Querida pessoa, você saberia explicar com as suas palavras o que é marketing? Já ouviu falar nos 4 Ps do marketing? Bem, talvez você não compreenda as definições clássicas desses conceitos, mas, na vida empresarial, e até mesmo enquanto consumidor, você certamente já foi impactado por todos eles.

Neste artigo, vamos esclarecer as definições de marketing e dos 4 Ps, que são as 4 áreas fundamentais das ações de marketing das organizações. Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir e saiba tudo sobre o tema!

O que é marketing? O que são os 4 Ps?

Primeiro, vamos compreender o que é marketing.  Marketing vem da palavra market, que pode ser traduzida como “mercado”, ou to market, do verbo “comercializar”. O –ing é um sufixo da língua inglesa usado para apresentar uma ação que está acontecendo agora, ou seja, marketing é a ação de “comercializar agora”.

Fazer marketing é agregar todas as funções que fazem com que um produto ou serviço oferecido por uma empresa possa ser adquirido pelo consumidor. Os 4Ps do marketing entram nesse momento.

Se quando você vai comprar determinado item, fica atento a fatores como: produto, preço, praça (local onde está sendo vendido) e promoção, com certeza, você sabe quais são os 4Ps do Marketing. Esse sistema, por sua vez, representa as quatro variáveis que influenciam diretamente o cliente a comprar.

O termo 4Ps foi criado pelo professor de marketing estadunidense Jerome McCarthy, que apresentou pela primeira vez essa teoria ao grande público, em seu livro Basic Marketing. A sua tese foi amplamente difundida por nada menos que Philip Kotler, o maior profissional de todos os tempos dessa área.

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O escritor conceituou “Produto”, “Preço”, “Ponto ou Praça” e “Promoção” como sendo os fatores decisivos para que o consumidor escolha determinados produtos e serviços em detrimento de outros. Segundo Jerome, sem isso, o processo de vendas não teria êxito e dificilmente ocorreria.

Esses 4 elementos são a simplificação dos conceitos de Neil Borden, apresentados, na década de 1960, quando era presidente da Associação Americana de Marketing. Nesses conceitos, o especialista discorre sobre o Marketing Mix, que apresenta 12 elementos distintos como os principais influenciadores de uma compra — e que, posteriormente, culminaram na teoria de Jerome.

Quais são os 4 Ps do marketing?

1. Produto

Representa todos os tipos de bens ou serviços que uma empresa oferece no seu mercado de atuação. É o mix criado por ela visando a conquistar mercado e retorno financeiro. O objetivo, com isso, é atender uma necessidade específica daquele grupo alvo de clientes e oferecer-lhes satisfação total na sua compra por meio desses produtos.

O P do produto serve para a equipe de marketing entender e definir quais são os atributos e características do que é oferecido. Para facilitar, seguem algumas perguntas a que o marketing da empresa deve responder:

  • Quais são as necessidades e/ou desejos que o seu produto/serviço deve satisfazer junto ao público?
  • Quais são as funções que ele deve desenvolver?
  • Como, quando e onde o cliente poderá utilizá-lo?
  • Como ele é fisicamente?
  • Existem outras cores, tamanhos e estilos disponíveis?
  • Qual o nome do produto?
  • Qual é a marca? Como é a sua embalagem?
  • Como ele se diferencia dos outros produtos e serviços já existentes no mercado?

2. Preço

Esse é um dos fatores que mais chamam a atenção dos consumidores, pois representa o valor cobrado pelo produto ou serviço que desejamos adquirir. Por uma série de fatores (custo de produção e marca, por exemplo), esses preços variam muito de empresa para empresa. De todo modo, porém, ele é um elemento decisivo para que o cliente adquira este ou aquele item, de acordo com as possibilidades do seu bolso.

A sobrevivência de uma empresa está intimamente ligada a esse P. O preço é, na verdade, o valor que será cobrado pela solução que você oferece. Esse pilar indica o futuro da sua empresa, já que é a partir da circulação do dinheiro que será possível pagar funcionários e fornecedores, realizar investimentos e tirar o seu merecido lucro.

Algumas perguntas que devem ser respondidas nesse aspecto são:

  • Qual é o valor do seu produto ou serviço para o comprador?
  • Quais são as faixas de preço para produtos e serviços em cada área de distribuição?
  • Qual é o comportamento do seu cliente/potencial cliente em relação ao preço? Quanto ele está disposto a pagar pelo que você oferece? Qual é o limite de preço?
  • Existe a necessidade de criar ações de preço específicas para segmentos de público (pessoas jurídicas, clientes fiéis etc.)?
  • Como o seu preço se compara ao dos seus competidores? Por quê?
  • Quais são as formas de pagamento possíveis?

3. Praça

O termo praça diz respeito ao local onde são vendidos os produtos (pontos de vendas) e também aos canais de distribuição da empresa. Ele inclui toda a cadeia produtiva até a chegada ao cliente. Nesse sentido, atualmente, com o crescimento do comércio eletrônico, as praças têm expandido progressivamente a sua atuação, possibilitando ao consumidor a entrega personalizada dos seus pedidos comprados pela internet, por exemplo.

Em inglês, “praça” é placement, que, em tradução livre para a nossa língua, pode ser entendido como “colocação no mercado”. A questão é que esse P é responsável, especificamente, por como o cliente chega até você, aos seus produtos e aos seus serviços.

As perguntas para você definir da melhor forma a Praça, são:

  • Onde o seu público costuma procurar pelos seus produtos e serviços?
  • No caso de estabelecimentos físicos (pontos de venda), quais os tipos específicos?
  • No caso de estabelecimentos virtuais e online, quais são os mais indicados (e-commerce, catálogos, market places, redes sociais)?
  • Como a sua empresa pode acessar os melhores e mais efetivos canais de distribuição?
  • Há intermediários na oferta do produto e/ou na prestação de serviços? Quais?
  • Há cidades, estados, regiões ou países mais estratégicos para a comercialização do seu produto? Como é essa distribuição? Por quê?

4. Promoção

A promoção é a principal ferramenta utilizada pelas empresas para informar, estimular, atrair e persuadir o cliente a comprar os seus produtos e serviços. O termo “promoção” nesse contexto não se refere às promoções de desconto tão populares nas lojas, mas sim a todas as estratégias de divulgação mercadológica. Está presente na publicidade diária que vemos na televisão, nos comerciais que apresentam preços baixos e, indicadas nas lojas, com os famosos descontos.

Essa prática de Marketing é essencial para que o comércio possa girar e atrair compradores, especialmente em tempos de crise, quando o movimento diminui e o consumidor precisa economizar nas suas compras. Na verdade, ela tem o sentido de promover a sua marca e as suas soluções, fazendo com que a mensagem do marketing da empresa chegue aos ouvidos certos.

Transformar a sua empresa, de mera desconhecida, em uma possível solução para as necessidades e desejos de um cliente depende de uma boa promoção. Alguns questionamentos a serem feitos nesse P são:

  • Quando e onde você pode passar adiante, de forma efetiva, as mensagens de marketing do seu negócio para o seu público-alvo?
  • Quais são os melhores canais (TV, rádio, internet, impressos) e ações de relações públicas para apresentar as suas soluções para possíveis clientes?
  • Como a sua empresa pode se comunicar por meio da internet (marketing digital)? Podemos fazer parcerias com celebridades?
  • É possível fazer ações de merchandising (melhorias nos pontos de vendas)?
  • É interessante elaborar ações promocionais (descontos, cupons, sorteios, brindes etc.)?
  • O seu mercado é sazonal (ovos de páscoa, árvores de natal)? Qual, então, deve ser o calendário para poder aproveitar as chances de aumentar as vendas e promoções?
  • Como os seus competidores fazem a promoção dos seus produtos e serviços? Qual é a influência deles sobre as suas ações?
  • Quais mensagens, textos, palavras, imagens, sons são mais atrativos ao seu público?
  • É possível fazer um trabalho de promoção de eventos, patrocínios, relações públicas ou assessoria de imprensa? Como?

Conclusão

Os 4 Ps são as 4 grandes áreas do marketing, contemplando as decisões estratégicas que precisam ser tomadas em cada uma delas. Interessante, não é mesmo? Podemos concluir com isso que todas as etapas do processo de vendas são pensadas e aplicadas de acordo com os 4 Ps do Marketing. Estes, por sua vez, influenciam diretamente as vendas e estão amplamente ligados ao comportamento de compra dos consumidores.

Sabendo de tudo isso, na próxima vez em que for comprar alguma coisa, observe as estratégias das empresas para persuadir você e veja como tudo foi planejado para isso.  Resista se puder e leve apenas o que for preciso. Fica a dica!

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