Saber como falar com o chefe sobre problemas profissionais ou mesmo pessoais, com certeza, é um dos principais desafios dos colaboradores. Assim, além de enfrentar suas dificuldades, o fato de ter que expor uma determinada situação pode causar receios, inseguranças e até mesmo certo constrangimento, nos casos mais extremos.  Dai, surgem algumas dúvidas:

– Falar ou não falar com a sua liderança?

– Lidar com o problema sozinho ou compartilhar seu dilema com o seu gestor?

– Conversar com o líder só em último caso ou ser claro com ele logo que a questão surgir?  

– Confiar em seu gestor ou agir de forma independente?

Estes são exemplos de indecisões frequentes e totalmente normais neste contexto, pois quando temos um problema que interfere em nosso trabalho, o medo de não ser entendido e acolhido pelo chefe, pode acabar fazendo com que o funcionário esconda qual é a sua verdadeira dificuldade. Na prática, ao invés de evitar mais um problema, pode só piorar a situação.

Descubra como tornar sua comunicação melhor e mais assertiva!
Acesse meu eBook e saiba como O Coaching pode te ajudar a desenvolver!

7 Dicas de Como falar com o Chefe sobre Problemas

Mas afinal, como falar com o chefe sobre as suas dificuldades? Como abordar a situação de maneira assertiva? É o que vamos ver a seguir. Continue lendo e saiba mais:

Reflita antes de falar –

Antes de tudo é importante que você avalie sua relação com seu gestor, qual é o perfil dele e veja se é possível compartilhar seus problemas sem que isso agrave ainda mais a situação. Digo isso porque infelizmente existem muitos gestores que não são abertos a ajudar seus funcionários e que são focados apenas nos resultados e não nas pessoas.

Se este for o caso do seu chefe, o melhor a fazer é refletir e buscar alternativas como, por exemplo, conversar com o setor de Recursos Humanos, explicar a situação e pedir orientações destes profissionais.

Haja com Honestidade –

Quando for contar seu problema para seu chefe, não haja de modo parcial, ou seja, guie-se pela honestidade, não conte nada pela metade ou omita dados importantes que podem ajudar seu gestor a entender melhor sua situação e a tomar uma decisão justa e acertada.

Seja sempre honesto e exponha sua questão, os efeitos disso em seu trabalho, vida pessoal ou mesmo saúde, e peça seu apoio nesta jornada. Além de evitar que seu líder saiba de seus problemas por terceiros, isso dá a chance dele ouvir de você o que realmente está acontecendo e evita fofocas e qualquer mal entendido.

Peça ajuda do chefe para resolver a questão –

Ao conversar com seu chefe não use a estratégia do “coitadinho”, apresentando seus problemas e esperando dele compadecimento. Seja profissional, maduro e emocionalmente inteligente. Portanto, busque do seu gestor o apoio e a ajuda que busca para resolver suas dificuldades, porém, sempre focando na resolução e não na problemática.

Esta atitude vai demonstrar que você confiança em seu líder e que, ao compartilhar com ele suas dificuldades, que acredita que ele realmente pode lhe ajudar a resolver a situação.  Por fim, aproveite estas dicas e, em casos de contratempos, tome a decisão que for mais acertada para você.

Marque uma reunião

Está inseguro e não sabe de que forma chegar no seu chefe para tentar resolver o problema? Marque uma reunião para falar com ele pessoalmente e em particular. Quando o problema é com algum colega que tem mais tempo de trabalho e mais lastros com a empresa do que você, poder ser mais difícil essa abordagem mas não postergue essa conversa. A melhor maneira de resolver tudo isso é pedir ajuda para seu chefe imediato. Dessa forma a abordagem fica mais leve, sem imposições e o seu supervisor irá enxergar isso como um pedido de ajuda, uma forma de respeitá-lo e cumprir com a hierarquia que existe e deve ser respeitada em todo o ambiente de trabalho. 

Dê soluções durante a conversa

Cuidado para não se tornar o “reclamão”. Antes de começar o assunto com seu chefe, tente identificar soluções para resolver o problema. Se cololar na posição de vítima do problema já é uma estratégia conhecida e adotada por muitos colaboradores, principalmente os mais fracos e sem razão, por isso, preocupe-se no que pode ser feito para resolver as animosidades entre você e seu colega de trabalho que não está se afinando com você. 

Pense no que pode ser feito para melhorar o ambiente ou a situação problema, dê sua opinião e ouça o que seu chefe tem a dizer. Seja muito sincero, ouça com atenção, tente focar na solução. 

A comunicação eficaz é essencial para que a organização possa alcançar melhores resultados. Quer saber ainda mais sobre? Assista meu vídeo abaixo.

Seja objetivo e profissional

Ser o mais profissional possível na hora de conversar com seu chefe sobre o quê ou quem te incomoda no trabalho. A melhor coisa é ser o mais breve e conciso possível. Reflita bem antes de começar a falar. Evite falar de fofocas, seja profissional. Não aborde questões pessoais da outra pessoa. Se estiver sendo alvo de críticas e comentários indelicados e ofensivos, isso sim, tem que ser informado. Mas faça com muito profissionalismo. Cuidar para que isso não se vire contra você mesmo. 

Escolha a hora certa

Você, mais do que ninguém, sabe que falar com o chefe quando ele está cheio de problemas no trabalho para resolver, não é uma boa pedida. Por isso, escolha o melhor momento para fazer isso. É claro que você não vai conversar com seu chefe sobre problemas importantes como esse no intervalo de trabalho, ou na hora do cafezinho. É preciso escolher o momento onde ele esteja de cabeça fria, bem tranquilo. Pode ser marcado até um café fora do ambiente de trabalho para isso, mas cuidado para não errar num momento tão importante para você e isso for motivo para potencializar ainda mais o seu problema. 

Se for falar com o seu chefe, não faça dele um muro de lamentações. Caso decida compartilhar com ele, seja honesto, claro e busque a ajuda que precisa para superar seus reveses e voltar a ficar tudo bem! Aproveite as dicas e boa sorte!

 

Copyright: Gaudilab/Shutterstock