Um profissional que é reconhecido por seus méritos encontra motivação para fazer ainda melhor. Ele sabe que os seus líderes e colegas estão atentos ao seu desempenho e que são capazes de manifestar gratidão por um trabalho executado com excelência.

Dessa forma, desde que não haja excessos, as manifestações de reconhecimento aos colaboradores podem elevar a motivação e o potencial produtivo das equipes de trabalho. Há diferentes formas para que isso seja feito. Na sequência, você vai conferir as 6 principais delas. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

1. Feedbacks positivos

O feedback é uma devolutiva que o líder oferece acerca da avaliação de desempenho dos seus colaboradores. O ideal é que ele seja feito em reuniões individuais. Isso é útil especialmente nos feedbacks negativos — aqueles que contêm mais aspectos que precisam melhorar do que aspectos positivos.

Um bom feedback é aquele em que o líder mostra ao colaborador os critérios que foram utilizados em sua avaliação, os métodos empregados para avaliá-lo e os resultados que foram obtidos em cada quesito. Receber um feedback positivo é algo muito gratificante, que preenche o funcionário com alegria e energia para crescer ainda mais.

Enquanto os feedbacks negativos devem sempre ser realizados individualmente, o feedback positivo pode ser realizado na frente de toda a equipe, afinal de contas, é bacana que todos reconheçam o valor do colaborador e que os demais funcionários tenham esse exemplo positivo a ser seguido.

2. Elogios e reconhecimento individual

Um líder, no entanto, não precisa esperar o momento do feedback (que costuma ser trimestral ou semestral) para manifestar o reconhecimento a alguém que fez um bom trabalho. Um elogio quando um bom trabalho for feito pode ser realizado de imediato, o que é bacana para que o colaborador perceba como o seu trabalho está sendo visto, sem que tenha que esperar pela avaliação oficial.

PSC

O elogio, no entanto, é uma manifestação de gratidão que precisa ser empregada com cuidado. Líderes que o utilizam em excesso fazem com que eles percam valor. Em outras palavras, se você der “parabéns” a cada funcionário sempre que ele simplesmente cumprir a sua obrigação, não terá o que dizer a ele quando realmente tiver um desempenho acima da média.

Uma maneira para manter o elogio “na medida certa” é criar rankings de desempenho entre os colaboradores para verificar quem está realmente merecendo um prêmio. Apenas certifique-se de que essa competitividade seja positiva. Se ela começar a produzir inimizade e discórdia, aborte o plano e apenas elogie em particular.

3. Bônus financeiro

Como estamos falando de reconhecimento em ambiente profissional, não há como fugir da mais clássica das bonificações: a financeira. Ainda que o dinheiro não seja a única maneira de recompensar alguém, ele continua sendo um instrumento poderoso para fazê-lo.

Nesse sentido, a maneira mais comum para premiar o funcionário cujo desempenho tem se destacado é o aumento salarial. Adicionar alguma porcentagem à remuneração de antes é uma forma de demonstrar gratidão e de comunicar o colaborador de que ele está fazendo por merecer as recompensas, derivadas de um trabalho de qualidade.

Além do aumento salarial, algumas empresas também permitem que os funcionários tenham participação nos lucros. Tendo em vista que o lucro de qualquer organização é consequência de um trabalho de excelência, é uma forma justa e proporcional de atribuir a cada colaborador o seu grau de importância nos resultados obtidos pela organização.

4. Horários de trabalho flexíveis

A maioria das empresas segue os regulamentos tradicionais e as leis trabalhistas, em que um funcionário deve realizar, em média, 8 horas de expediente por dia. No entanto, as empresas mais modernas têm começado a perceber que o que importa é que o funcionário cumpra as suas obrigações do dia, mais do que ficar ali 8 horas, mesmo quando não tiver mais o que fazer.

Dessa forma, alguns líderes conseguem perceber que alguns funcionários são comprometidos, dedicados, pontuais, assíduos e responsáveis com as suas tarefas. Se esse colaborador demonstra essa postura e entrega as suas demandas em apenas 6 horas de trabalho, por que não dar-lhe o voto de confiança e permitir que ele faça horários flexíveis?

Assim, o colaborador pode entrar mais tarde ou sair mais cedo, como desejar. No entanto, é importante que esse sistema seja atribuído apenas como recompensa aos colaboradores que demonstrarem maturidade. Isso deve ser conduzido com muito planejamento e organização, considerando o perfil de cada trabalhador.

5. Prêmios alternativos

Além dos horários flexíveis, dos elogios, dos feedbacks e das bonificações financeiras, algumas empresas têm apostado em prêmios menos convencionais e mais criativos. Estamos falando de confraternizações, troféus para os funcionários do mês/ano, cartas de reconhecimento, placas e certificados, e por aí vai.

Algumas organizações investem de vez no endomarketing e oferecem aos seus colaboradores mais competentes cursos, bolsas de estudos para capacitação profissional e até mesmo viagens com um acompanhante ao fim do ano. Oferecer esses prêmios às equipes de trabalho é uma ótima maneira de despertar a motivação para que cada um dê o melhor de si, não acha?

Essas formas não são tão comuns para demonstrar reconhecimento aos colaboradores, mas têm se tornado mais populares, especialmente entre as empresas com uma visão mais moderna do desenvolvimento humano nas organizações.

6. Plano de carreira

Um aumento salarial para o colaborador, no mesmo cargo que ele já ocupa, pode ser bastante gratificante, conforme citamos. No entanto, outra maneira de reconhecer que esse profissional está crescendo em sua carreira e merece posições mais expressivas é promovê-lo a cargos maiores. Assim, um estagiário pode ser efetivado, um analista júnior pode tornar-se um analista pleno, e um coordenador de setor pode tornar-se um diretor de departamento.

Por isso, muitas empresas têm aderido ao plano de carreira, em que os líderes reúnem-se com cada colaborador para compreender qual é o caminho profissional que ele deseja trilhar na instituição. Esse plano mostra os futuros cargos que aquele colaborador pode vir a ocupar e o que é preciso fazer para que essas promoções ocorram.

Além de representar aumentos salariais, a promoção de cargos em um plano de carreira mostra que a empresa percebe que aquele colaborador está pronto para assumir posições de maior responsabilidade e de competências profissionais mais desenvolvidas, sendo, portanto, uma manifestação de reconhecimento por esse progresso.

As 6 maneiras acima são excelentes opções para demonstrar reconhecimento aos colaboradores que executarem um bom trabalho. Esse reconhecimento favorece a motivação e a produtividade de todos os funcionários, tendo essas recompensas em vista. Isso ameniza a rotatividade de trabalhadores, o absenteísmo e a desmotivação. Portanto, reconhecer os funcionários é também investir no crescimento da própria empresa.

E você, querida pessoa, como avalia o reconhecimento dos colaboradores no seu local de trabalho? O que poderia ser diferente? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!