A mente humana é fantástica e, por esse motivo, vários assuntos relacionados a ela são sempre abordados em produções cinematográficas. No artigo de hoje irei compartilhar uma lista com 20 filmes sobre inteligência emocional que farão você refletir a respeito da importância de se conhecer e identificar as emoções que sente. Tenho a certeza de que terá momentos agradáveis de lazer e aprendizado ao assisti-los.

Uma das chaves para o sucesso é conhecer a si mesmo!
Quer se conhecer melhor? Clique aqui e baixe meu ebook!

20 Filmes Extraordinários Sobre Inteligência Emocional

Os filmes são uma ótima opção para estudar as emoções, pois temos a oportunidade de observá-las enquanto vemos a atuação dos personagens. Além disso, podemos pensar em quais seriam as nossas reações em relação ao que estamos vendo na tela. Apesar de terem um assunto em comum, que é a inteligência emocional, cada produção a seguir aborda o tema de uma maneira diferente, o que fará com que você reflita de forma única. Confira!

1 – Birdman – A Inesperada Virtude da Ignorância (2015)

Conta a história de um ator chamado Riggan Thomson que ganhou fama após interpretar o personagem Birdman no cinema. Após decidir dar uma guinada em sua carreira e ir em busca de outros tipos de trabalho, vê sua carreira entrar em declínio. Durante essa jornada podemos aprender sobre a importância da autoconsciência para se desenvolver.

2 – Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014)

O filme gira em torno de Andy, o mais novo aluno do melhor conservatório de música dos Estados Unidos. Ele é uma pessoa que tem uma automotivação altíssima, mas não consegue se relacionar bem com outras pessoas. Ao assistir você verá o quanto é importante encontrar o equilíbrio entre se sentir bem consigo mesmo e com o mundo ao seu redor.

PSC

3 – Melhor é Impossível (1997)

O grande ator Jack Nicholson interpreta Melvin, um escritor que tem transtorno obsessivo compulsivo e age de forma grosseira com todos ao seu redor. Um dia, seu vizinho precisa ser hospitalizado e ele se vê obrigado a cuidar do cãozinho do rapaz. A partir dessa experiência, Melvin começa a se conhecer melhor e descobre que é capaz de mudar sua atitude.

4 – Divertida Mente (2015)

Apesar de ser uma animação, é um filme que agrada crianças e adultos. Trata-se de uma produção extremamente inteligente, que mostra como as os sentimentos agem dentro da nossa mente. Ao assistir, podemos aprender sobre a importância de nos tornarmos conscientes em relação às nossas emoções para gerenciá-las com eficácia.

5 – Boyhood: Da Infância à Juventude (2014)

Esta produção incrível foi filmada ao longo de 12 anos e mostra o processo de crescimento de Mason Junior. Apesar de o garoto representar o tema principal, podemos aprender muito sobre o desenvolvimento inteligência emocional ao observarmos o comportamento de seu pai no decorrer do filme.

6 – O Céu de Outubro (1999)

John Hickam é um mineiro apaixonado pelo seu trabalho, o que faz com que deseje que seus dois filhos sigam os seus passos na profissão. Entretanto, os garotos decidem trilhar o seu próprio caminho, o que faz com que o pai repense suas escolhas e, também, decida mudar sua história.

7 – À Procura da Felicidade (2006)

Chris Gardner é casado, tem um filho pequeno e se vê em uma situação bastante delicada ao ser despejado e não ter um emprego fixo para sustentar sua família. Contudo, nada disso faz com que ele deixe de acreditar e lutar para dar a volta por cima.

8 – A Vida é Bela (1998)

A história se passa em um momento histórico bastante delicado, a Segunda Guerra Mundial. Nela, um homem judeu preso em um campo de concentração com seu filho usa a imaginação para proteger o menino de toda a maldade que os cercam.

9 – Mãos Talentosas (2009)

O nome se refere às mãos de Ben Carson que, de um garoto de origem pobre e sem expectativas em relação ao futuro, se tornou um grande cirurgião conhecido em todo o mundo.

10 – Crash – No Limite (2004)

Uma história bastante interessante que mostra o que acontece quando pessoas de origens e classes sociais diferentes se encontram. Poder observar o comportamento de cada um certamente irá lhe render lições poderosas.

11 – O Amor Acontece (2009)

Burke Ryan é um autor de livros de autoajuda que, apesar de ensinar muito aos seus leitores e acreditar no que escreve, não conseguiu superar a perda de sua esposa. Então, ele conhece uma mulher que também está passando por problemas e, juntos, eles se redescobrem.

12 – Up – Altas Aventuras (2009)

Outra animação que encanta crianças e adultos e mostra a trajetória de Carl desde a infância, quando conheceu a garota que tornaria sua esposa, até a maturidade. Durante todo esse tempo ele tem um sonho, morar em uma floresta na África do Sul, e faz de tudo para realizá-lo.

13 – Uma Nova Chance Para Amar (2013)

Nikki é uma mulher que se vê completamente devastada após perder o seu marido em um acidente. Alguns anos depois do ocorrido, ela encontra por acaso um homem bastante parecido com ele e descobre que está à frente de uma nova chance para viver o amor.

14 – Equilibrium (2002)

Um filme de ficção científica que se passa no futuro e aborda o lado emocional de uma forma bastante curiosa. Como medida para manter a sobrevivência humana, governantes decidem criar uma droga para impedir que as pessoas sintam emoções e, assim, conseguir manter a paz.

15 – Extraordinário (2017)

Uma história encantadora que mostra como o pequeno Auggie, que nasceu com uma deformidade no rosto, superou o preconceito e o medo que sentia de ser rejeitado com a ajuda de sua família e de amigos muito especiais.

16 – A Viagem de Chihiro (2001)

Uma animação japonesa que conta a história de uma garota, Chihiro, que se viu obrigada a mudar de cidade com os seus pais. Durante a viagem, eles se perdem e vão parar em uma cidade misteriosa. Coisas estranhas acontecem e Chihiro precisa a assumir outra identidade para salvar a vida de seus pais.

17 – O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)

Amélie é uma menina inocente do interior que vê a sua vida se transformar ao se mudar para Paris e começar a trabalhar como garçonete. Um dia, encontra uma caixinha em sua nova casa e decide procurar o dono para devolver, então essa experiência dá um novo sentido à sua vida.

18 – Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004)

Joel e Clementine têm um relacionamento conturbado, o que faz com que a moça decida se submeter a um tratamento experimental para apagar o rapaz de sua memória. Ele, por sua vez, resolve fazer o mesmo, mas acaba desistindo pouco tempo antes, passando a encaixar sua amada em sua mente em todas as experiências que vive.

19 – E.T. – O Extraterrestre (1982)

Um grande clássico do cinema que mostra a amizade de um garoto e seus irmãos com um adorável extraterrestre. A conexão emocional criada entre eles é extraordinária e bastante inspiradora. Um filme fantástico para ser assistido em família e ensinar às crianças valores importantes.

20 – Dançando no Escuro (2000)

O filme mostra a trajetória de Selma, uma mulher de origem tcheca que vive nos Estados Unidos e trabalha em uma fábrica para sustentar sozinha o seu filho. Ela sofre de uma doença hereditária que faz com que perca sua visão aos poucos, então, começa a juntar dinheiro para que o menino passe por uma cirurgia e tenha um destino diferente do seu.

Gostou das dicas de filmes sobre inteligência emocional? Já assistiu algum deles? Deixe o seu comentário e compartilhe comigo as suas percepções!

 

Copyright: 492118870 – https://www.shutterstock.com/pt/g/adiruch