Olá querida pessoa, 

Chegamos ao sexto artigo da série: 7 ações para vencer a crise. Se você não leu os artigos anteriores, clique no link que eu vou deixar abaixo para você conferir a série completa. 

A sexta ação que todos nós devemos ter para alcançar resultados extraordinários em qualquer hipótese, seja na crise ou não é focar no que está no nosso controle

É comum que em situações como essa que estamos passando, nos sintamos vulneráveis diante de tantas mudanças, números alarmantes da pandemia e todas as dúvidas que temos sobre o futuro

O fato é que a mudança é a única certeza que temos em nossa vida… hora na direção que esperávamos… hora na em direções contrárias que eventualmente nos pegam de surpresa. 

Seja qual for sua situação agora, foque no que está no seu controle. 

O seu mercado pode sofrer alterações fortes, o do seu amigo, o meu mercado e precisamos buscar e focar naquilo que temos controle. E o que é? 

PSC

A qualidade e quantidade de informações que escolhemos consumir em nosso dia a dia. Os hábitos que escolhemos cultivar, como separar um tempo para cuidar da sua mente, do seu corpo e do seu intelecto… 

Temos controle das pequenas e grandes decisões que tomamos em nosso cotidiano. O que você tem escolhido hoje? Ficar parado diante do problema ou buscar soluções para resolver esse problema já que ele existe?

Agora que estamos de quarentena, você escolhe rever os processos, custos, estratégias e oportunidades de sobrevivência da sua empresa ou escolhe ficar se lamentando pelo leite derramado?

Uma luz no fim do túnel

Mesmo diante de um agravante como esse que estamos vivendo é possível sim ver a luz no fim do túnel. Nós seres humanos, temos o dom da criação e da criatividade para nos reinventarmos sempre que necessário. Acredite! 

Isso tem a ver com a neuroplasticidade que é um tema que eu vou abordar com você no último vídeo dessa série. 

Te convido hoje a perceber que a crise que estamos vivendo foi uma força externa que nos fez sair do piloto automático e começar a cultivar um novo estilo de vida… formas de trabalhar..  formas de produzir que muito provavelmente você e eu não tivéssemos percebido antes.

Toda situação de crise nos torna mais fortes porque nos induz a reflexão e todo processo de reflexão nos leva a uma expansão de consciência sobre nós, sobre o outro e sobre tudo que antes parecia ser comum, normal e até mesmo dispensável para nós. 

Talvez faça sentido para você refletir sobre tudo que construiu e viveu até aqui… quantas famílias você ajudou? quantos empregou você gerou? o quanto você contribuiu para a economia do seu bairro, da sua cidade ou até mesmo do país?

Toda mudança gera desconforto para confrontar nossas convicções, tudo que acreditávamos ser o certo e garantido, repentinamente pode mudar. O que parecia seguro, agora parece te tirar da zona de conforto para reagir e agir em direção a um novo horizonte.

Acredite em si mesmo 

Te convido a resgatar o início da sua jornada, quando você ainda era um aspirante a empreendedor, quando tinha grandes ideias, sonhos e idealizações mas havia um medo que quase te impediu de agir e ainda assim, mesmo quando poucos entendiam seu propósito, você foi lá e fez. 

Hoje você tem uma história sólida de muita entrega, suor… talvez noites mal dormidas mas também de muitas vitórias, conquistas e superações. É nessa jornada que eu te convido a focar hoje. 

Foque e coloque energia no que realmente é a sua verdadeira fonte de realização, criação e produção, que é a sua essência, quem você é, o propósito que te mobilizou a desafiar tudo que foi necessário até aqui. 

Veja bem, a crise pode até aniquilar alguns mercados e negócios mas ela jamais será capaz de sucumbir a capacidade de realização que você tem. 

Foque nisso, na sua energia realizadora enquanto ser humano com suas habilidades, competências e experiências acumuladas ao longo da sua existência. Foque no que você pode fazer aqui e agora.

Foque em um dia de cada vez, fazendo o que precisa ser feito com consistência. 

Foco não é a capacidade de dizer sempre “sim”, mas a força em dizer “não” para algumas coisas. Foque em ocupar a sua mente com o que vai te ajudar a superar a crise… e veja bem, não estou dizendo para se alienar. Se informe o suficiente para se preparar mas não se deixe consumir pela negatividade, medo e preocupação. 

Faça por si, por sua família e bem coletivo tudo que estiver ao seu alcance. Foque no caminho do meio, busque o equilíbrio… os excessão são prejudiciais ao nosso corpo e nossa mente. 

Focar no que está no seu controle também é uma forma de autocuidado e quando você cuida de si, tem capacidade de cuidar da sua família,  seu negócio, do seu time e dos seu clientes. 

Tudo começa pela qualidade dos seus pensamentos e prioridades de ações em sua rotina. Foque nisso e confie em sua capacidade de ir além!

O meu foco nesse artigo é te ajudar com uma mudança de mindset. E você, em que precisa focar hoje para vencer a crise? Compartilha comigo nos comentário. Até o próximo artigo!