a ouvir seus clientes, qual delas acha que sairá na frente? Certamente a que tem a melhor imagem e é vista de forma mais amigável pelas pessoas.

Continue acompanhando para entender melhor a importância de buscar fortalecer a imagem da sua empresa, além de dicas poderosas para fazer isso.

Conheça 7 maneiras de fortalecer a imagem da sua empresa

Já parou para pensar na forma como os clientes enxergam a sua empresa? Refletir a respeito disso é fundamental se deseja ter um negócio competitivo, independentemente de qual seja a sua área de atuação. Veja, a seguir, que atitudes deve tomar para construir uma imagem forte e positiva.

1 – Entenda o que torna a sua marca única

Cada marca tem a sua identidade e é preciso reconhecer qual é a da sua marca. O que a torna única, diferente de todas as outras? Por mais que seja natural ter semelhanças com outras empresas, é imprescindível ter pontos que são únicos, assim como ocorre com pessoas. Entenda quais são esses pontos e use-os a seu favor para fortalecer a imagem do seu negócio perante os consumidores e o mercado.

2 – Expresse os valores da organização

Os valores da organização devem ser mostrados através de publicações nas redes sociais, campanhas de marketing e atitudes. Nisso se incluem causas sociais, como campanhas a favor da equidade entre homens e mulheres, combate ao racismo, respeito à diversidade, entre outras. Escolha aquelas que mais estiverem alinhadas com os princípios da sua empresa e demonstre que se importa através de ações.

PSC

Um exemplo bastante interessante disso vem de uma empresa que é bastante eficaz em expressar seus valores, o Magazine Luiza. A companhia já fez ações voltadas para o combate à violência doméstica, com atalhos no seu aplicativo para mulheres fazerem denúncias de agressão, além de um processo seletivo exclusivo para profissionais negros, em uma clara tentativa de combater o racismo no mercado de trabalho.

3 – Busque ser um bom empregador

Para ter uma imagem forte, uma empresa deve ser mais do que uma fornecedora de produtos e serviços de qualidade e precisa, também, ser uma boa empregadora. Sendo assim, busque valorizar seus colaboradores, oferecendo remunerações e benefícios compatíveis com o mercado, possibilidade de desenvolvimento e crescimento, entre outros aspectos.

As pessoas costumam falar sobre o trabalho para amigos e conhecidos. Então, se a sua empresa for considerada um bom lugar para se trabalhar, além de atrair talentos, terá a imagem fortalecida perante a sociedade de maneira geral, e isso é extremamente positivo para qualquer companhia.

4 – Torne a empresa mais ecológica

Por mais que cada empresa deva abraçar as causas que estiverem mais alinhadas com os seus valores, existe uma que é universal, que é a causa ambiental. Todo negócio, seja de pequeno, médio ou grande porte, pode adotar medidas que visem reduzir os impactos ambientais.

Algumas ações que são válidas incluem: a adoção de embalagens recicláveis, logística reversa de embalagens vazias ou itens que não possam ser descartados no lixo comum, redução do uso de papel e mais uma infinidade de medidas. Tudo isso também ajuda a fortalecer a imagem da companhia e torná-la cada vez mais positiva.

5 – Construa uma presença forte nas redes sociais

Por mais que ter um site corporativo seja importante, é fato que o maior fluxo de acesso dos clientes irá acontecer por meio das redes sociais. Nesse sentido, invista na construção de uma forte presença nessas mídias através de publicações frequentes que ofereçam valor para as pessoas e sejam mais do que propagandas dos seus produtos.

Imagens, vídeos, textos, são várias as formas de compartilhar conteúdo relevante e que realmente ajude de alguma maneira as pessoas que irão ler. A interação também é mais um ponto crucial, pois os clientes tendem a ser mais participativos em perfis que oferecem retorno, com respostas rápidas e a demonstração do desejo de ouvi-los.

6 – Invista na melhoria contínua dos produtos e serviços

Mesmo que os seus produtos ou serviços já sejam de alta qualidade, hoje em dia não dá para se acomodar ao chegar em determinado patamar, mesmo que seja alto. Sendo assim, invista constantemente em inovação e melhoria para os produtos e serviços.

Ao manter uma conexão direta com os clientes, é possível identificar rapidamente o surgimento de necessidades. Dessa maneira, fica mais fácil analisar a viabilidade dessas demandas e implementar as que forem possíveis. Essa agilidade é bastante importante para passar uma imagem de empresa atualizada e que se preocupa com os clientes.

7 – Mostre claramente o quanto a empresa se preocupa com os clientes

Com a grande oferta de produtos e serviços no mercado atual, os clientes optam pelas empresas que ofereçam mais vantagens a eles. Uma dessas vantagens é a preocupação real de oferecer o melhor ao consumidor.

Isso é sentido através da qualidade do atendimento, da rápida solução de problemas e de todos os outros pontos citados até aqui. Quanto mais prestigiados os clientes se sentem por uma empresa, melhor será a imagem dela na mente deles.

Fortaleça a imagem da sua empresa e se destaque!

Agora que chegou até aqui e viu as dicas de como fortalecer a imagem da sua empresa, comece o quanto antes a colocá-las em prática. Basta fazer uma breve análise sobre as companhias de maior sucesso da atualidade para concluir o quanto isso é importante para que um negócio se destaque no mercado.

Google, Apple, Magazine Luiza e tantas outras possuem uma imagem extremamente forte, o que as torna mais competitivas. E, vale lembrar que, apesar de essas grandes empresas estarem sendo usadas como exemplo, organizações de qualquer porte podem, e devem, buscar isso.

Tem mais alguma dica a acrescentar sobre o fortalecimento da imagem de empresas? Compartilhe sua opinião abaixo e envie este conteúdo para seus amigos empreendedores, para passar o conhecimento adiante!