A meditação é uma excelente maneira de relaxar, combater a ansiedade e obter muitos outros benefícios para a saúde física e mental. Há diferentes formas de meditar, mas a ideia básica de todas elas é trazer a sua consciência para o momento presente, canalizando seus pensamentos para seu corpo ou sua respiração, deixando todos os pensamentos negativos e preocupações de lado.

Se você ainda tem alguma dúvida se de fato meditar é um hábito positivo, confira, a seguir, a lista que preparamos com 15 razões para começar a meditar já. Que alguma delas te convença a adotar essa prática incrível.

  1. Foco e concentração

Quando meditamos, focamos os nossos pensamentos para um único ponto de atenção, que pode ser o nosso corpo, nossa respiração, um som, um mantra, uma paisagem, enfim, algo em que possamos concentrar nossos pensamentos.

Exercitar essa capacidade em longo prazo faz com que nossa mente seja capaz de obter concentração para nossas atividades diárias com mais facilidade, evitando as distrações e desatenções.

  1. Amenização do estresse e da ansiedade

O dia a dia da maioria das pessoas é composto por diversas responsabilidades e tarefas, quase como se 24 horas diárias não fossem suficientes. Além disso, ainda temos que lidar com pessoas de diferentes personalidades, o que aumenta a ansiedade e, eventualmente, provoca situações estressantes.

A meditação constante permite que, por alguns momentos, deixemos essas preocupações de lado para que foquemos em nós mesmos, produzindo uma sensação de calma. Com menos pensamentos e desacelerando nossa mente, os quadros de estresse e ansiedade diminuem. Até mesmo psicólogos e psiquiatras têm recomendado a meditação para essa finalidade.

  1. Espiritualidade

A meditação também faz parte de diversas tradições religiosas, como é o caso do Budismo. Mesmo que você não tenha uma religião, mas deseja ser alguém mais espiritualizado, a meditação pode te auxiliar nesse sentido.

PSC

Quando nos concentramos em nós mesmos para que sejamos pessoas melhores e mais empáticas com o próximo, nos aproximamos de Deus, da natureza, do universo, da espiritualidade, enfim, da sua crença. Isso nos torna mais pacientes e menos materialistas.

  1. Relaxamento e tranquilidade

Isolar-se momentaneamente, fechar os olhos, encontrar uma posição confortável, deixar as preocupações de lado e fazer respirações mais profundas são os pilares básicos das meditações. No meio de tantos afazeres e momentos estressantes, ter esse momento só para si nos deixa mais tranquilos e relaxados.

Não são necessárias meditações longas para que isso aconteça. Com 5 minutos diários da prática, já é possível sentir seus benefícios.

  1. Motivação pessoal

Quando uma pessoa medita, ela sente uma sensação de disposição, bem-estar e maior controle sobre seu corpo e sua mente. Isso naturalmente nos deixa mais motivados e confiantes de que somos capazes de alcançar nossos objetivos.

Aliás, existem meditações específicas para isso, pois contêm visualizações de sonhos e metas sendo alcançados, permitindo que canalizemos nossas forças para que isso de fato aconteça.

  1. Clareza na mente

Meditar significa canalizar a sua mente e os seus pensamentos para um único foco de atenção. Por isso, quando conseguimos praticá-la com frequência, começamos a perceber que os pensamentos ficam mais claros, o raciocínio fica mais rápido, e os sentimentos de confusão e indecisão ficam menos frequentes.

Assim, tornamo-nos capazes de definir prioridades e tomar decisões com mais confiança. Aliás, você sabia que os maiores nomes do empreendedorismo nacional e mundial meditam diariamente?

  1. Visão positiva sobre a vida

Quando meditamos, afastamos pensamentos negativos e preocupações. Dessa maneira, descobrimos dentro de cada um de nós serenidade e forças que nem imaginávamos que existiam.

Isso produz uma mente mais otimista, com uma visão mais positiva sobre a vida. Não à toa, a meditação tem auxiliado no alívio de sintomas de depressão, sendo recomendada por psicólogos.

  1. Autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é um exercício que se faz diariamente. É agindo, pensando, refletindo e fazendo escolhas que percebemos quem realmente somos e quais são os nossos reais objetivos de vida.

Contudo, essa tarefa pode ser um pouco mais difícil para algumas pessoas, que ainda não descobriram seu propósito de vida. A meditação promove mais clareza de pensamento e equilíbrio emocional, ajudando as pessoas a identificarem suas missões de vida e seu lugar no mundo.

  1. Paciência e resiliência

A prática regular da meditação nos ajuda a desenvolver um temperamento um pouco mais calmo. Ela não vai transformar a sua personalidade milagrosamente, mas pode fazer você pensar duas vezes antes de agir ou de responder alguém.

Por isso, ela nos ajuda a sermos mais serenos e pacientes, esquecendo as mágoas, libertando os rancores e, em muitos casos, superando traumas passados.

  1. Criatividade, produtividade e memória

Alguns estudos têm apontado que a meditação fortalece as nossas conexões neurais, ampliando as nossas capacidades mentais. A criatividade, a produtividade e a memória, por exemplo, seriam algumas dessas capacidades beneficiadas pela prática regular da meditação.

Assim, para quem deseja uma mente mais criativa e uma memória mais afiada, a meditação é uma ótima recomendação, desde que seja entendida como um hábito e não como um ato isolado.

  1. Qualidade do sono

Pessoas que enfrentam ansiedade e depressão, ou mesmo as pessoas que estão preocupadas com algum motivam pontual podem sofrer com a insônia, que é a dificuldade em pegar no sono ou em manter o sono pela noite.

Meditar antes de dormir pode ser uma boa ideia para resolver o problema, já que a técnica diminui a velocidade dos pensamentos, deixa as preocupações de lado e promove relaxamento e tranquilidade – tudo que uma boa noite de sono precisa ter.

  1. Empatia e melhores relacionamentos

Como citado anteriormente, a prática da meditação nos dá mais clareza de pensamentos. Isso nos ajuda não apenas a alcançar nossos objetivos, mas também a reconhecer nossos erros e a colocarmo-nos no lugar do outro com mais facilidade.

A empatia é a chave para bons relacionamentos, sejam  relações familiares, amizades, amores ou parcerias profissionais. No calor do momento, quantas palavras agressivas não são ditas, não é mesmo? A meditação ajuda a evitar que isso aconteça.

  1. Redução da pressão arterial

Falando agora dos benefícios físicos da meditação, há estudos científicos que apontam que a prática, desde que feita de modo regular, reduz os níveis de pressão arterial.

Como a meditação promove relaxamento e ameniza o estresse, que é uma das causas da pressão elevada, ela pode ser uma importante aliada em quadros hipertensivos. No entanto, nenhum tratamento medicamentoso deve ser substituído pela meditação, mas apenas complementado pela técnica.

  1. Fortalecimento da imunidade

A meditação nos leva a um estado de bem-estar e tranquilidade. De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, quando alcançamos esse estado, o organismo intensifica a ação da enzima telomerase, ligada ao sistema imunológico. Essa enzima aumenta a longevidade das nossas células de defesa, aumentando a nossa imunidade contra diversas doenças.

Portanto, além de amenizar o estresse, a meditação também ajuda a fortalecer o organismo de maneira geral, prevenindo doenças e promovendo mais saúde.

  1. Redução de dores crônicas

Por fim, outra grande vantagem da meditação é a redução de dores crônicas. Segundo um estudo conduzido pelo Centro Médico Wake Forest Baptist, em Winston-Salem, Estados Unidos, a meditação da atenção plena (mindfulness) ajuda as pessoas que a praticam a diminuírem a sensibilidade às dores, desativando circuitos cerebrais específicos.

Portanto, além de todos os benefícios mentais que a meditação proporciona, o bem-estar físico também é promovido por essa técnica.

Agora que você já conhece todos esses benefícios, que tal começar a praticar a meditação? No meu canal no YouTube (José Roberto Marques – IBC Coaching), você tem acesso a uma playlist cheia de meditações guiadas para encontrar a paz, a prosperidade, o relaxamento e a energia positiva para combater o sofrimento e o estresse.

Se você foi convencido por essa lista de motivos, deixe seu comentário abaixo e compartilhe o artigo com quem também deseja uma vida de mais saúde física e mental.