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10 passos para crescer de forma orgânica do Instagram

Por: José Roberto Marques | Blog

Crescer no Instagram significa obter mais seguidores, mais curtidas, mais compartilhamentos, mais comentários e, consequentemente, mais clientes em potencial para a sua empresa. Algumas pessoas acreditam que esse crescimento só é possível por meio dos impulsionamentos pagos, isto é, do investimento publicitário que o Instagram possibilita.

No entanto, antes mesmo de impulsionar um post, é interessante que ele já tenha um bom desempenho orgânico, ou seja, sem esse impulsionamento. Crescer organicamente é perfeitamente possível, desde que os conteúdos produzidos sejam de qualidade. Para “acelerar” esse processo, há alguns passos que podem ser seguidos. Confira-os a seguir e boa leitura!

1. Conheça o perfil do seu público

O primeiro passo é conhecer o perfil das pessoas que seguem a sua página. Observe, nas estatísticas da plataforma, fatores como: faixa etária, gênero, localização geográfica etc. Esses dados já dão uma boa base sobre como você deve se comunicar com essas pessoas.

Além disso, monitore as curtidas e comentários que as suas publicações recebem. Esses dados revelam os tipos de post e os assuntos que mais agradam e que mais provocam engajamento junto ao seu público. Atente-se a essas características e tenha o seu perfil de seguidor em mente ao criar os seus conteúdos.

2. Não economize nas legendas

É fato que o Instagram é uma rede social essencialmente visual. Entretanto, as legendas dos posts têm adquirido cada vez mais importância. Por isso, escreva textos mais longos e atrativos, que permitam que os seus seguidores aprendam mais informações e conheçam melhor a sua história e as suas ideias.

Além disso, é sabido que o algoritmo do Instagram beneficia as páginas em que os usuários passam mais tempo. Portanto, uma legenda maior faz com que as pessoas, naturalmente, permaneçam por mais tempo nos seus posts, o que será visto com bons olhos pela rede.

3. Produza mais conteúdo em vídeo

O crescimento do conteúdo em vídeo é uma tendência já consolidada nos últimos anos, não apenas no Instagram, como também em outras redes sociais. Esse formato também tem sido beneficiado pelos algoritmos, já que oferece mais dinamismo e enriquece o conteúdo das páginas.

Os reels, as lives, os stories e os próprios vídeos que você posta no feed tornam a sua página mais atrativa. Nesses locais, você pode criar animações e também mostrar os seus vídeos interagindo com os seus seguidores. Mostrar o seu rosto e a sua voz é uma forma de humanizar a sua marca, compartilhar conhecimentos, mostrar novos produtos etc.

4. Identifique os melhores dias e horários para publicação

O Instagram Analytics é uma plataforma que mostra, nas páginas corporativas, alguns dados estatísticos sobre o seu desempenho. Entre esses dados, estão os dias e horários em que a sua página mais recebe visualizações, isto é, os momentos em que o seu público é mais ativo na web.

Aproveitar esses horários tende a aumentar também os engajamentos com os seus posts. Além disso, observe a própria natureza da sua página. Se você é o dono de uma pizzaria, será que faz sentido publicar conteúdo pela manhã? Observe estrategicamente os melhores dias e horários para publicar os seus conteúdos.

5. Utilize hashtags

As hashtags são palavras e/ou expressões que sucedem o símbolo da cerquilha (#) para categorizar aquele conteúdo em determinados assuntos. Assim, se você faz um post sobre natação, pode utilizar hashtags do tipo: #natacao, #swimming, #esportes #esportesaquaticos etc.

Utilize as hashtags nas legendas dos seus posts (não mais do que cinco, segundo os especialistas). Assim, sempre que alguém pesquisar no Instagram aquela palavra que você utilizou na hashtag, esse usuário poderá se deparar com o seu post. Isso tende a aumentar as visualizações e os engajamentos do seu conteúdo.

Você é feliz?

6. Crie conteúdos que possam ser compartilhados

Quando você estiver criando um conteúdo, pense: que tipo de post as pessoas gostam de compartilhar com os seus colegas, amigos e familiares? O compartilhamento é uma ferramenta que, organicamente, populariza a sua marca, afinal de contas, os seus seguidores enviam os posts da sua página a outras pessoas, com um bom potencial de crescimento para você.

Dessa forma, crie conteúdos que têm um bom potencial para serem compartilhados, como frases de motivação, dicas, conteúdos divertidos, enfim, identifique o que for mais atrativo ao seu público. Uma boa estratégia é checar nos seus posts antigos aqueles que tiveram mais compartilhamentos e seguir a mesma estrutura ou assunto deles.

7. Ofereça recompensas pelos engajamentos

Outra dica importante para obter mais compartilhamentos é adicionar estímulos mais diretos aos seus posts. Assim, incluir “recompensas” para quem compartilhar o seu conteúdo ou marcar amigos nos comentários pode ser uma boa dica.

As recompensas a serem oferecidas podem ser as mais diversas possíveis, como: participar dos “melhores amigos” no Instagram, ser aceito em grupos no WhatsApp ou no Telegram, concorrer a determinados produtos, receber descontos, entre outros. Use a sua criatividade!

8. Jogue a favor do algoritmo

O Instagram frequentemente lança novos recursos e novos formatos para a publicação de conteúdos. Os posts que utilizam essas ferramentas recém-lançadas geralmente são beneficiados pelos algoritmos da plataforma, sendo mais visualizados pelos usuários.

Além do mais, lembre-se daquela estratégia de fazer com que os seus usuários permaneçam o máximo possível de tempo na página. Por isso, além das longas legendas, pense em outros recursos que podem fazer com que as pessoas se demorem mais analisando os seus posts, como vídeos, jogos, enquetes, enfim, elementos mais interativos.

9. Aproveite as tendências do momento

Quer mais uma dica para crescer organicamente no Instagram? Embarque nas tendências do momento para mostrar que você é uma marca popular e antenada ao que se passa ao seu redor.

Aproveite as músicas, os memes, as frases, os assuntos, as hashtags, os formatos, os filtros, enfim, todos os elementos que estão fazendo sucesso no momento. Isso aumenta o seu grau de conexão com os seus seguidores. Apenas certifique-se de inserir esses itens de forma contextualizada e natural, sem forçar a barra, OK?

10. Faça colaborações

Por fim, lembre-se da velha frase que diz que, na vida, nada se faz sozinho. No Instagram, não é diferente, de modo que a união continua, firme e forte, fazendo a força! Dessa forma, faça colaborações com outros produtores de conteúdo.

Quando diferentes marcas se unem na produção de um conteúdo, elas “compartilham” os seus seguidores e também as suas próprias credibilidades. Por isso, faça posts de colaboração. Além disso, lembre-se de que as lives com outros produtores de conteúdo são as melhores sugestões nesse sentido, já que o público de um produtor pode acabar se interessando também pelo outro, e vice-versa.

Como é possível perceber, não faltam mecanismos para que as páginas possam crescer organicamente no Instagram. Só neste artigo, você conferiu 10! Contudo, é necessário ressaltar que esses recursos devem ser utilizados com moderação, já que, quando empregados em excesso, eles podem perder o seu efeito junto ao público. Portanto, seja estratégico e procure utilizá-los em momentos de crise ou perto de lançamentos de produtos ou anúncios de eventos, por exemplo.

Gostou das dicas? Você faz uso de alguma das estratégias apontadas acima no Instagram? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além disso, lembre-se de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, colegas, familiares e com quem mais possa se beneficiar destas informações, por meio das suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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