forca-mental-dicas

22 Dicas de Exercícios para Ajudar a Desenvolver a Força Mental

Por: José Roberto Marques | Blog | 21 de novembro de 2018

Em se tratando das competências essenciais a todo ser humano; a força mental é, com certeza, uma das habilidades que nós mais precisamos desenvolver para superar as adversidades, aproveitar as oportunidades, desenvolver inteligência emocional, resiliência, conquistar sucesso pessoal e profissional e felicidade.

Mas o que é esta força mental? Como ela nos ajuda no dia a dia e na prática? Eu imagino que você esteja se perguntando isso. Bem, imagine o caso de uma pessoa que passou por uma grande tragédia e ainda assim não se deixa abater e se mantém positiva em relação à vida! Podemos dizer que ela possui uma poderosa força mental que a impede de sucumbir a dores, mágoas ou tristezas e lhe faz continuar firme e otimista.

Muitos, entretanto, não conseguem levar sua história adiante quando sofrem com problemas e não tem esta habilidade para lidar com as situações e resolvê-las de forma sensata e assertiva. Isso acontece porque tendemos a ver o copo meio vazio e a nos concentrar apenas nos aspectos negativos dos acontecimentos.

Em decorrência disso, ao invés de desenvolver a capacidade de ressignificar e se fortalecer nas dificuldades, aqueles que não têm esta força mental, acabam sofrendo com tudo que lhes acontece. Por isso mesmo, vamos conhecer 22 exercícios para desenvolver e aprimorar sua força mental, para você conhecer-se na essência e estar fortalecido mentalmente em qualquer situação. Continue lendo e saiba mais!

 

22 Exercícios Para Desenvolver sua Força Mental

Elimine Crenças Limitantes

Para ter força mental é essencial acreditar em si mesmo, reconhecer seus talentos, capacidades e habilidades, bem como honrar e respeitar a sua história e a história do outro. Para tanto é muito importante identificar e eliminar as crenças limitantes que afetam sua autoestima, autoconfiança e prejudicam seus comportamentos e afetam seus resultados.

Aprenda a Focar no Positivo

Toda situação tem pelo menos dois lados. Por que então se concentrar apenas nos aspectos ruins dos acontecimentos? Da mesma forma que se esforça para ver apenas os pontos negativos, você pode redirecionar esta energia para observar o lado bom, enxergar os aprendizados e ensinamentos trazidos e buscar crescer mentalmente com as adversidades. Ao fazer isso constantemente, você vai desenvolvendo e expandindo sua força mental, se tornando mais resistente e emocionalmente mais inteligente.

Desenvolva Inteligência Emocional

Você pode simplesmente reagir a tudo que lhe acontece de forma impulsiva e impensada, ou então, trabalhar suas emoções e aprender a identificar e compreender as razões e consequências de cada uma. Em se tratando da força mental exercícios como este são essenciais, ou seja, busque desenvolver uma inteligência emocional que permita não ser marionete de suas emoções e sentimentos e gerenciá-las com assertividade e êxito.

Invista em sua Automotivação

Ficar esperando que algo externo aconteça para, então, se motivar é um condicionante da sua produtividade que você precisa eliminar. Digo isso porque cada um de nós tem suas próprias razões para trabalhar e investir seu tempo e sua energia numa determinada profissão ou empresa. Com certeza, os estímulos externos são bem-vindos, mas eles não podem ser o principal, pois a motivação deve vir de dentro de você, dos seus sonhos, metas, objetivos e dos desejos que almeja realizar. Lembre-se sempre disso todos os dias e invista em sua automotivação.

Tenha seus Momentos de Descanso

Tem um ditado que diz que quando somos oito ou oitenta, perdemos 78 possibilidades. O que estou querendo dizer com isso é que é importante buscar equilíbrio e nem trabalhar demais e nem de menos. Ou seja, é preciso tanto focar em seu crescimento profissional como em cuidar da qualidade dos seus momentos de descanso e lazer para, assim, poder espairecer, limpar a mente, relaxar e voltar pleno de suas capacidades e potencialidades ao seu trabalho.

Pratique Mindfulness

Quando deixamos de viver o presente e ficamos preocupados com o que está acontecendo à nossa volta, desemprego, demissões, não costumamos cumprir com os nossos afazeres. Uma boa tática é praticar Mindfulness e manter uma planilha de atividades no dia a dia. Anote todas as tarefas que cumpriu naquele dia. Ao final do expediente você conseguirá mensurar o que fez e programar o dia seguinte. Sensação de dever cumprido. Sua mente irá agradecer pois, ficará relaxada. Assim, você se manterá no presente e influenciará na produtividade da sua empresa.

Recicle e Renove suas Energias

Como sempre digo – se for bom: deixe que fique. Se for ruim: deixe que vá. Experimente reciclar ideias antigas e ultrapassadas e abrir sua mente para pensar e agir de modo diferente. Aceite que o progresso exige transformação, evolução e permissão para deixar para trás as atitudes e pensamentos que prejudicam sua força mental, afetam sua energia positiva e te impendem de avançar. Renove-se!

Tenha uma vida saudável

Durma bem, controle o consumo de cafeína durante o expediente, pratique exercícios, coma alimentos saudáveis e na hora adequada. Essas e outras ações são capazes de repor suas energias, melhorar o seu raciocínio, diminuir sua ansiedade e te manter uma pessoa calma e equilibrada. 

Respire fundo

Respirar é ótimo para manter o cérebro ativo e se equilibrar. Bom para manter o comportamento profissional adequado e para dar tempo de pensar numa atitude também adequada.

Faça uma pausa

Pausas durante o expediente são fundamentais para que você consiga se manter produtivo e equilibrar o seu estado emocional. Os momentos de descanso podem ser crucias para que você visualize determinada situação sob uma nova ótica e organize suas ideias.

Qualidade de vida em casa

Procure fazer atividades que te dão prazer quando estiver fora do ambiente de trabalho. Sair com os amigos, se divertir com a família. Essas atividades vão fazer com que você volte para o trabalho sem estresse. É preciso separar o ambiente de trabalho do pessoal.

Faça exercícios de meditação

Antes de começar o dia, é importante que você faça um exercício de meditação. Essa prática diária é muito funcional. A meditação relaxa o corpo e a mente, diminui o estresse, aumenta a sensação de bem estar. Ajuda a manter o foco e trazer a mente para o momento do “aqui e agora”, além de acalmar e te dar equilíbrio para manter bem o dia

Mantenha sua autoconfiança

Não permita que seu estado de desequilíbrio emocional abale sua autoconfiança. Não associe o problema emocional com o seu potencial profissional, suas qualidades e talentos. Não permita que sua autoestima e sua autoconfiança fiquem abaladas e procure separar o “joio do trigo”. Você é um profissional que está passando por um problema que precisa ser resolvido. Encontre forças necessárias para isso.

Controle a ansiedade

Querer fazer tudo ao mesmo tempo é sinal de ansiedade. Ansiedade é incompatível com concentração e o equilíbrio. Pessoas ansiosas se atropelam durante o dia em querer executar todas as tarefas de uma só vez e no final acabam não concluindo nada.

Tenha organização

O primeiro passo para estimular a concentração é manter o local de trabalho organizado. Papéis, telefone, gavetas desorganizadas fazem com que o profissional diminua seu ritmo de trabalho e perca a concentração. Deixe tudo em ordem de modo que nada atrapalhe em suas funções, especialmente se você lida com papeis ou tem costume de anotar bilhetes que o farão lembrar de compromissos no dia a dia.

Observe a si mesmo

O colaborador deve observar seu modo de trabalhar, identificando suas habilidades, seus pontos de melhoria e seus pensamentos, especialmente tentando detectar aquilo que o distrai durante o dia. O autoconhecimento direciona o indivíduo para que ele se torne capaz de desenvolver ações para eliminar as distrações identificadas, além de ser um ótimo exercício que promove o crescimento como um todo.

Assuma o controle

Os pensamentos e devaneios são distrações perigosas para o rendimento no trabalho. O profissional deve controlar sua mente e as ideias inesperadas, evitando que elas prejudiquem sua produtividade. Mantenha o foco no que você precisa fazer, quais os seus prazos e deixe aquelas ideias supérfluas ou que não correspondem à rotina para um outro momento.

Pratique exercícios que estimulem o cérebro

Existem vários exercícios para o cérebro que são bem divertidos e ajuda você a melhorar a concentração. Palavras cruzadas, Sudoku ou até algum joguinho. Divirta-se concentrando!

Fazer leituras

A leitura estimula o cérebro, faz a pessoa sair da sua realidade e até se transportar para o outro lado do mundo. Além de se alimentar de informações, a leitura é um excelente exercício para a estimular a concentração.

Tire os bloqueios

Alguns bloqueios nos impedem de executar nossas tarefas e dificulta nossa concentração. Combata esses bloqueios. Não deixe que eles tornem a tarefa que será executada como impossível de fazer e difícil. Concentre-se e foque no que tem que ser feito, com coragem!

Mantenha a energia positiva

Quando você está concentrado e executando suas tarefas, manter uma energia positiva é fundamental. Quando se sentir um pouco cansado, sem foco, pare um pouco, revigore suas energias, pense positivo, relaxe, e volte ao trabalho. Essas pausas são necessárias para manter sua concentração.

Faça Coaching!

O processo de Coaching é um poderoso método de desenvolvimento humano e aceleração de resultados. Como tal, ajuda no empoderamento da pessoa, a que conheça seus pontos fortes e de melhoria, reforce suas competências e habilidades e possa vencer os hábitos e crenças limitantes que prejudicam seu sucesso e a solidez de sua força mental. Conheça e faça Coaching!

Viu como é simples desenvolver e aprimorar suas competências e habilidades e potencializar sua força mental? Experimente colocar estas dicas de exercícios em prática e potencialize seus resultados em todos os sentidos!

Deixe seu Comentário.

 

Copyright: Sergey Nivens/Shutterstock

Deixe seu Comentário: