Quando alguém fracassa, rapidamente é tomado por uma série de sentimentos negativos: tristeza, raiva, arrependimento, vergonha, frustração e sensação de incapacidade. De fato, passar por esses momentos é terrível, mas é possível lidar melhor com eles.

Nenhum fracasso é eterno. Sempre podemos ressignificá-lo, recalcular rotas e adentrar um novo caminho, com maiores possibilidades de sucesso. Muitas vezes, só encontramos a resposta certa porque, antes disso, nos deparamos com as erradas. Por isso, entenda que um fracasso não é uma linha de chegada, mas apenas um obstáculo antes da vitória. Neste artigo, você vai conferir 6 importantes lições que só quem já fracassou em algo pôde aprender. Boa leitura!

1. Assumir a responsabilidade

Para que possamos de fato ressignificar os nossos fracassos, o primeiro passo é admitir que temos alguma parcela de culpa sobre eles. Isso não significa punir-se e chamar-se de burro ou incompetente. Basta que você compreenda e reconheça que fez escolhas erradas. Todo mundo erra. Somos seres humanos, imperfeitos por natureza, sem exceções.

Nós só conseguimos mudar aquilo que depende de nós. Por isso, enquanto você culpar a família, a empresa, a sociedade, o vizinho e o político pelos seus fracassos, dificilmente conseguirá mudar algo. Não que esses agentes não tenham culpa — é claro que os fatores externos também pesam. No entanto, você deve reconhecer a sua parcela de responsabilidade.

Não podemos mudar o outro, o passado ou mesmo a sociedade, mas podemos modificar a nossa atitude em relação a tudo isso. Por isso, abrace o que estiver ao seu alcance, assuma a sua responsabilidade e prontifique-se a ser alguém melhor. É um exercício difícil, mas é libertador!

2. Identificar as causas do fracasso

A segunda lição que o fracasso nos ensina é que só podemos corrigir um erro quando apuramos as suas causas; as suas origens. Se você estuda, mas não consegue tirar uma boa nota na faculdade, provavelmente o método que você tem escolhido para estudar não está surtindo o efeito desejado. Se você faz o possível para ser promovido na empresa em que trabalha, mas também não tem obtido resultados satisfatórios, é sinal de que a sua atitude, mesmo que bem intencionada, ainda não demonstra o que é preciso para essa promoção.

PSC

Por esse motivo, sempre que não alcançamos um objetivo, devemos fazer a clássica pergunta: “Por quê?”. Quando compreendemos as origens das falhas, conseguimos modificá-las na próxima tentativa, e é assim que efetivamente encontramos o sucesso depois do fracasso. Ao ler as biografias de pessoas extremamente bem-sucedidas, por exemplo, você certamente perceberá que esse processo é extremamente comum!

3. Reconhecer as suas qualidades e pontos de melhoria

Uma grande lição que o fracasso nos ensina é que precisamos ser humildes. Por mais autoconfiantes que sejamos, não podemos nos esquecer de que todo mundo tem pontos que precisam ser melhorados. Por isso, qualquer postura de arrogância, prepotência e alegada ideia de superioridade é infundada.

Os erros nos ajudam a compreender que temos pontos que precisam ser desenvolvidos, o que, muitas vezes, envolve deixar o orgulho de lado e pedir ajuda a quem sabe mais. A necessidade do outro não nos faz fracos, mas apenas revela que nós, seres humanos, temos habilidades diferentes e complementares, de modo que a ajuda mútua nos fortalece.

Além de reconhecer o que precisamos melhorar, também podemos identificar muitas de nossas forças nas adversidades. A ideia é que possamos canalizar esses pontos positivos para a solução dos nossos problemas, de modo que as nossas forças se destaquem diante das fraquezas. É um exercício de autoconhecimento!

4. Reequilibrar-se emocionalmente

Esse processo parece fácil quando pensamos de maneira racional. Contudo, não podemos nos esquecer daquilo que citamos no início do artigo: os fracassos despertam emoções intensas e negativas. Na hora em que detectamos as falhas, a vontade é de chorar, desistir, gritar, sair correndo de raiva ou desabar de tristeza.

É natural que isso aconteça. Na verdade, é importante viver esse momento, sem reprimir as emoções. Sinta esse sofrimento, expresse-o e liberte-se dessas mágoas. Não ignore o que você sente, nem finja que não está sentindo. Aprenda a cair para depois se levantar.

Depois de viver esse “luto”, aos poucos, a coragem de recomeçar retorna. Respire fundo e entenda que a vida não acabou. Você sempre poderá tentar novamente diversas vezes, mas, agora, com mais conhecimento e experiência. Peça ajuda, desenvolva as suas potencialidades e reequilibre as suas emoções. Não tome nenhuma atitude enquanto isso não acontecer. Pode demorar, mas acontece!

5. Transformar erros em aprendizados

O escritor irlandês Oscar Wilde dizia que “a experiência é o nome que damos aos nossos erros”. Esse raciocínio faz sentido, pois, quanto mais erramos, mais desenvolvemos a resiliência e a capacidade de aprender o jeito certo de fazer as coisas.

É como nas aulas de matemática: cometemos centenas de erros durante as atividades até compreendermos o jeito correto de resolver as situações-problema propostas. A vida é mais ou menos assim, pois precisamos errar diversas vezes para que esse erro se transforme em aprendizado.

Aprender com os erros, porém, só é possível para quem tem a humildade de assumir as suas falhas e o equilíbrio emocional de não se desesperar, acreditando que acabou e não tem mais jeito. Aprender significa persistir (tentar novamente, de outra maneira), mas jamais insistir (tentar novamente do mesmo jeito).

6. Focar nas soluções, e não no problema

Depois de passar por todo esse processo, devemos entender que os problemas que aconteceram não podem ser alterados. No entanto, não vale a pena olhar para o passado com rancor e tristeza, mas sim com disposição para extrair dele os aprendizados que sejam necessários para começar de novo.

Uma vez extraídos esses aprendizados, é hora de deixar o problema no passado e começar a olhar para o futuro. Isso significa que é preciso refazer as estratégias e pensar em um jeito diferente de alcançar esse objetivo, tendo em vista que o modo anterior falhou.

Em conclusão: assuma a sua parcela de culpa, identifique as causas do seu erro, reconheça as suas qualidades e os seus pontos de melhoria, reequilibre as suas emoções e transforme erros em aprendizados. Passando por todas essas etapas, você conseguirá deixar o passado para trás, recorrendo a ele apenas como fonte de conhecimento. Isso o libertará para construir um futuro melhor, mesmo que, para isso, você tenha que tentar diversas vezes. É difícil, mas vale a pena!

E você, querida pessoa, tem extraído lições valiosas dos seus fracassos ou tem permitido que eles definam quem você é e o levem à desistência? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar esta reflexão a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar dela? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!