Você sonha em ter uma vida tranquila, estar em paz consigo mesmo e ser mais feliz? Se sim, responda: de 0 a 10, o quanto acha que as suas atitudes estão contribuindo para a realização desse objetivo? Saiba que aqueles que hoje vivem tranquilamente conseguiram isso porque fizeram uma escolha e não porque têm sorte. Afinal, o seu modo de viver e enxergar a vida está diretamente ligado ao seu comportamento e não às circunstâncias externas.

25 Dicas Para Ter uma Vida Tranquila e Mais Feliz

Se você quer fazer uma escolha positiva para a sua vida e deseja viver com tranquilidade, coloque as dicas a seguir em prática e veja o quanto o seu dia a dia irá se transformar.

1 – Tenha uma Rotina Organizada

A melhor maneira de fazer um bom uso do seu tempo é adotando uma rotina com horários para realizar as suas obrigações, descansar e cuidar de si. A intenção não é a de ter uma vida excessivamente regrada e sem espontaneidade, mas sim de ter tranquilidade para desfrutar de cada momento ao máximo.

Quer ajuda para se livrar dos pensamentos tóxicos?
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

2 – Elimine Compromissos Que Não Agregam

Ao organizar a sua rotina, analise cada compromisso com atenção, a fim de identificar se eles realmente agregam em sua vida. Essa medida irá te ajudar a eliminar excessos e se concentrar apenas naquilo que te oferece valor.

3 – Deixe um Intervalo Entre Suas Atividades

Por mais que queira realizar o máximo de atividades possíveis em um mesmo dia, evite programar várias coisas seguidas. Deixar um intervalo de tempo, mesmo que de alguns minutos, irá te ajudar a manter as ideias em ordem, e, também, evitar que faça uma tarefa pensando na próxima.

4 – Cuide de Si

PSC

O seu bem-estar é o seu bem mais precioso, portanto, lembre-se de cuidar de si com o mesmo carinho que dedica aos seus entes queridos. Se dê um tempo para descansar quando achar que precisa, não se cobre demais e se ame, pois o primeiro amor que todo ser humano deve sentir é o amor-próprio.

5 – Mantenha Suas Finanças em Ordem

Não há como negar que o dinheiro represente uma parte importante da vida de todos nós, já que é através dele que obtemos nosso sustento e outras coisas essenciais para a nossa sobrevivência. Nesse sentido, é essencial saber fazer um bom uso dele, registrando todas as despesas e eliminando gastos que são dispensáveis.

6 – Evite Debates Desnecessários

Debater ideias é bastante positivo e enriquecedor, mas para isso é necessário que os envolvidos estejam abertos a ouvir a opinião uns dos outros. Entrar em discussões em que você sabe que mal conseguirá falar servirá apenas para causar estresse e desentendimentos.

7 – Alimente-se Bem

Os alimentos são o combustível que o corpo precisa para se manter em pleno funcionamento. Portanto, fazer escolhas saudáveis é essencial, para que se sinta bem e possa desfrutar da sua vida com saúde e tranquilidade.

8 – Pratique uma Atividade Física

Praticar exercícios físicos é mais do que uma medida para conquistar um corpo perfeito e envolve, principalmente, manter corpo e mente saudáveis e em equilíbrio. Dessa forma, é importante que escolha uma modalidade que goste e a torne parte da sua rotina.

9 – Adote uma Postura Assertiva

Ser assertivo é ter segurança para dizer “sim” e “não” com sinceridade, sem medo de se expressar e ser rejeitado. Ao agir assim irá evitar se sentir frustrado por fazer coisas que não gostaria.

10 – Seja Mais Tolerante

Ser tolerante é diferente de aceitar as coisas sem se posicionar e envolve ter um pouco mais de paciência com o próximo. Agindo assim estará evitando inúmeras situações de estresse e demonstrando mais empatia em relação às outras pessoas.

11 – Desfrute de Cada Momento em Plenitude

A correria do dia a dia faz com que muitos se sintam sempre ansiosos em relação ao futuro. Isso é ruim porque os impede de desfrutar de cada momento que estão vivendo. Dessa maneira, sempre que começar a pensar no compromisso seguinte, volte sua atenção para o agora, transformando isso num exercício diário.

12 – Elimine os Acúmulos da Sua Casa

Você utiliza todos os objetos que guarda em casa? Aproveite esse momento de transformação para analisar os seus armários e eliminar tudo aquilo que não usa mais. Ao fazer isso terá a oportunidade de simplificar a sua vida e fazer doações para quem precisa.

13 – Desapegue-se do Passado

Seu passado é uma parte importante da sua história, contudo, já passou e não pode mais ser alterado. Por isso, desapegue-se da culpa, da mágoa e de outros sentimentos ruins que tenha em relação ao que já aconteceu. Mantenha apenas as lembranças e o aprendizado.

14 – Evite Tirar Conclusões Precipitadas

Você acha que o seu cônjuge está chateado com algo que fez a ele? De onde tirou essa informação? Quando algo do tipo acontecer, prefira sempre chamar a outra pessoa para conversar ao invés de tentar ler a mente dela, pois as aparências podem enganar.

15 – Encontre Sua Paz Interior

Lembre-se de sempre tirar um tempinho para si para fazer as coisas que mais gosta e desfrutar da sua própria companhia. Ler um livro, assistir um filme, sair para caminhar, são muitas as opções para que se desconecte do mundo e relaxe fazendo algo que goste.

16 – Permita-se Fugir da Rotina de Vez em Quando

No início deste artigo falei a respeito da importância de se ter uma rotina organizada. Contudo, como equilíbrio é essencial, é interessante que viva dias sem regras, de preferência aos finais de semana ou durante suas férias. Se permita dormir um pouco mais, fazer tudo com calma e, principalmente, descansar e recarregar as energias.

17 – Seja Grato

A gratidão é um sentimento poderoso capaz de grandes transformações, pois através dela você pode mudar completamente a forma com a qual enxerga a sua vida. Por isso, todos os dias, pense nas razões que tem para agradecer e se alegrar.

18 – Faça Exercícios de Respiração

A respiração é extremamente poderosa e pode ser a chave para que se torne uma pessoa mais tranquila. Os exercícios de respiração em atenção plena são fantásticos e ajudam a encontrar o equilíbrio em momentos de estresse.

19 – Sorria!

Sorrir é um gesto simples, mas capaz de te proporcionar coisas extraordinárias. Experimente dar um sorriso quando estiver desanimado e perceba o quanto o seu astral começará a mudar. Além disso, sorrir para as outras pessoas faz com que elas te vejam de uma forma mais positiva, o que irá refletir na forma com a qual elas agem em relação a você.

20 – Questione-se Para Se Conhecer Melhor

Ao invés de simplesmente repetir ideias que diz serem suas, experimente se questionar e repensar as suas opiniões. Isso se faz necessário principalmente por conta do fato de que é natural mudar com o passar do tempo e se conhecer é fundamental para que possa viver de acordo com o que realmente acredita e ser feliz.

21 – Apenas Fale o Que For Acrescentar

Sempre que pensar em fazer algum comentário sobre alguém, verifique se aquilo realmente irá acrescentar à vida do outro e incentivá-lo a melhorar ou se servirá para fazê-lo se sentir pior. Escolha passar adiante somente o que tiver uma intenção positiva.

22 – Reconheça Suas Qualidades

Todo indivíduo tem qualidades e pontos nos quais se destaca, descubra quais são os seus e tenha mais autoconfiança e segurança para agir e ser quem é. Para isso, se observe, ouça a sua voz interior e reconheça a pessoa extraordinária que você é.

23 – Trabalhe os Seus Pontos de Melhoria

Além de qualidades, todos possuem pontos a serem melhorados e isso não o torna pior do que ninguém. Identifique quais são eles e dê o seu melhor para desenvolvê-los, pois é esse o caminho para evoluir e se superar.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

24 – Exerça o Perdão

O perdão é libertador e faz com que você elimine de dentro de si sentimentos ruins e que apenas servem para te fazer sofrer. Portanto, evite guardar mágoas e se permita perdoar aqueles que te magoaram.

25 – Seja Você a Mudança Que Deseja

Por fim, a última dica é que evite apenas reclamar do que acontece ao seu redor e escolha realmente agir e começar uma transformação. Se não puder mudar o outro poderá alterar a forma com a qual o enxerga e isso já será extraordinário.

Gostou das dicas? Já pratica alguma delas em seu dia a dia? Deixe o seu comentário contando as suas experiências e aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais, para que mais pessoas busquem levar a vida com tranquilidade e equilíbrio.

 

Copyright: 417102751 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem