O empreendedorismo é um universo à parte. Um mundo marcado por inovação, coragem, ousadia e disciplina para alcançar objetivos e realizar sonhos. Sempre com superação de obstáculos, empreender é um estilo de vida.

Por ser um meio realmente encantador e motivador, muitos filmes já foram feitos retratando esse universo. Na Netflix, você pode assistir a alguns deles. Confira 6 opções imperdíveis para você se inspirar e despertar seu empreendedor interior:

  1. “O homem que mudou o jogo” (2011)

Baseado em fatos reais, “O Homem que Mudou o Jogo” conta a história de Billy Beane (Brad Pitt), o gerente do time de baseball Oakland Athletics. Enfrentando grave crise financeira, mas com a ajuda do jovem e ousado economista Peter Brand (Jonah Hill), ele desenvolve um sofisticado método de análises estatísticas sobre os jogadores, fazendo com que o time alcançasse expressivos resultados em sua época.

O filme é um exemplo de como o conhecimento e a dedicação fazem parte da rotina de quem almeja o sucesso, seja no mundo financeiro, seja no universo dos esportes

  1. “Tony Robbins: Não sou seu guru” (2016)

Coach, autor, palestrante, referência mundial em desenvolvimento pessoal. Esse é o nada humilde currículo do estadunidense Tony Robbins. Neste documentário, são mostrados os bastidores de seu evento anual “Date with Destiny”, realizado na Flórida, com mais de 2 mil participantes.

A ideia do documentário é mostrar o dia a dia de Tony e de sua equipe, bem como muitas histórias de pessoas que, nessa atmosfera de motivação, superaram diversos problemas: familiares, de relacionamento, financeiros, de negócios, entre outros.

  1. “À procura da felicidade” (2006)

Sucesso bastante consolidado, este drama estrelado por Will Smith é também inspirado em fatos reais. Na trama, Chris Gardner (Smith) passa por grave crise financeira por estar desempregado. Ele e seu filho de apenas 5 anos são deixados pela esposa de Chris, Linda. Recebendo uma ordem de despejo, os dois passam a morar nas ruas.

PSC

Chris, então, agarra uma oportunidade como estagiário não remunerado de uma corretora de valores, esperando uma efetivação ao fim do prazo. Uma história de amor, coragem e resiliência. Ingredientes que não podem faltar no empreendedorismo.

  1. “Fique rico ou morra tentando” (2005)

Estrelado por 50 cent, o filme conta a história de Marcus, um jovem que, na periferia de Nova York, cresce sem muitas aspirações de vida. Torna-se traficante de drogas, mas, após tomar 9 tiros que quase lhe tiraram a vida, decide que está determinado a abandonar a criminalidade e ir em busca do sonho de tornar-se um famoso cantor de rap.

Uma história de ambição, amor, dinheiro e rivalidade, que mostra que mudar de vida pode ser extremamente difícil, mas não impossível.

  1. “O vendedor de sonhos” (2016)

Deprimido e sem ânimo, o psicólogo Júlio César (Dan Stulbach) tenta pôr fim à própria vida, mas é impedido pelo morador de rua “Mestre” (Cesar Troncoso). Desse encontro tenso, surge uma improvável amizade, que cresce e traz ensinamentos aos dois, que também passam a ajudar outras pessoas a encontrar uma motivação para viver.

De autoria de Augusto Cury, a história oferece ao expectador a esperança de dias melhores, o respeito às dores dos outros, a importância de perdoar e a necessidade de viver com propósito.

  1. “Fome de Poder” (2016)

Protagonizado por Michael Keaton, “Fome de Poder” conta a história de Ray Kroc, um vendedor estadunidense que conhece os irmãos Richard e Maurice McDonald e torna-se sócio de sua rede de lanchonetes. Aos poucos, ele tira os irmãos da jogada e se apodera do negócio que se tornaria a maior rede mundial de fast food.

O protagonista do filme não é o McDonald’s, mas o conceito de empreendedorismo em si. Por isso, ele traz importantes lições sobre coragem, inovação, persistência, alguns sacrifícios e a importância de cercar-se de pessoas capacitadas.