Você tem o hábito de contar “historinhas” para justificar a sua falta de atitude? São aquelas velhas desculpas que muitos usam para se enganar e se manterem acomodados, com a ilusão de que assim estarão emocionalmente confortáveis. Porém, a verdade é que o preço a ser pago por abrir mão do controle da vida é bastante alto e é cobrado na forma de frustração, desânimo, desmotivação.

Se deseja colocar um fim em todas essas historinhas que tem contado a si mesmo, te convido a continuar fazendo a leitura deste artigo. Ao longo dele, irei apresentar cinco dessas principais desculpas que as pessoas costumam dar. Assim, poderá fazer um paralelo entre cada uma delas e as crenças limitantes que carrega, a fim de ressignificá-las e dar a elas um viés positivo, que te impulsione a ir além.

Seja você o principal responsável pelo seu sucesso!
Clique aqui e faça meu curso “Introdução ao Coaching”!

5 Desculpas que as pessoas usam para não assumirem o controle da vida

Agora, vamos analisar as cinco historinhas que as pessoas costumam contar para si mesmas para que entenda como elas podem ser prejudiciais e comprometer o seu desenvolvimento. Tenha em mente que este é um momento para refletir e não para se culpar, porque a ideia é exatamente utilizar as informações que obtiver para aprender lições e não para se prostrar perante a falha.

1 – “Me faltam oportunidades para crescer”

Essa é uma desculpa clássica, a falta de oportunidades. É claro que existem pessoas que têm mais ou menos acesso a cursos e outros meios de desenvolvimento, porém, na grande maioria dos casos, as oportunidades não caem de paraquedas, elas são conquistadas. Inclusive, através desse processo é possível aprender lições poderosas e elevar o crescimento à máxima potência.

Vamos pegar como exemplo o Flávio Augusto, do Geração de Valor, que, do mais absoluto zero, construiu a maior rede de escolas de inglês do Brasil, isso sem nem saber falar o idioma e utilizando um capital obtido através de um empréstimo feito no caixa eletrônico. Imagine se ele tivesse se deixado levar por essa historinha de falta de oportunidade, certamente, hoje, nem o conheceríamos.

2 – “Não tenho mais idade para fazer isso”

PSC

A segunda historinha da lista que as pessoas mais usam como desculpa para não assumirem o controle de suas vidas está relacionada à idade. Muitas deixam de buscar a satisfação na carreira e no âmbito pessoal por acreditarem que não há mais tempo para mudança. E a verdade é que enquanto há vida, há tempo de se conhecer, se redescobrir, se reinventar e ir em busca daquilo que faz sentido para você.

Basta fazer uma breve pesquisa na internet para encontrar milhares de histórias de pessoas que começaram uma faculdade, abriram um negócio e encontraram o amor de suas vidas depois dos 50 anos. E, pense bem, hoje, a expectativa de vida no nosso país ultrapassa os 70 anos de idade. Então, não faz sentido alguém que tem pouco mais de 40, 50, 60 anos dizendo que seu tempo já passou, simplesmente porque isso não é verdade.

3 – “Preciso esperar as condições perfeitas”

Essa é mais uma desculpa bastante comum que muitos usam para se convencer de que não podem agir agora porque não têm as condições perfeitas para tal. Geralmente, vem acompanhada de: “quando a economia melhorar eu abro o meu negócio”; “depois que essa fase estressante passar começo a praticar uma atividade física”, e assim por diante. O problema é que essas condições consideradas desejáveis nunca chegam, porque sempre são criados novos empecilhos.

Se você identificou essa historinha em seu comportamento, saiba que ter cautela e planejar as suas ações é importante, porém, isso não deve ser usado como argumento para que deixe de agir. Existe uma frase que gosto muito que diz que feito é melhor do que perfeito. Realmente, uma realização, mesmo que com pontos a melhorar, vale muito mais do que um plano perfeito que só existe no papel.

Seja você o principal responsável pelo seu sucesso!
Clique aqui e faça meu curso “Introdução ao Coaching”!

4 – “Eu não tenho a mesma sorte que fulano”

Acreditar que as conquistas de terceiros se devem unicamente ao fator sorte é mais uma forma de se enganar para se manter estagnado. Você acha mesmo que Walt Disney, Luiza Trajano, Steve Jobs, Zica Assis e o próprio Flávio Augusto que citei anteriormente, tiveram apenas sorte? Sem dúvida alguma que não, pois todos eles batalharam muito para colocarem os seus projetos em prática.

Da mesma maneira, o seu vizinho ou o seu colega de trabalho não têm mais sorte do que você e, por isso, trocaram de carro ou conseguiram uma promoção. Eles trabalharam para isso, assumiram o controle de suas vidas e seguiram firmes em direção aos seus objetivos. Portanto, em vez de se lamentar por não ter sorte, prefira agir e construir a sua.

5 – “Minha rotina não me permite tomar ações para me desenvolver”

A última das historinhas que as pessoas usam para se manterem estagnadas, assim como a segunda da lista, também tem relação com o tempo. A diferença é que, aqui, esse fator está ligado com o excesso de obrigações que muitos têm para realizar diariamente. Ir para o trabalho, cuidar da casa, dos filhos, dar atenção a outros familiares. Realmente são muitas as demandas a serem cumpridas e os dias parecem não ter horas suficientes para que tudo seja realizado.

Uma rotina agitada é um fato que não pode ser negado, porque está diante dos nossos olhos. Por outro lado, usar esse fato para se manter inerte é algo que deve ser evitado, pelo seu próprio bem. Prefira ir em busca de soluções para organizar os seus dias e otimizar o seu tempo. Assim, poderá encontrar brechas para ir em busca dos seus objetivos. Lembre-se sempre que quem quer dá um jeito e quem não quer, encontra uma desculpa.

Você se identificou com alguma das historinhas que contei ao longo do artigo? Qual será a sua primeira atitude para ressignificá-la e parar definitivamente de usar desculpas para não assumir o controle da sua vida? Saiba que através de pequenos passos poderá percorrer grandes distâncias. Portanto, acredite em si mesmo e siga em frente, você é capaz!

 

Copyright:  1414586894 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes