Mark Elliot Zuckerberg nasceu nos Estados Unidos e tornou-se mundialmente conhecido por ter sido um dos fundadores do Facebook, a rede social mais acessada do mundo. Figura recorrente entre as listas dos empresários mais ricos, Zuckerberg demonstra que não apenas seu saldo bancário, mas principalmente seu conhecimento o tornam um dos maiores empreendedores do mundo.

A seguir, você confere 5 lições sobre empreendedorismo e sobre a vida, de maneira geral, segundo Mark Zuckerberg:

  1. Problemas e críticas sempre surgirão

Não importa qual seja o seu objetivo ou qual tarefa você precise desempenhar. A maioria delas sempre é executada com altos e baixos, e empreender não é diferente. Além disso, sempre vai aparecer alguém para dizer que a ideia não é boa, que há coisas melhores para se investir ou que você está fazendo errado.

Nessas horas, é importante saber separar as críticas construtivas das destrutivas, além de sempre confiar em si mesmo.

  1. Grandes sucessos vêm da liberdade para falhar

Pessoas são mais produtivas e criativas quando têm liberdade para falhar. Os erros não devem ser encarados como o oposto do sucesso, mas como etapas que o antecedem. Zuckerberg teve outras ideias de empreendedorismo antes do Facebook, e elas fracassaram. A autora britânica J.K. Rowling teve suas ideias rejeitadas inúmeras vezes antes de publicar a bem-sucedida saga Harry Potter.

Portanto, não tenha medo de errar. Tenha medo de não se esforçar para fazer alguma diferença para a sua vida e para as vidas das pessoas ao seu redor.

  1. Todos precisam de propósito para viver

Mark Zuckerberg construiu o Facebook inicialmente como uma rede que conectasse as pessoas da Universidade de Harvard, onde estudou. No entanto, a veia empreendedora começou a falar mais alto diante da ideia de conectar pessoas em todo o mundo. Zuckerberg compreendeu que seu propósito era não apenas conectar colegas, mas conectar pessoas de diferentes países, revolucionando a comunicação e o entretenimento na web.

PSC

O propósito nada mais é do que compreender o seu lugar no mundo, adquirindo a perspectiva de que você faz parte de algo maior pelo qual vale a pena trabalhar, como Zuckerberg fez. É isso que dá sentido à nossa existência, desde que saibamos empregar nossas habilidades.

  1. Nosso propósito precisa contagiar as outras pessoas

Zuckerberg tinha bem definida a ideia de empreender para conectar pessoas. No entanto, ele recebeu muitas propostas de compradores do Facebook. A maioria das pessoas que estavam com ele no projeto o incentivaram a vender o site e obter o dinheiro em troca. No entanto, ele foi fiel à sua criação até o fim e não vendeu o site por quantia alguma.

É fato que ele perdeu muitas amizades nessa situação, por isso percebeu que tão importante quanto ter claro para si o seu propósito de vida é deixá-lo claro também para as outras pessoas. Só assim é possível encontrar pessoas que o apóiem de verdade e que compartilhem os mesmos objetivos.

  1. Ideias só se tornam claras quando você trabalha nelas

Zuckerberg afirma que, em vários momentos em sua trajetória empreendedora, não soube o que fazer. No entanto, ele sabia que se ficasse parado esperando as condições perfeitas para agir, nenhuma de suas ideias teriam saído do papel.

A chave da procrastinação é esperar o dia ideal, o amadurecimento ideal, os parceiros ideais. É por isso que o procrastinador nunca realiza nada: porque essas circunstâncias ideais são ilusórias. Para realizar um sonho, é preciso planejamento, mas também é preciso começar a agir.

Segundo a revista Forbes, Mark Zuckerberg é hoje a 7ª pessoa mais rica da atualidade. Sem dúvidas, é também um dos maiores empreendedores do mundo.