O luto é um sentimento de profunda tristeza que os seres humanos experimentam quando sofrem uma grande perda. Em grande parte dos casos, está relacionado ao falecimento de um ente querido, porém, também pode ocorrer em situações diferentes, como o fim de um relacionamento amoroso, a perda de um emprego e outros tipos de rompimentos. É uma fase necessária e natural, contudo, entender mais a respeito pode fazer com que seja menos dolorosa. Pensando nisso, preparei uma seleção com dez livros sobre luto, que mostram como ele se manifesta dentro de cada um.

O coaching vai te ajudar com seu controle emocional
Saiba mais sobre coaching baixando esse ebook grátis!

10 Livros Sobre o Luto Para Entender Melhor Esse Sentimento

Os livros são uma fonte poderosíssima de conhecimento, através deles temos acesso a uma série de informações que podem nos ajudar a viver de forma mais equilibrada. Em se tratando especificamente sobre o luto, diversos autores publicaram obras bastante interessantes, que nos levam a enxergar esse sentimento sob uma nova perspectiva. Veja, a seguir, dez livros que tratam do tema de maneiras diferentes e muito esclarecedoras.

1 – O Ano do Pensamento Mágico, de Joan Didion

Joan Didion é uma escritora norte americana bastante aclamada nos Estados Unidos e em diversos outros países. Em “O Ano do Pensamento Mágico”, ela compartilha as experiências que viveu durante o período em que perdeu seu marido e teve que lidar com a doença da filha. Trata-se de uma história bastante tocante que mostra a forte ligação que tinha com a família e como conseguiu compreender o luto.

2 – A Anatomia de Uma Dor – Um Luto em Observação, de C. S. Lewis

O título do livro representa exatamente o que ele é, pois Lewis conseguiu expressar com extrema sinceridade em cada página a dor que estava sentindo ao perder sua esposa. Nele, é possível identificar as várias fases do luto e a confusão de emoções geradas por ele, o que inclui raiva, dúvida, questionamento da fé e, claro, uma intensa tristeza. Mesmo aqueles que não são religiosos como Lewis certamente irão se identificar com os seus relatos.

3 – Quando Coisas Ruins Acontecem às Pessoas Boas, de Harold Kushner

Harold Kushner era jovem quando soube que seu filho de três anos estava com uma doença fatal. Esse diagnóstico o levou a refletir sobre como Deus poderia permitir que pessoas boas sofressem. Neste livro, ele compartilha como combinou sua fé com o medo e as dúvidas e conseguiu superar a dor. Além da própria experiência vivida por Harold, a obra apresenta histórias de pessoas que ele ajudou ao longo de sua carreira como rabino.

4 – Quando Tudo Se Desfaz, de Pema Chödrön

PSC

Este livro traz uma coleção de pensamentos da monja budista Pema Chodron que falam sobre como lidar com a tristeza, a doença, o medo e mais uma série de sentimentos ligados ao luto. Ela aconselha aqueles que estão sofrendo a se moverem em direção à dor, em vez de fugir dela, pois acredita que abraçar a situação ou a emoção negativa ajudará o leitor a encontrar maneiras positivas de lidar com aquilo e, finalmente, se curar.

5 – PS, Eu Te Amo, de Cecelia Ahern

Este livro fez tanto sucesso que acabou se transformando também em roteiro para o cinema. Conta a história de uma mulher que vive um casamento maravilhoso, até que o seu marido morre. Ela se vê completamente sozinha, então, encontra cartas deixadas pelo seu grande amor que a incentivam a recomeçar e a ir em busca de novas fontes de felicidade.

 

Dê um novo significado aos momentos marcantes de sua vida!
Saiba mais sobre coaching baixando esse ebook grátis!

6 – Quem é Você, Alasca?, de John Green

Miles Halter é um jovem que está em busca do significado da vida. Então, muda-se para uma nova escola, onde conhece Alasca Young, uma garota bonita e muito inteligente que o deixa completamente encantado. Por mais dramático que seja o desenrolar da história, podemos encontrar importantes lições a respeito de amor e amizade, o que pode ser bastante reconfortante para quem está passando por um momento delicado.

7 – A História de Uma Viúva, de Joyce Carol Oates

Este livro é um relato da autora, Joyce Carol Oates, que utiliza de todo o seu talento como romancista para narrar o processo de perda do seu parceiro de toda a vida, o marido com quem foi casada por quase 50 anos. Ela mostra o quanto é doloroso perder alguém por quem se tem um amor profundo e fala sobre como o luto é transformador e pode levar uma pessoa a agir de maneiras diferentes e mais positivas.

8 – Pequenas Delicadezas: Conselhos Sobre o Amor e a Vida, de Cheryl Strayed

Cheryl Strayed reuniu neste livro uma bela e reconfortante coleção de lições que aprendeu ao longo dos anos, relacionadas à morte, perda, sofrimento e vários outros temas. A autora não conta apenas sua história e também compartilha um conhecimento valioso para que leve contigo, não importa o que esteja passando. Este obra tem a dose de humor que você pode estar precisando agora, pois o riso, em muitos casos, pode ser o melhor remédio.

9 – Você Pode Curar Seu Coração, de Louise Hay e David Kessler

Louise Hay foi uma mulher fantástica que passou por experiências bastante dolorosas e conseguiu se reerguer. Em “Você Pode Curar Seu Coração”, ela e David Kessler, outro grande autor do gênero autoajuda, mostram como é possível encontrar a paz após passar por uma grande perda. Além de palavras de conforto, compartilham dicas práticas para superar a dor e se tornar mais forte.

10 – A Cabana, de William P. Young

Por último, um dos meus livros preferidos, que também deu origem a um filme de grande sucesso. Conta a história de um homem que perdeu tragicamente a sua filha de seis anos de idade. Enquanto experimenta um grande luto, recebe um chamado para ir até a cabana onde tudo aconteceu e lá toda a sua dor e inconformismo se transformam em perdão e acolhimento. Uma leitura bastante reconfortante e que certamente irá aquecer o seu coração.

Já conhecia alguma das obras da lista? Se sim, deixe o seu comentário contando sobre o que achou. Se ainda não leu, leia e volte aqui para compartilhar as suas percepções, afinal sempre podemos aprender muito através da visão de outras pessoas. Boa leitura!

Créditos da Imagem: Por Chinnapong – ID da foto stock livre de direitos: 1048916384