Ser um gestor é ser um líder, ou seja, conduzir um grupo de pessoas à conquista de um objetivo determinado. A palavra gestor, no entanto, é mais utilizada no ambiente corporativo, designando os coordenadores e diretores de áreas e departamentos específicos.

É sabido que as competências de um gestor são muito impactantes nos resultados que aquele grupo pode obter. Por isso, contar com bons gestores é uma questão essencial ao sucesso de toda e qualquer organização. Se você pensa em ser um líder ou se deseja tornar-se um gestor ainda melhor, acompanhe as 10 dicas que reunimos neste artigo. Boa leitura!

1. Adquira conhecimentos técnicos constantemente

Para que você lidere um grupo, é preciso, naturalmente, que você tenha mais conhecimentos do que os seus liderados — ainda que nem sempre isso ocorra em algumas empresas. Portanto, se você deseja ser um gestor da área de marketing, por exemplo, é preciso que você tenha conhecimentos elevados nessa área (mesmo que não seja um especialista em um aspecto dela).

Isso quer dizer que bons gestores estão sempre aprofundando os seus conhecimentos. Eles leem livros, acompanham as notícias, se interam do desenvolvimento da sua área no Brasil e no mundo, participam de eventos do setor, realizam cursos de aperfeiçoamento, investem em treinamentos etc. Parar de estudar não é uma opção.

2. Estude sobre liderança

Para ser um gestor, não basta ter um conhecimento profundo sobre o assunto de responsabilidade do seu departamento. É preciso estudar também sobre a liderança em si, ou seja, sobre como ser um bom líder.

Administração, recursos humanos, gestão de pessoas e até mesmo a psicologia são algumas áreas do conhecimento que podem oferecer um auxílio nesse sentido. Bons líderes desenvolvem-se em diferentes aspectos, como: empatia, escuta ativa, clareza de comunicação, pensamento estratégico, tomadas de decisões e mediação de conflitos. Portanto, estude sobre todos esses temas também.

3. Tenha uma visão sistêmica do seu local de trabalho

PSC

Ao assumir a liderança de um setor ou departamento, é natural que o indivíduo fique muito focado nas rotinas, tarefas e preocupações específicas daquela área. No entanto, essa visão específica não pode impedir que o líder compreenda o todo daquela empresa.

É preciso entender como o departamento que ele gerencia influencia e é influenciado pelas demais áreas, afinal de contas, estão todas correlacionadas sob uma mesma organização. Essa consciência recebe o nome de visão sistêmica, ou seja, do todo. Ela é muito importante para que as decisões a serem tomadas sejam benéficas não apenas àquele departamento, mas para toda a organização.

4. Conheça a fundo os seus colaboradores

Ser um gestor significa liderar pessoas. Por isso, é importante conhecê-las a fundo, descobrindo os seus traços de personalidade, os seus hábitos, os seus talentos, as suas competências, as suas habilidades e também aqueles pontos que ainda precisam de melhorias.

Esse conhecimento dos colaboradores possibilita que o líder consiga distribuir adequadamente as tarefas do seu setor, respeitando a compatibilidade de perfis com as atividades a serem executadas. Além disso, ele também permite que o gestor oriente o desenvolvimento contínuo dos seus liderados e que construa com eles um relacionamento harmônico.

5. Estimule o bom convívio

Por falar em relacionamento harmônico, é importante que o gestor lide bem com todos os membros do seu time, mas também que estimule esse convívio pacífico entre os seus liderados. Por isso, é essencial que ele mantenha a calma e o equilíbrio emocional, sobretudo nos momentos de crise.

Além disso, o líder deve orientar os seus liderados a resolverem os problemas por meio do diálogo, mantendo sempre as informações com total clareza. A empatia e o altruísmo também devem ser estimulados, o que pode ser feito por meio de uma velha frase de sabedoria popular: “não faça ao outro aquilo que você não gostaria que fizessem com você”.

6. Seja um exemplo de organização e disciplina

Isso nos leva a crer que o líder precisa ser, acima de tudo, um exemplo positivo. Saiba que os seus liderados vão tomar você como referência para as suas próprias atitudes. Portanto, seja alguém dedicado, determinado, empenhado, motivado, inteligente e disciplinado em tudo aquilo que fizer no seu dia a dia.

Seja pontual em seus horários de expediente e em suas entregas, trabalhe com qualidade, demonstre os seus conhecimentos e as suas habilidades, planeje estrategicamente a rotina do seu departamento, mantenha um bom relacionamento com todos da empresa e saiba exigir o mesmo dos seus colaboradores, por meio do seu próprio exemplo.

7. Aprenda a ouvir os seus liderados

Um bom líder não é aquele que apenas dá ordens e cobra resultados. Isso é ser chefe, mas não necessariamente ser líder. Um líder dedicado explica o que deve ser feito, orienta, tira dúvidas, presta auxílio e, acima de tudo, mostra-se alguém acessível.

Gerenciar uma equipe significa estar aberto a ouvir o que os seus funcionários têm a dizer. Ouça atentamente às suas dúvidas, queixas, medos, necessidades, ideias, sugestões. São eles os indivíduos que lidam diretamente com as rotinas do departamento. Portanto, ouvi-los é um meio de obter informações valiosas, que podem ser utilizadas para melhorar cada vez mais o dia a dia do setor.

8. Planeje-se estrategicamente antes de tomar qualquer decisão

A rotina de um gestor é basicamente tomar uma decisão atrás da outra: criar novos projetos, propor ideias, decidir qual funcionário ficará responsável por qual atividade, resolver problemas etc. Todas essas ações têm em comum uma poderosa habilidade humana, que todo gestor deve desenvolver muito bem: a capacidade de tomar decisões.

Decidir é priorizar, ou seja, dizer “sim” a uma opção e “não” a todas as outras. Para que essa escolha seja eficaz e sábia, é preciso refletir e pensar estrategicamente, ou seja, fazer uso da razão, sem decidir no calor do momento. De preferência, inclua os membros da sua equipe nesse processo e ouça as suas opiniões, mas saiba que a decisão final é sua.

9. Ofereça feedbacks periódicos (e peça também!)

O feedback é um momento em que o líder reúne-se com o seu liderado para avaliar o seu desempenho. Esse processo é delicado e precisa ser conduzido com muito respeito àquele profissional que, antes de tudo, é também um ser humano. De preferência, faça reuniões individuais para o feedback.

Mostre os critérios de avaliação que foram utilizados e revele ao colaborador todos os pontos em que ele atingiu ou superou as expectativas, reconhecendo os seus méritos. Depois, é preciso também comentar os pontos que podem ser melhores. Ajude o colaborador nesse processo, apontando como ele pode melhorar — mudanças de atitude, aprofundamento em determinados conhecimentos, realização de treinamentos etc.

Além disso, é importante que o líder também peça um feedback dos seus liderados, o que pode ser feito por meio de questionários anônimos. Utilize as informações recebidas como críticas construtivas, de modo que você também possa ser um gestor melhor a cada dia.

10. Seja um motivador

Por último, mas definitivamente não menos importante, é importante enaltecer o caráter motivador do gestor. Se ele deseja empenho, dedicação e produtividade dos seus funcionários, deve ser ele o primeiro a manifestar esse tipo de atitude.

Portanto, saiba dar bons conselhos aos seus liderados. Critique de forma construtiva, mas também saiba elogiar a quem merecer. Demonstre que você acredita nas competências e nas habilidades de cada membro da sua equipe. A palavra de um gestor é importante nessas horas e pode ser um grande combustível à motivação e à produtividade de cada colaborador.

Como você pode ver, ser um bom gestor é um processo que se constrói dia após dia, por meio de diversas atitudes. Que as dicas acima tenham sido proveitosas a você. Coloque-as em prática e seja um líder extraordinário!

E você, sente-se apto a ser um bom gestor? Quais das dicas acima você já coloca em prática? Quais delas você ainda deve iniciar? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Além disso, lembre-se de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, colegas e com quem mais possa se beneficiar das informações acima!