De acordo com dados da OMS – Organização Mundial da Saúde, a depressão é um transtorno emocional que acomete quase 5% da população mundial, ou seja, mais de trezentos milhões de indivíduos. Falar sobre o assunto é fundamental para que a informação seja disseminada e mais pessoas saibam onde e como procurar ajuda. Pensando nisso, montei uma seleção com 20 filmes sobre depressão que podem te ajudar a entender melhor a respeito desse transtorno emocional.

20 Filmes Sobre Depressão Para Se Informar e Refletir

O cinema é uma arte fantástica que permite recriar situações que fazem parte do cotidiano de muita gente e mostrar essa realidade para um maior número de pessoas. Ao assistir filmes que tratam de assuntos importantes, como a depressão, é possível entender melhor a vida daqueles que passam por isso e, consequentemente, adotar uma postura mais empática e acolhedora.

Confira, a seguir, as produções que selecionei que abordam a depressão. Cada um tem uma maneira diferente de retratar a doença e mostrar que a cura é possível, confira.

1 – Anomalisa (2015)

Conta a história de Michael Stone, um autor de livros motivacionais que, apesar de ser um especialista em ajudar as pessoas a viverem melhor, está clinicamente deprimido. Um filme que mostra que a depressão pode acometer qualquer pessoa.

2 – O Melhor Pai do Mundo (2009)

O filme faz um comparativo entre a falta de empatia de grande parte das pessoas em relação aos indivíduos deprimidos e a comoção que ocorre quando alguém tira a própria vida. Uma reflexão dolorosa, mas extremamente necessária.

3 – Cake: Uma Razão Para Viver (2014)

Pessoas que sofrem com dores crônicas geralmente desenvolvem a depressão. Neste filme, a personagem principal, Claire, luta contra a depressão depois de perder o filho, que também possuía uma dor crônica, em um acidente de carro.

4 – Sylvia – Paixão Além Das Palavras (2003)

PSC

Conta a história de Sylvia Plath, uma famosa escritora que aborda a sua depressão em suas poesias. Além do problema que sofre, sua melancolia é agravada pelos problemas conjugais e a falta de reconhecimento em sua carreira.

5 – Irmãos Desastre (2014)

Maggie e Milo são irmãos gêmeos e estavam afastados, porém, ao saber que o irmão tentou tirar a própria vida, Maggie se reaproxima dele. Então, juntos, os dois começam a lutar para encontrar um propósito em suas vidas.

6 – Interiores (1978)

Neste filme a depressão é contada do ponto de vista dos familiares do indivíduo com depressão, que também sofrem com o problema. É uma maneira de enxergar essas pessoas de maneira humanizada e sem julgamentos.

7 – Hora de Voltar (2004)

Andrew Largeman acredita que foi o responsável pelo acidente que fez com que sua mãe se tornasse deficiente e, tempos depois, viesse a falecer. O fardo dessa culpa fez com que ele se tornasse cada vez mais deprimido e indiferente em relação a aspectos importantes da vida.

8 – Pequena Miss Sunshine (2006)

Classificado como uma comédia dramática, conta a história de uma garotinha que deseja ajudar os seus familiares que sofrem com depressão a lidar com as suas dores. Eles, por sua vez, a veem como um raio de sol, que ilumina suas vidas.

9 – Numb (2007)

Conta a história de um roteirista de sucesso cujo psiquiatra o diagnostica com depressão e distúrbio de despersonalização, receitando a ele uma série de medicamentos. Trata-se de uma crítica à medicamentalização, ou seja, ao pensamento de que remédios podem resolver tudo. Vale lembrar que, em muitos casos, eles realmente são essenciais, contudo é preciso analisar a situação de forma mais abrangente, a fim de definir outras medidas que também possam ajudar na cura.

10 – As Horas (2002)

Retrata a vida de duas mulheres que estão lendo “Mrs. Dalloway”, o aclamado romance de Virginia Woolf sobre uma mulher rica e deprimida. Elas também enfrentam a depressão e o filme mostra como elas se identificam com vários elementos do romance.

11 – Melancolia (2011)

O filme se utiliza da ficção e apresenta uma metáfora que mostra os efeitos da depressão sobre a vida de uma pessoa. A história gira em torno do fato de que o planeta Melancolia está prestes a colidir com a Terra e destruir a todos.

12 – Se Enlouquecer, Não Se Apaixone (2010)

A história mostra que a depressão pode acontecer com qualquer pessoa, incluindo aquelas que não sofreram nenhum tipo de trauma e que têm uma vida tranquila e feliz. Na trama, o jovem Craig sofre com medo de falhar e de não ser bom o suficiente.

13 – As Faces de Helen (2009)

A depressão tira das pessoas a capacidade de sentir felicidade e prazer, mesmo que suas vidas sejam aparentemente boas. Neste filme, a personagem principal experimenta exatamente isso. Ela esconde sua depressão de sua família por muitos anos até que se torna severa demais para continuar sendo ignorada.

14 – Geração Prozac (2001)

Lizzie se torna cada vez mais deprimida depois de alcançar o sucesso na carreira. A pressão que sente a leva a um comportamento profundamente melancólico e destrutivo. Para amortecer a dor de sua depressão, ela abusa de antidepressivos.

15 – As Vantagens de Ser Invisível (2012)

Charlie é um garoto retraído e deprimido que não consegue interagir com os seus colegas de escola. Mas isso começa a mudar quando dois jovens se aproximam dele e se tornam seus companheiros, mostrando o quanto ter apoio é fundamental para vencer a depressão.

16 – O Lado Bom da Vida (2012)

Um filme que mostra de forma bastante sensível a história de um homem e uma mulher que sofrem de transtornos emocionais e que, após se conhecerem, começam a descobrir juntos o lado bom da vida.

17 – Foi Apenas um Sonho (2008)

Frank e April são casados e muito felizes, porém, com o passar do tempo, se dão conta que se tornaram pessoas que não gostariam de ser. Ele passa a trabalhar mais de dez horas por dia, estando sempre estressado, enquanto ela se torna uma dona de casa frustrada. Então, eles decidem realizar uma mudança radical para encontrarem a felicidade novamente.

18 – Beleza Americana (1999)

Lester é casado, tem filhos, um emprego, mas de repente tudo deixa de fazer sentido para ele, que se torna cada vez mais deprimido. Tudo muda quando ele conhece uma jovem e se encanta por ela, entretanto, nem tudo sai da forma como esperava.

19 – Direito de Amar (2009)

George vê sua vida perder o sentido após o falecimento do seu companheiro, um homem com quem se relacionou por dezesseis anos. Então, começar a planejar como irá tirar sua própria vida, contudo, pequenas situações começam a lhe mostrar que a vida vale a pena.

20 – A Liberdade É Azul (1993)

Julie está sofrendo com a perda do marido e da filha, o que faz com que ela deseje se isolar de tudo e de todos. Entretanto, após reencontrar um antigo amigo, ela começa a voltar a sentir o gosto pela vida.

Já assistiu algum desses filmes? Se sim, deixe o seu comentário contando o que achou e, também, indicando algum filme sobre depressão que ache interessante e que não tenha aparecido na lista. Vamos cocriar e aprender juntos!

 

Copyright: 1028356621 – https://www.shutterstock.com/pt/g/goodstudio