O coaching é um processo por meio do qual um indivíduo (conhecido como coachee) passa por sessões com um profissional especialista em desenvolvimento humano (o coach). A ideia é que essas sessões sejam úteis para que o indivíduo conheça melhor a si mesmo, defina objetivos sólidos e seja capaz de conquistá-los em um prazo relativamente curto.

Portanto, o coaching é o método ideal para quem deseja descobrir os seus propósitos pessoais e profissionais e definir uma estratégia para concretizá-los. As respostas estão sempre dentro de nós, de modo que o coach atua como um facilitador dessa autodescoberta. Neste artigo, você vai conferir 10 benefícios que esse processo pode oferecer a você!

1. Autoconhecimento

Muitas vezes, a vida passa de forma tão corrida que nem mesmo refletimos sobre os rumos que ela está tomando. Quem sou eu? O que me faz feliz? O que é a felicidade para mim? Eu sou feliz com a vida que tenho hoje? Muita gente conduz a vida de forma tão automática que nem reflete sobre si mesmo.

Além disso, o autoconhecimento nos permite identificar os pontos fortes do indivíduo, que podem aproximá-lo da sua felicidade, e os pontos que ainda precisam de mais desenvolvimento para ajudar a pessoa nessa jornada.

2. Identificação de propósitos de vida e definição de objetivos

Quando uma pessoa conhece bem a si mesma, ela consegue identificar o seu propósito de vida, ou seja, o que dá sentido à sua existência. Para muitas pessoas, pode ser exercer uma profissão específica, ajudar o próximo, fazer o bem pela natureza, desenvolver uma vocação artística, e por aí vai.

A partir do reconhecimento desse propósito de vida, o indivíduo consegue transformá-lo em um objetivo, ou seja, em um conjunto de metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e definidas em um prazo determinado. O alcance desses objetivos possibilita a vivência plena do propósito de vida, o que torna a pessoa mais feliz e realizada.

3. Ações estratégicas

PSC

O que as sessões de coaching fazem, essencialmente, é fazer com que o coachee identifique o seu estado atual e o seu estado desejado, de modo que possa listar uma série de ações estratégicas que conectem os dois pontos, permitindo o alcance do objetivo.

Por exemplo: se uma pessoa deseja passar em um concurso público, o coach a orientará a desenvolver um plano de estudos, contendo: materiais didáticos, cursos complementares, definição de dias e horários de estudo, realização de simulados, aprendizado de técnicas de absorção do conhecimento, e por aí vai.

4. Automotivação

Outro aspecto que precisa ser citado em relação ao processo de coaching é a motivação. Sabemos que definir um objetivo e partir em busca dele não é fácil. Aparecem obstáculos no meio do caminho que nos levam a renunciar muitas coisas em nome das metas que definimos.

Sendo assim, é fato que a motivação oscila. Em um dia, estamos cheios de energia. No outro, queremos desistir de tudo. As sessões de coaching ajudam o indivíduo a fazer uso de técnicas em que ele mesmo possa recuperar a sua motivação, superando esses momentos de crise.

5. Foco e disciplina

Além da motivação, qualquer pessoa também precisa de foco e disciplina para alcançar as suas metas. Esse é um dos pontos mais reforçados nas sessões de coaching. Voltando ao exemplo da pessoa que deseja ser aprovada em um concurso público, ela não alcançará o seu objetivo se ficar indo ao shopping na hora que foi programada para estudar, concorda?

Por isso, desenvolver o foco e a disciplina significa dizer “não” a tudo aquilo que atrapalha o planejamento estratégico que foi desenhado. Muitas vezes, é o ponto mais complexo do processo, mas é também o mais determinante na conquista do sucesso.

6. Inteligência emocional

A inteligência emocional é a compreensão das emoções que a pessoa sente, das origens delas e das maneiras adequadas de administrar intensidade dos sentimentos. As emoções positivas são ótimas, mas também temos que lidar com aquelas menos agradáveis, como a culpa, a raiva, o arrependimento, a tristeza, o medo, a ansiedade, a inveja etc.

Os coaches geralmente têm uma formação bastante completa, com estudos em diferentes áreas, como a administração, a gestão de pessoas, a psicologia, e por aí vai. Por isso, eles também podem ajudar o coachee a refletir sobre os seus padrões emocionais e a transformá-los em padrões mais saudáveis e funcionais.

7. Administração adequada do tempo

O dia tem as mesmas 24 horas para todo mundo, mas o ritmo moderno de vida tem feito com que elas já não pareçam suficientes. Infelizmente, não temos como prolongar o dia, mas o que podemos fazer é melhorar a forma como administramos o nosso tempo.

Isso envolve organizar a vida, planejar o dia e equilibrar os compromissos e tarefas que devemos desenvolver ao longo da semana. O processo de coaching permite que o indivíduo desenvolva a capacidade de estabelecer prioridades, diminuindo o tempo dedicado a atividades que não são importantes no momento (desperdício). Isso, contudo, não quer dizer abrir mão do descanso, do lazer e da vida pessoal — que são elementos essenciais à felicidade de qualquer pessoa.

8. Aumento na produtividade

Em consequência do item anterior, também podemos considerar que o coaching eleva a produtividade do indivíduo, pois uma boa gestão do tempo permite que ele produza mais em menos tempo — que é a definição de produtividade. Ser produtivo, contudo, não deve ser confundido com estar sempre ocupado. A questão é ocupar-se com as atividades certas, evitando a procrastinação.

O processo leva em consideração a adoção de uma rotina saudável, respeitando os limites do corpo e da mente, a necessidade do sono e do descanso, o tempo para as atividades físicas, os momentos de lazer e vida pessoal etc.

9. Eliminação das crenças limitantes

As crenças limitantes são pensamentos em que acreditamos porque a sociedade nos impõe, porque ouvimos desde a infância ou porque familiares e amigos os afirmam com frequência, mas que em nada nos ajudam. Ao contrário, são crenças sem qualquer fato que as comprove e que limitam as nossas possibilidades de atuação.

“Eu sou assim e não posso mudar”, “gente honesta nunca enriquece”, “só vou passar nesse concurso se eu nascer de novo” e “liderança é um dom, e eu não tenho como desenvolver” são alguns exemplos. O coach, conversando, consegue identificar esses bloqueios mentais do coachee, de modo que possa conduzir uma reflexão acerca dessas falsas verdades, desconstruindo-as e substituindo-as por pensamentos mais apropriados.

10. Mudanças positivas de hábitos

Por fim, é fato que quando uma pessoa muda as suas crenças, ela naturalmente muda também os seus hábitos. Uma pessoa que passou a vida acreditando que quem nasce pobre morre pobre e desconstrói essa crença começará a agir no sentido de enriquecer, por exemplo.

Por isso, o coaching, por meio do autoconhecimento, leva o indivíduo a reconhecer os seus comportamentos que o têm afastado dos seus objetivos e da sua felicidade. Ao identificá-los, tem início uma fase de transformação, isto é, de substituição por hábitos melhores. Pessoas que acreditavam que jamais poderiam emagrecer, por exemplo, se surpreendem com a capacidade do seu corpo e da sua mente de mudarem diante de hábitos mais saudáveis.

Os 10 motivos acima revelam como o coaching é uma ferramenta transformadora, capaz de fazer com que as pessoas encontrem e revelem ao mundo a melhor versão de si mesmas. Nesse sentido, lembre-se de que o IBC — Instituto Brasileiro de Coaching é a grande referência nacional, contando com métodos exclusivos e cientificamente comprovados, além de profissionais de altíssima qualificação!

E você, querida pessoa, já participou de um processo de coaching? O que está esperando? Venha nos conhecer! Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!