pessoas-grossas-como-lidar

8 Dicas de Como Lidar com Pessoas Grossas no Trabalho

Por: José Roberto Marques | Blog | 02 de agosto de 2019

Saber como lidar com pessoas grossas é realmente um desafio de tolerância e paciência. Imagine então, ter que conviver diariamente com um colega de trabalho ou mesmo um gestor com esta personalidade agressiva e, que sempre responde, a tudo e a todos, de forma grosseira! Com certeza, esta é uma situação complicada, pois uma pessoa grossa é como um campo minado: a qualquer momento pode explodir.

A verdade é que ninguém gosta ou deseja conviver, em sua empresa ou vida pessoal, com alguém de temperamento difícil e que age sempre de forma grosseira. Também é fato que por mais humana, paciente e empática que uma pessoa seja, nenhum ser humano deseja ser atacado gratuitamente com grosserias e palavras ruins. Em algum momento, sua paciência pode se esvair.

Tenho um presente incrível que vai te ajudar a se desenvolver!
Clique aqui e baixe meu ebook “O poder do Autoconhecimento”!

Trabalhar em equipe com um profissional assim também é um grande desafio e pode ser muito estressante, pois tudo que é falado ou feito pode desencadear em alguma confusão. Ter que lidar com um chefe que trata seus liderados grosseiramente é pior ainda, pois estando numa posição de autoridade, sua forma de ser e agir inibe, coage, amedronta e desmotiva os seus profissionais.

Como podemos ver e muitas vezes, sentir na prática, é preciso ter muita inteligência emocional para não sair do sério ou mesmo cair na pilha errada do colega ou chefe agressivo. Saber se blindar é essencial para não entrar em confronto direto e acabar prejudicando sua carreira, seu ambiente de trabalho ou mesmo a manutenção do seu emprego.

8 Dicas de Como Lidar com Pessoas Grossas

Veja dicas de como lidar com pessoas grossas no trabalho e sair-se bem neste que pode ser um verdadeiro desafio diário. Continue lendo e confira:

Desenvolva Inteligência Emocional

Ter autocontrole emocional é essencial para não deixar que a grosseria alheia acabe minando seus resultados e causando brigas em seu ambiente de trabalho. Para isso é importante conhecer seus próprios limites, ou seja, saber identificar e controlar seus sentimentos, de modo a evitar que também acabe respondendo, na mesma moeda, aos estímulos grosseiros.

Evite o Confronto Direto

Sei que pode parecer pedir demais, mas saiba que, quando você entra na onda da pessoa grosseira, acaba perdendo sua essência e correndo o perigo de agir tão mal como ela. Por isso, respire fundo e aja sempre com profissionalismo, corte as investidas da colega grosso com sua educação e cordialidade. Isso mostra superioridade e, ainda por cima, evidencia que buscar o respeito e uma forma de comunicação não violeta são sempre os melhores caminhos para uma convivência em harmonia.

Você é feliz?

Peça Ajuda à Gestão de Pessoas

Se a pessoa grossa em questão for um gestor ou colega com quem não tem nenhuma afinidade, o melhor é buscar apoio no departamento de Gestão de Pessoas e posicioná-lo sobre os casos de grosseria e seus efeitos na equipe. Este, por sua vez, poderá analisar a situação e dar os feedbacks de melhoria aos grosseiros em relação aos seus comportamentos e incentivar mudanças.

Chame para uma conversa

Postergar o momento de uma boa conversa é a pior opção. Se a convivência não está das melhores o melhor é propor à pessoa uma conversa. Veja o melhor momento e escolha um ambiente reservado para isso. Seja sincero e objetivo. Às vezes o melhor é não fazer rodeios. Tenha empatia nessa hora e respeito. Saiba ouvir a outra pessoa. Fale sobre o que está te incomodando e deixe claro que o “clima” está tenso. Evite frases ameaçadoras, mas seja firme em tudo que disser. 

Trabalhe a empatia

Sempre se coloque no lugar do outro. Essa atitude o faz entender melhor o comportamento de outra pessoa. Antes de uma boa conversa, tente descobrir como a pessoa, que você está tendo problemas, é na essência. Investigue se ela está passando por algum problema pessoal na família, em casa. Pode ser que ela esteja com algum problema de saúde. Talvez ela seja uma excelente pessoa, apenas não está no seu melhor momento. Ou pode ser aqueles “modelos” de pessoa que faz e não percebe que fez, ou seja, é uma pessoa grossa mas ninguém nunca a alertou para isso. Dessa forma, vale a pena você ser uma referência para esse colega. Demonstre simpatia! Quem sabe ele “se toca” e percebe que não está sendo nem um pouco legal e profissional.

Tenha paciência

Por mais que você tenha tido paciência e esperado uma mudança na pessoa, não vale a pena ser deseducado com ela. Ter reações semelhantes às dela não é a melhor opção. O resultado não será dos melhores. Principalmente se a pessoa com que você está com problemas for seu chefe. Perder a calma pode lhe custar seu emprego. O melhor é manter a calma e escolher a hora mais apropriada para uma boa conversa. 

Tenho um presente incrível que vai te ajudar a se desenvolver!
Clique aqui e baixe meu ebook “O poder do Autoconhecimento”!

Pare de fazer conjecturas

Temos o hábito de fazer conjecturas antes da própria pessoa nos falar abertamente se o problema é nosso ou não. Pessoas tem problemas, ninguém está livre de passar por momentos assim. Por isso, observe se o problema é realmente só com você ou não. Se o problema for com todos da equipe, relaxe e tente alertar a pessoa com uma conversa e tente ajudar. Seja solicito e pergunte se precisa de sua ajuda. Pode ser o momento de um diálogo para que o clima fique mais ameno.

Espere o momento oportuno

Ninguém permanece no momento grosseiro o tempo todo. Aproveite quando o clima estiver melhor para falar sobre suas atitudes que você não gosta. Importante, na hora da conversa, apontas os pontos positivos da pessoa. Diga o que você não acha muito legal no comportamento dela e o que te incomoda. Da próxima vez que for te tratar com indelicadeza irá pensar duas vezes. 

Aproveite estas dicas e busque, ao máximo, evitar confrontos com as pessoas grosseiras, pois elas têm uma veia forte para ataques verbais, o que pode acabar magoando e prejudicando você ainda mais. Seja inteligente e tenha o timing para saber o momento certo de se posicionar e também o de recuar, pois os grosseiros adoram plateia. Não dê a eles tanta atenção e evite cair na pilha. Lembre-se que esta é a essência deles e não a sua. Mantenha-se educado, coerente, paciente e profissional!

Copyright: Who is Danny/Shutterstock

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: