Ao longo dos tempos, grandes líderes se destacaram por seus feitos e entraram definitivamente para a história. Dos mais antigos aos contemporâneos, todos deixaram um legado de frases impactantes que inspiram líderes de todo o mundo.

Se você trabalha gerenciando pessoas, certamente deve ter sua frase preferida e que serve como um norteador para sua liderança. Algo que funcione como um mantra, que guie suas decisões e faça com que se lembre do seu propósito. Se ainda não tem, vale a pena conferir as frases sobre liderança que serão apresentadas a seguir para se inspirar.

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

Conteúdos

10 Frases de liderança para inspirar e refletir

Cada frase a seguir fala sobre a liderança através de diferentes aspectos. Leia com atenção e confira a reflexão em seguida para se inspirar.

1. “Administração é fazer as coisas direito. Liderança é fazer as coisas certas.” – Peter Drucker.

Considerado o pai da administração moderna, Peter Drucker diz através dessa citação que, mais do que seguir regras, um líder deve estar atento ao ambiente e às pessoas para fazer a coisa certa. Isso nenhum livro ou cartilha irá ensinar, pois se trata de um conhecimento que vem através das experiências e percepções sobre o ser humano, o mercado, a sociedade.

Busque, sim, fazer as coisas de forma correta, sendo um bom administrador. Mas não fique apenas nisso, vá além, seja um verdadeiro líder que faz o que sente que é necessário para o bem do seu negócio, da sua equipe e do seu propósito.

2. “Uma boa liderança consiste em demonstrar às pessoas comuns como fazer o trabalho de pessoas superiores.” – John D. Rockefeller.

PSC

John Davison Rockefeller foi um grande empresário norte americano, que também ficou conhecido por seus atos de filantropia. Nessa frase ele fala a respeito da importância de inspirar as pessoas e extrair o melhor que cada uma tem a oferecer. Afinal, liderar não é esperar que os colaboradores cheguem prontos e sim lapidá-los dia após dia para que cresçam cada vez mais.

3. “Bons líderes fazem as pessoas sentirem que elas estão no centro das coisas, e não na periferia. Cada um sente que ele ou ela faz a diferença para o sucesso da organização. Quando isso acontece, as pessoas se sentem centradas e isso dá sentido ao seu trabalho.” – Warren Bennis.

Warren Bennis é considerado um dos pioneiros nos estudos sobre liderança e, por isso, era um grande entendedor do assunto. O pensamento que ele destaca através dessa citação diz respeito à importância de cada funcionário ter consciência sobre o seu valor. Afinal de contas, todos são essenciais para o funcionamento do negócio.

A partir do momento em que um profissional enxerga que não é apenas mais um e que tem sua relevância, se sente muito mais motivado a dar o seu melhor. Portanto, sempre deixe claro a cada colaborador a sua importância dentro do todo, valorize-os, ouça o que têm a dizer. Essas ações irão impactar diretamente nos resultados da empresa e contribuir para um clima colaborativo e harmonioso.

4. “A mudança não virá se esperarmos por outra pessoa ou outros tempos. Nós somos aqueles por quem estávamos esperando. Nós somos a mudança que procuramos.” – Barack Obama.

Barack Obama foi o 44º presidente dos Estados Unidos e ficou conhecido como um grande líder. Nessa citação ele fala sobre o quanto devemos buscar agir hoje, com o que temos aqui e agora, em vez de esperarmos por tempo e condições melhores. Afinal de contas, nós somos a mudança e devemos agir de modo a honrar isso.

5. “Ao olhar para o próximo século, os líderes serão aqueles que capacitam os outros.” – Bill Gates.

Fundador da Microsoft e considerado um dos homens mais ricos do mundo, Bill Gates ressalta nessa citação a importância de capacitar os outros. Um grande líder não é aquele que deseja todo conhecimento para si, ele compreende que o compartilhamento é fundamental. É através da troca que se multiplica o aprendizado e se alcança resultados extraordinários!

6. “Líder é aquele que vê mais que os outros, além dos outros e antes que os outros.” – Leroy Eims.

Leroy Eims, autor de uma série de livros sobre liderança, destaca nessa frase a importância da visão do líder. Afinal de contas, ele é o capitão do navio e, portanto, precisa estar atento a tudo, aos possíveis perigos, à melhor rota a ser seguida, ao papel de cada membro da tripulação.

Por mais que cada indivíduo tenha suas responsabilidades dentro de uma empresa, cabe ao líder direcionar sua equipe. E é a sua visão perspicaz que irá permitir que faça isso com excelência.

7. “Líderes são pessoas que inspiram com uma clara visão de como as coisas podem ser melhoradas. Seja aquele que energiza, que excita e que inspira, ao invés de ser um gerente que irrita, que deprime e que controla.” – Jack Welch.

Jack Welch foi um grande executivo norte americano e autor de diversos livros sobre gestão. Nessa citação ele fala sobre o papel do líder em relação aos aspectos emocionais da equipe. Afinal de contas, mais do que cobrar produtividade, é preciso inspirar as pessoas para que se sintam motivadas a dar o seu melhor.

Um líder que não contribui para a harmonia do ambiente, está sempre irritado, controla cada passo dos funcionários e gera tensão é, na realidade, um mero chefe. É preciso ter sempre em mente que liderança não é algo que é concedido e sim conquistado.

8. “Os líderes nascem ou são feitos? Esta é uma falsa dicotomia, os líderes não nascem e nem são feitos. Os líderes escolhem ser líderes.” – Stephen Covey.

Existe uma certa polêmica em relação à liderança, se líderes nascem com esse dom ou se podem ser construídos. Para Stephen Covey, autor do bestseller Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, não se trata de nascer ou adquirir as habilidades necessárias e sim de escolher se tornar um líder.

A partir da citação podemos concluir que é através de uma escolha que um verdadeiro líder nasce. Afinal, quando se decide algo é sinal de que há um desejo e essa é a maior motivação que uma pessoa pode ter para se dedicar e alcançar os seus objetivos.

9. “A diferença entre um chefe e um líder: um chefe diz: vá! Um líder diz: vamos!” – George E. M. Kelly.

George E. M. Kelly foi um dos primeiros pilotos da divisão de aeronáutica do Exército dos Estados Unidos. Sua frase mostra de maneira bastante clara e simples sobre o quanto o líder deve ser um parceiro dos seus subordinados e não apenas alguém que dá ordens. Essa postura de companheirismo faz toda a diferença para construir uma relação de confiança com a equipe.

10. “A liderança é uma poderosa combinação de estratégia e caráter. Mas se tiver de passar sem um, que seja estratégia.” – Norman Schwarzkopf.

Norman Schwarzkopf foi um general do exército norte americano e fala nessa citação sobre o quanto o caráter é um elemento imprescindível para a liderança. Ele faz um comparativo com outro aspecto relevante, que é a estratégia, mas deixa claro que sem caráter ela deixa de fazer sentido.

Mesmo em diferentes momentos da história, todos estes líderes têm algo em comum: a paixão por liderar, desenvolver pessoas e conquistar grandes resultados. Esses são os diferenciais dos líderes de sucesso, o desejo de fazer a diferença nas empresas e na sociedade. Junte-se a esse grupo e seja também um líder extraordinário!

Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo através das suas redes sociais para passar a inspiração adiante!

Imagem: Por Dragon Images