Quando você morrer, de que as pessoas se lembrarão a seu respeito? O que você vai ter deixado para elas? Como a sua passagem pela Terra será lembrada? Quando pensamos em nomes como Albert Einstein, Walt Disney e Machado de Assis, por exemplo, notamos que cada um deles deixou a sua contribuição para o desenvolvimento das suas respectivas áreas.

Você não precisa ter um parque temático em seu nome para que isso aconteça. Na verdade, se você conseguir impactar positivamente a sua família, os seus colegas de trabalho e o seu círculo de amigos, certamente já terá construído um legado, ou seja, algo construtivo que faça com que as pessoas se lembrem do seu valor, mesmo após a sua partida.

Aliás, se você pensar nas pessoas que passaram por sua vida e que já não estão mais presentes aqui na Terra, com certeza você se lembrará de algum ensinamento ou exemplo de vida. Isso nos faz refletir: o que eu posso fazer para construir uma vida com legado? Neste artigo, você vai conferir 6 dicas. Boa leitura!

1. Reflita sobre o seu futuro para definir o seu presente

Daqui há 20 ou 30 anos, quem estará ao seu lado? Por quê? As suas atitudes são determinantes para que você construa um futuro feliz e marcante ao lado daqueles a quem você ama. Mas será que você tem cuidado dessas pessoas como deveria?

Infelizmente, a rotina de muita gente é acordar, trabalhar, voltar para casa, jantar, assistir televisão e dormir. Se você vive nesse piloto automático, em que não conversa e não se conecta com as pessoas, como espera ser lembrado? A verdade é que ninguém vai se lembrar de você pelo carro que você dirige ou pelo cargo que você ocupa.

Contudo, as pessoas certamente se lembrarão do abraço que você deu na hora difícil, do conselho que você compartilhou, da ajuda que você prestou, da alegria que você levava aos eventos, enfim, de como você as fazia se sentir.

2. Pense em dinheiro, mas não se esqueça do seu propósito

PSC

Aqui no blog, já citamos em diversas ocasiões a importância de encontrar o seu propósito de vida. É claro que ganhar dinheiro é importante e desejável, mas a forma como você faz isso é tão importante quanto. Você pode ganhar muito dinheiro sendo um engenheiro, mas se esse não for o seu propósito, dificilmente você será verdadeiramente feliz.

Enriquecer é uma consequência de fazer aquilo que amamos. Um propósito é uma união específica entre aquilo de que gostamos de fazer, aquilo que fazemos bem e aquilo que é útil para a sociedade. Oscar Niemeyer, por exemplo, foi um profissional que deu vida ao seu propósito. Se ele foi rico ou não, isso não é tão importante quanto o legado que ele deixou para a sua área e para a vida das pessoas. Inspirar as gerações futuras é um legado que dinheiro nenhum compra.

3. Tenha amigos

Para que você tenha um legado, é fundamental contar com pessoas que perpetuem a sua memória, o seu trabalho e o seu jeito de ser. Por isso, ninguém constrói um legado sozinho. Não importa o quão competente você tenha sido em alguma área da sua vida, é importante cativar as pessoas para que elas mantenham a sua memória viva.

Naturalmente, os laços de família são os que tendem a se perpetuar além do tempo, mas também é necessário cativar as outras pessoas que fazem parte do seu dia a dia. Clientes, colegas de trabalho ou de estudo, professores, alunos, vizinhos e amigos são aqueles que também fazem parte da sua rede de contato. Com carisma e empatia, é possível cativá-los.

Quando você se prontifica a ajudar essas pessoas, a oferecer-lhes uma palavra amiga, a prestar-lhes um bom trabalho e a ser uma companhia agradável, podemos construir laços tão fortes quanto os familiares. É impossível passar pela vida e deixar um legado sem cativar pessoas.

4. Faça algo diferente

No início do texto, citamos o quanto a rotina moderna pode ser monótona e desinteressante, não é mesmo? É claro que todo mundo precisa trabalhar para pagar as contas, mas é importante que a vida seja mais do que isso.

Você já pintou um quadro? Plantou uma árvore? Dançou até o amanhecer? Ensinou o seu filho a andar de bicicleta? Praticou um esporte? Cantou em público? Fez a viagem dos seus sonhos? As boas histórias que temos a contar dificilmente começam com “Eu estava na fila do banco…”, não é mesmo?

Por isso, é importante quebrar a rotina e fazer um pouco daquilo de que temos vontade. A vida é uma experiência única, e a verdade é que ninguém sabe quanto tempo temos pela frente por aqui. Portanto, permita-se fazer algo diferente, ousar, enfrentar os seus medos e conhecer diferentes versões de si mesmo que podem estar adormecidas aí dentro. Permita-se!

5. Conheça a si mesmo

O autoconhecimento é uma parte essencial para que você deixe um legado. Olhar para si é um exercício intenso e profundo, que permite que você reconheça as suas paixões, os seus talentos, as suas qualidades, os pontos em que você precisa melhorar, os seus sonhos, as coisas que você não quer para si, enfim, tudo aquilo que diz respeito à sua existência.

Quanto mais uma pessoa conhece a si mesma, mais ela faz escolhas compatíveis com o seu propósito de vida e com a sua felicidade. O legado de uma pessoa depende essencialmente desses dois pilares. Portanto, reflita e conheça a si mesmo. Somente assim você será capaz de deixar a sua marca no mundo. Inspire-se em outras pessoas, mas lembre-se de trilhar o seu caminho, de forma autêntica e genuína!

6. Evolua constantemente

Por fim, é importante compreender que a vida é uma trajetória repleta de altos e baixos. O importante é que saibamos extrair valiosos aprendizados de cada momento, sejam eles bons ou ruins. Uma pessoa que se prontifica a aprender certamente será um indivíduo em constante evolução, sendo lembrado por isso.

Você não precisa saber todas as respostas e ter uma opinião definitiva sobre cada assunto da vida. Aliás, saiba que isso é impossível. O importante é que você se livre dos preconceitos e se disponha a adquirir conhecimento em tudo aquilo que viver. É preferível ser alguém que muda de opinião constantemente, mas que aprende e evolui, a ser alguém que afirma saber de tudo, mas age com intolerância com quem pensa diferente.

Que as 6 dicas acima possam fazer de você, querida pessoa, um nobre indivíduo, capaz de deixar aos seus sucessores um grande legado. Aqui, não estamos falando de heranças materiais, mas de conhecimento, de exemplo de vida, de sabedoria, de carisma, de trabalho e de inspiração para as gerações que estão por vir. Que você alcance resultados extraordinários em todos os seus caminhos!

Agora, responda: como você tem se preparado para deixar um legado no mundo? Qual é o seu propósito de vida? O que tem feito para vivenciá-lo ao máximo? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!