A série 13 Reasons Why, lançada em 2017 pela Netflix, é baseada em um livro de mesmo nome e trata de um assunto bastante delicado, que é o suicídio, mais precisamente entre jovens. A produção logo se tornou um grande sucesso e dividiu opiniões, já que houve quem elogiasse a coragem de abordar um tema tão necessário e, também, quem a considerou perigosa para jovens vulneráveis.

Convido você a fazer uma reflexão comigo a respeito da série, seus pontos mais delicados e a sua importância para alertar a todos em relação a problemas como o bullying e a depressão.

Resumo da Série 13 Reasons Why

Caso não tenha assistido, a série gira em torno de Clay Jensen, um adolescente que encontra uma caixa misteriosa exatamente duas semanas após o falecimento de sua colega de escola, Hannah Baker, que tirou a própria vida. A caixa contém 13 fitas de áudio gravadas pela própria garota, cada uma relatando uma das 13 razões pela qual ela tomou essa decisão, o que inclui situações bastante delicadas de abuso e bullying.

Durante os episódios, Clay vai ouvindo cada uma das fitas e começa a perceber que, por trás do sorriso que ela via na face de Hannah, havia muito sofrimento e questões que envolvem outros colegas e até mesmo a direção da escola. Algumas das principais polêmicas envolvem o fato de que as cenas são bastante diretas, sem muita sutileza, e, também, a culpabilização de terceiros.

Foram lançadas duas temporadas de 13 Reasons Why, cada uma com 13 episódios, além de um especial chamado Beyond The Reasons (Além das Razões, em português). A quarta temporada já foi confirmada para 2019.

Os Impactos Causados Pela Série 13 Reasons Why

Assim como muitas coisas na vida, não há como dizer que 13 Reasons Why seja uma produção completamente boa ou ruim para todos, já que pode ter efeitos diferentes em cada indivíduo. Por isso, é necessário ter bastante cuidado em relação às indicações dessa série, pois, enquanto pode ser bastante positiva para conscientizar os jovens em relação ao bullying e outros tipos de abusos, para outros que estão em situação vulnerável pode ser um tanto quanto perturbadora e gerar sentimentos negativos.

PSC

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com mais de 20 mil jovens mostra bastante essa diferenciação nos impactos causados. Entre aqueles sem nenhum histórico de transtorno psicológico, quase 5% dos entrevistados afirmaram ter cogitado fazer algo contra a própria vida após assistirem a série.

Dentre os jovens que sofrem com algum tipo de transtorno, como é o caso da depressão, a porcentagem se mostra ainda maior, subindo para de 21%. Esses dados se mostraram extremamente preocupantes e provam o quanto é necessário ter atenção em relação a quem deve ou não assistir, pois não há como garantir o efeito que a história irá causar em cada indivíduo.

Por outro lado, quando o tema é especificamente o bullying, 40% dos jovens consultados assumiu já ter praticado atos ofensivos em relação aos colegas e, desse grupo, 90% disse que a série serviu como um incentivo para que parassem de agir dessa maneira. Aqui vemos um efeito bastante positivo e que mostra o quanto é complexo tratar de um tema como esse, já que os resultados são múltiplos.

Pontos Importantes a Serem Considerados

Logo no início do primeiro episódio, os atores aparecem fazendo uma breve apresentação sobre o conteúdo que está por vir. Eles afirmam que a produção irá tratar de temas delicados que são importantes de serem falados, como bullying, suicídio, abusos e uso de substâncias, mas que, caso o espectador esteja passando por um problema do tipo, talvez seja melhor não assistir ou fazer isso com a companhia de um adulto confiável.

Eles citam, ainda, a importância de se abrir com os pais, amigos, conselheiros da escola ou algum adulto de confiança. No Brasil, temos um serviço fantástico de aconselhamento para pessoas que estão em um momento de fragilidade, chamado Centro de Valorização da Vida, ou CVV. Caso sinta vontade de conversar com alguém e não tenha ninguém por perto, basta ligar para o número 188 e uma pessoa capacitada irá te ouvir e te aconselhar.

A fala dos atores nessa breve apresentação encerra com uma mensagem muito importante, que é a de que falar sobre o que se sente torna tudo mais fácil. Por isso é tão necessário iniciar esse diálogo em casa, nas escolas, empresas, igrejas e diversos outros tipos de organização, para que os jovens e todos aqueles que estejam passando por problemas emocionais se sintam verdadeiramente acolhidos.

Se você tem filhos adolescentes e eles demonstrarem interesse em assistir, pense na possibilidade de fazer isso com eles. Assim, irá entender todo o conteúdo apresentado e poderá orientá-lo em relação ao que for visto, iniciando um diálogo bastante positivo sobre temas delicados, mas necessários de serem abordados. Proibir não é um caminho muito positivo porque gera um interesse e uma curiosidade ainda maiores.

Lições Que Podemos Aprender Com a Série 13 Reasons Why

Para finalizar, gostaria de compartilhar cinco importantes lições que acredito que a série nos ensine, veja quais são elas.

1 – Pode acontecer com qualquer um: a depressão, o bullying e outras situações de abuso podem acontecer com qualquer um. Por isso, é fundamental estar sempre atento ao comportamento de amigos e familiares para identificar possíveis sinais.

2 – Ações e palavras têm consequências: muitas vezes, algo que para você foi uma brincadeira, para outra pessoa pode ser uma grande ofensa. Então, o melhor é sempre evitar agir dessa forma e ser respeitoso com todos.

3 – A verdade tem versões diferentes: cada indivíduo enxerga uma situação através de sua própria perspectiva, baseado em seus valores e experiências, o que faz com que as reações possam ser diferentes.

4 – É importante falar sobre os problemas: nunca guarde o seu sofrimento para si, se abrir com uma pessoa da sua confiança é fundamental para que aprenda a lidar positivamente com aquilo e encontre soluções para superar o que está sentindo.

5 – Seja gentil com todos: não dá para saber quando outra pessoa está passando por problemas. Por esse motivo, devemos ser sempre gentis com todos.

Espero que este artigo tenha te ajudado de alguma forma, seja para se informar em relação à série, buscar ajuda em relação a algo pelo qual esteja passando ou ajudar alguém a ultrapassar essa fase. Desejo a você muita luz, sabedoria e serenidade.

 

Copyright: 1087747052 – https://www.shutterstock.com/pt/g/helgaesteb