Lightsprint/Shutterstock Para mudar comportamentos e crenças limitantes é preciso identificar as fotos e eliminá-las

Todo ser humano tem seu próprio sistema de valores e crenças e, como tal, age de acordo com este. Entretanto, nem sempre aquilo que alimentamos e fazemos é o ideal para nós, ou seja, algo precisa ser revisto e mudado para que alcancemos realmente os resultados que desejados e a felicidade almejada.

Neste sentido, existem quatro fatores decisivos para que uma mudança real ocorra em nossa vida e nos traga o estado desejado que tanto nós buscamos. Por isso, é importante conhecer estes elementos, entender suas influências e fazê-los trabalhar ao nosso favor.

4 Elementos Para a Mudança de Crenças e Comportamentos

  • Fisiologia – no sentido físico. Por exemplo, para se criar uma imagem do estado desejado, é preciso que a pessoa esteja olhando para cima e à direita. Será muito mais fácil para essa imagem ser criada do que se esta pessoa estivesse olhando para baixo e para a esquerda. As interferências referentes à fisiologia podem ser minimizadas com esses pequenos detalhes.
  1. Estratégias – o meio para o sujeito organizar as imagens, sons e sensações a fim de determinar um comportamento padrão, é colocar na sequência, em segmentação as formas de interpretação da pessoa em cada canal. Por exemplo: seu objetivo é falar com determinada pessoa através do telefone e para isso precisará ligar para o número do telefone desta pessoa obedecendo a uma sequência: 3265-9801. Caso você use os mesmos números, porém em uma sequência diferente (9281-0635), a chamada cairá em outro lugar, e você falará uma pessoa totalmente diferente da que você gostaria.
  1. Congruência – assumir o compromisso para a mudança, aceitação interna das partes conflitantes de que algo precisa ser mudado. É a integração entre partes, ação conjunta do consciente e do inconsciente. A incongruência ocorre quando uma das partes tem um bom ganho secundário, e pode ocorrer também entre o que se deve fazer e o que se deseja fazer.
  1. Crenças e sistema de crenças – é esse sistema que motiva o comportamento humano. Comportamo-nos de acordo com o que nós acreditamos. Quando não se acredita que o objetivo pode ser atendido, o sujeito tem a expectativa do objetivo desejado, fica sem esperança. À expectativa da autoeficácia, o sujeito acredita que o objetivo é possível, porém acredita que só é possível para o outro e não para si mesmo, sente-se desamparado. Desesperança e desamparo levam à apatia.

Não podemos esperar que nossas crenças coincidam com o real.  E como não sabemos a diferença entre o real e o imaginário, formamos as crenças e as mudamos através da inclusão de novos recursos. Para isso, invista em metodologias efetivas como o Coaching, elimine crenças sabotadoras e potencialize os seus resultados. Faça Coaching!