Quais são as suas principais virtudes profissionais? Aliás, você já parou para pensar nisso? Se não parou este é um bom momento para pensar em quais são as suas competências e habilidades-chave. Caso você já saiba quais são elas, este também é momento de refletir sobre o que você está fazendo, na prática, para aproveitar seus talentos e destacar-se na empresa e no mercado.

Mas o que são as chamadas virtudes profissionais mesmo? Bem, podemos dizer que são as qualidades que um profissional tem e que lhe ajudam a ter sucesso em sua carreira. Liderança e comunicação assertiva, facilidade no relacionamento interpessoal e criatividade: são exemplos de atributos que aumentam consideravelmente as chances de uma pessoa ser bem-sucedida em seu trabalho.

Conheça os passos farão de você um líder extraordinário!
Baixe aqui meu eBook “Leader Coach” e se potencialize!

13 Exemplos de Virtudes Profissionais que Você Precisa Ter

Para que aumente suas chances de êxito, agora vou apresentar treze qualidades essenciais e que podem ajudar você a também impulsionar sua carreira e seus resultados profissionais em todos os sentidos. Confira:

Organização

Organização pessoal; gestão de tempo; das demandas e entregas: estes são atributos indispensáveis na rotina de todo profissional de sucesso, uma vez que se organizar é o que permite conciliar às responsabilidades, tarefas diárias, compromissos pessoais e profissionais e sair-se bem em todas as atividades. Portanto, desenvolva esta virtude, evite ou elimine a procrastinação e construa, continuamente, bons resultados.

Metas e Objetivos

Profissionais com metas e objetivos claros são realmente diferenciados. Não por acaso esta é uma virtude que faz com que eles se destaquem mais do que os outros, uma vez que ter um norte e seguir na direção de suas realizações. Isso é o que lhes ajuda a enfrentar seus desafios, ser resilientes diante das dificuldades e avançar cada vez mais. Portanto, defina o que você deseja conquistar em sua carreira e trabalhe todos os dias tendo isto em mente.

Foco

PSC

foco está entre as principais virtudes profissionais porque é o que nos permite, apesar das distrações, dificuldades e limitações, nos mantermos consistentes em nossos pensamentos, ações e objetivos. Um profissional focado também não se deixa desviar por conta de redes sociais, conversas paralelas ou problemas externos. Conquistar suas metas é tão importante e faz parte de um plano tão maior, que fazem desta uma virtude que lhes diferencia dos demais.

Comprometimento

Também poderíamos chamar isso de engajamento, proatividade, automotivação e uma forte dedicação tanto à empresa, aos colegas como a sua própria carreira. Um profissional comprometido não mede esforços para fazer dar certo e para ajudar na conquista de grandes resultados.  Como tal, isso faz com que seja um porto seguro para as pessoas à sua volta, como também para a organização, que sabe que pode contar com ele sempre que precisar.

Respeite a cultura da empresa

Certifique-se de que conheça as expectativas e a cultura da sua empresa. Se ajuste nos moldes da organização, cultura e valores, e cuide para que sua relação de trabalho com seu supervisor ou gerente de equipe seja harmoniosa. 

Seja positivo

Se as coisas não estão indo muito bem, sempre mantenha um ponto de vista equilibrado e resista ao desejo de reclamar com colegas de trabalho sobre seu chefe ou seu trabalho. Ao invés de reclamar, procure a pessoa certa para sugerir melhorias. 

Vista a camisa da empresa

Trabalhe em equipe. Deixe suas metas pessoais para segundo plano. Você terá seu valor reconhecido pela empresa se começar a pensar em grupo. 

Seja versátil

Esteja disponível para assumir outras tarefas além das que foram direcionadas para você. Seja solicito e colaborativo. Pessoas de destaque fazem além do que lhe é solicitado. 

Evite fofocas

Mantenha o foco no positivo e evite compartilhar informações pessoais ou da empresa com seus colegas de trabalho. Esteja especialmente consciente disso quando estiver participando de festas da empresa ou passeios onde o álcool é servido.

Tenha bons modos

Respeite o ambiente de trabalho. Mantenha sempre um tom de voz baixo, você não está sozinho, pode estar compartilhando espaço com outros colegas. Falar ao telefone em voz muito alta pode desequilibrar o ambiente, por isso, fique atento. Sempre que puder, dirija-se a colegas de trabalho para falar com eles. Aproveite essa oportunidade para desenvolver relacionamentos de trabalho mais próximos, fazer amizades. 

Não misture pessoal com profissional

Evite desenvolver algum trabalho pessoal dentro do seu horário de trabalho. Evite atender ligações pessoais e falar pelo whatsapp. Abra seus e-mails particulares quando estiver em casa ou no seu horário de intervalo. Intimidades de sua vida social e familiar jamais! Discuta isso fora do ambiente de trabalho. 

Conheça os passos farão de você um líder extraordinário!
Baixe aqui meu eBook “Leader Coach” e se potencialize!

Chegando no horário certo

Evite atrasos. Procure sempre chegar no horário. Alguém na empresa pode estar contanto com você no horário que você ainda está se locomovendo para o trabalho. Tenha comprometimento com sua equipe e garanta que suas tarefas estarão prontas na data prevista

Cumpra os prazos

Sua palavra fala muito sobre você e seu profissionalismo. Mantenha sua palavra. Sempre cumpra os prazos predeterminados. Se acontecer de perder um prazo, é melhor prevenir com antecedência. Isso pode ter um efeito ruim para a empresa. Converse com seu chefe muito antes do prazo se você acredita que não conseguirá concluir uma tarefa atribuída a tempo.

Finalmente, quando você tiver um problema, tente resolver com seu gerente ou supervisor mas pense antes numa solução. Mesmo que ele não aceite sua sugestão, você será visto como uma pessoa que tenta solucionar e não reclamar. 

E aí, você se reconheceu em algumas destas virtudes profissionais? Quer desenvolver estas e muitas outras habilidades? Minha dica final é – invista em seu aprimoramento e autodesenvolvimento contínuo, invista em Coaching!

 

Copyright: Fizkes/Shutterstock