Pessoas que não veem o menor sentido em suas vidas, que basicamente acordam, trabalham, voltam para casa, tomam banho, jantam, dormem e acordam no dia seguinte para fazer tudo de novo. Pessoas que se arrependem amargamente do estilo de vida que escolheram para si. Estudantes que se sentem completamente desmotivados e desanimados com os cursos que escolheram. Esses são alguns dos exemplos das pessoas que não têm clareza em seus objetivos.

A falta desse elemento nos leva a fazer escolhas equivocadas. Quase sempre, isso decorre da falta de autoconhecimento, ou seja, daquilo que achamos a nosso respeito, mas que não consiste no que verdadeiramente somos. É um problema e tanto. Ainda bem que reunimos, neste artigo, 5 passos para que você defina as suas metas com mais clareza. Vamos lá?

Clareza é preciso

Quando alguém pede que você faça alguma coisa que você nunca fez antes e não dá a você nenhuma instrução, certamente você se sente perdido, não é mesmo? Isso acontece por conta da falta de clareza. Sem ter uma noção exata do que precisamos fazer, ficamos perdidos, confusos e com medo: o cenário perfeito para tomar decisões erradas.

Em contrapartida, quando sabemos o que precisamos fazer, mesmo que seja algo complexo, conseguimos começar a agir, progredindo com mais ânimo e autoconfiança. Sendo assim, precisamos ter clareza daquilo que queremos em todas as áreas das nossas vidas antes de fazer as nossas escolhas.

Isso demanda o pensamento, a reflexão, a busca por informações completas e profundas, as conversas com quem tem mais experiência no assunto e, acima de tudo, o autoconhecimento. Isso é o que permitirá que você compreenda o seu estado atual, determine o seu estado desejado e consiga ligar os dois pontos.

5 passos para definir objetivos com clareza

Na sequência, você vai conferir 5 passos práticos para que você consiga entender melhor quem você e o que você deseja, tomando esse estado desejado como um objetivo eficaz. Confira!

1. Compreenda o seu estado atual

PSC

O seu estado atual é o que você está vivendo agora. Como você está se sentindo? Como é a sua rotina? Quais atividades fazem parte da sua vida pessoal? Quais tarefas compõem a sua vida profissional? Quais emoções essas atividades despertam em você? Você gostaria que a sua vida fosse diferente? Como?

Questione-se sobre todas essas perguntas com calma. Reflita por um tempo e, a seguir, elenque todos os pontos positivos e negativos do atual momento da sua vida. Preferencialmente, coloque as suas ideias no papel, pois, dentro da cabeça, elas não ficam tão claras. Organize o seu cenário atual em uma folha de papel, listando os prós e os contras da sua vida. Isso o ajudará a conhecer a si mesmo e a amenizar a sua angústia.

2. Defina o seu estado desejado

Ao olhar para a sua vida atual, você certamente vai se deparar com coisas bacanas, que podem ser mantidas e com coisas negativas, que precisam ser mudadas. Sendo assim, você chegará à conclusão das coisas que você não deseja para o seu futuro e também das coisas que deseja para ele.

O resultado disso é o seu estado desejado. Por exemplo: você pode estar trabalhando em um emprego que não estimula você a novos desafios e que não oferece a você a oportunidade de crescer. Dessa forma, você pode definir como estado desejado um novo emprego ou até mesmo a ideia de abrir um negócio próprio. Assim, retome o papel e anote nele o que você deseja para o seu futuro, ou seja, qual seria a sua rotina ideal, seja daqui a 2, 5 ou 10 anos.

3. Confirme o seu estado desejado

Para que você não cometa o erro de definir um objetivo sem ter certeza dele, é importante fazer a confirmação do seu estado desejado. Por exemplo: digamos que você queira abrir um negócio próprio. Você tem mesmo essa vontade ou está apenas infeliz com o seu emprego atual? Você conhece todas as vantagens e todos os desafios que esse estilo de vida oferece? Está disposto a correr os riscos e mergulhar nesse universo?

Se a resposta for “sim”, maravilha, a sua intenção de objetivo está confirmada. Se você titubear, porém, talvez valha a pena retomar o passo anterior e refletir com mais cuidado. Pergunte-se: por que você deseja alcançar esse objetivo? Ele vai ao encontro dos seus valores? Apenas defina o seu objetivo quando a resposta a esses questionamentos for profunda e consistente.

4. Planeje as suas ações futuras

Conforme citamos, depois de compreender o seu estado atual e o seu estado desejado, é preciso definir as ações necessárias para ligar esses dois pontos. Esse processo se chama planejamento estratégico. Basicamente, ele consiste em relacionar as ações que você deverá tomar, os conhecimentos que deverá adquirir e os comportamentos que deverá mudar para tornar isso possível.

Os bons planejamentos definem a ordem de fazer cada coisa, de preferência definindo prazos para cada etapa. É importante ter disciplina para agir, sempre de acordo com o planejamento. Contudo, também devemos ser flexíveis para compreender que alterações e adaptações podem ser necessárias, tendo em vista que a prática nem sempre é exatamente como a teoria sugere.

5. Faça coaching

O processo acima não é tão complexo, mas demanda um profundo autoconhecimento. Muitas vezes, nem sempre conseguimos encontrar as respostas sozinhos, o que demanda o auxílio de alguém que está de fora da situação. Nesse sentido, o melhor a fazer é contar com um coach, o profissional especialista em desenvolvimento pessoal/profissional.

Ele tem técnicas específicas de autoconhecimento para que você responda a todas as perguntas que apareceram neste texto com honestidade. Além disso, ele também o ajudará na definição dos seus objetivos de vida e na construção de um planejamento estratégico eficaz, que possibilite o alcance dessas metas.

É sempre bom lembrar que o IBC — Instituto Brasileiro de Coaching é a grande referência nacional da área, pois conta com profissionais de altíssima qualificação e com anos de experiência no ramo, além de possuir uma metodologia certificada e exclusiva. Seja para a vida pessoal, profissional, financeira, acadêmica, entre outras, certamente, um coach o ajudará a descobrir os seus potenciais, estabelecer metas e viver plenamente o seu estado desejado.

E você, querida pessoa, como tem definido os seus objetivos? Tem planejado o seu futuro ou apenas seguido a filosofia do “deixe a vida me levar”? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!