Você sabia que as pessoas otimistas podem viver até 15% mais do que aquelas que não têm pensamentos tão positivos? Os dados foram obtidos a partir de um estudo publicado pelo PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), um periódico estadunidense, em 2019.

Se você deseja ver o copo meio cheio, saiba que ser otimista não é ser ingênuo e confiar sempre que tudo dará certo. No entanto, o otimismo nos leva a crer que, mesmo que as coisas não saiam como esperávamos, algo de bom pode ser aprendido para que tentemos mais uma vez, com mais confiança. Assim, o otimismo e a positividade nos tornam pessoas mais alegres, confiantes e saudáveis. Quer saber como desenvolver essa atitude? Então, confira as 10 dicas que separamos a seguir!

1. Agradeça diariamente pelo que você tem

Se no dia de hoje somente lhe fossem concedidos os itens pelos quais você já agradeceu, o que você teria?  Parece ser uma tendência humana focar naquilo que nos falta, ao invés daquilo que já conquistamos. A verdade é que muita gente gostaria de estar na sua pele, tendo as coisas que você tem e que nem dá o devido valor.

Você já parou para pensar naquilo que faz parte da sua vida? Casa, carro, emprego, comida, roupa, água, eletricidade, internet, lazer, entretenimento, família, amigos, saúde física, saúde mental, enfim, há uma série de coisas que você tem e que fazem você verdadeiramente feliz. A gratidão diária por tudo isso reforça em sua mente o quanto você realmente tem mais a agradecer do que a pedir.

2. Tenha metas para as diferentes áreas da sua vida

Por mais que você esteja feliz e satisfeito com o que você já tem, isso não quer dizer que você deva se acomodar. Muito pelo contrário, é preciso definir metas para as diferentes áreas da sua vida: família, amigos, finanças, trabalho, saúde, e por aí vai.

Ter metas é um estímulo para que você se mantenha ativo e na luta por condições de vida cada vez melhores e mais felizes — tanto para si quanto para as pessoas que estão ao seu redor. Pessoas sem metas não saem do lugar e, por isso, caem na ilusão de que a vida não faz sentido. Não permita que isso ocorra, definindo objetivos para a sua trajetória (desde que sejam realistas!).

3. Encare as dificuldades como desafios estimulantes

PSC

Ninguém merece ter que trocar um pneu numa segunda-feira pela manhã ou ser surpreendido pelo pedido do chefe para que você conduza uma reunião importante com investidores no dia seguinte, não é mesmo? Por mais estressantes que esses acontecimentos possam ser, entenda-os como ocasiões estimulantes ao desenvolvimento de diferentes competências.

Toda dificuldade traz algo a ser aprendido. Autonomia, responsabilidade, inteligência, administração das emoções, paciência e resiliência são alguns dos pilares mais frequentemente exercitados diante dos problemas que enfrentamos. Pense bem: será que você teria todas as qualidades que você tem hoje se não tivesse passado por problemas que permitiram que você as desenvolvesse? Lance sobre as dificuldades um olhar mais positivo!

4. Entenda os erros como aprendizados

Assim como as dificuldades em geral, o erro também faz parte da vida. Você, querida pessoa que agora lê este artigo, é um ser humano e, como qualquer outro, não é perfeito e tem o direito de errar. O erro não é o oposto do sucesso, mas uma etapa que o antecede. Muitos cientistas, antes de realizar descobertas geniais, tiveram diversas tentativas e teorias que se provaram erradas.

Errar significa que você está tentando, o que é o primeiro passo para o sucesso. O erro nos mostra os caminhos que não devemos escolher, o que nos ajuda a eliminar as opções até que encontremos a maneira correta de fazer as coisas. Antes de tirar aquele 10 na prova de matemática, você certamente cometeu erros nas aulas, e foram eles que o ensinaram o jeito certo. Jamais se culpe por errar!

5.Lembre-se dos momentos difíceis do passado que você superou

Muitas vezes, a postura pessimista vem de uma falta de autoestima ou de confiança em nossas próprias capacidades. É como se as adversidades da vida parecessem muito maiores dos que as nossas competências. Contudo, não acredite nessa ilusão.

Lembre-se de todas as dificuldades que você enfrentou no passado. Na época, você também achava que jamais sairia delas, mas, mesmo assim, esses dias ficaram para trás. Portanto, saiba que não há mal que dure para sempre. Dentro de você, existem conhecimentos, habilidades e forças que nem você mesmo conhece.

6. Tenha em mente que há males que vêm para o bem

Existem relatos de pessoas que se atrasaram, perderam importante voos a trabalho e, com isso, livraram-se de acidentes aéreos. É claro que esse é um exemplo extremo, mas o fato é que mesmo as circunstâncias negativas podem, na realidade, nos livrar de problemas ainda maiores.

Portanto, diante de uma adversidade, não lamente, mas confie nas circunstâncias da vida. O universo, Deus, a espiritualidade, o destino, ou o que quer que você acredite podem estar, na verdade, cuidando de você para que os seus caminhos sejam seguros. Mesmo que as coisas ruins que nos acontecem não façam sentido agora, é possível que encontremos esse sentido em algum momento futuro.

7. Monitore o tipo de conteúdo que você consome

Você sabia que o tipo de conteúdo que consumimos diariamente influencia o cérebro a ter uma determinada visão sobre o mundo e sobre a vida? Se você só assiste a telejornais sensacionalistas e a programas de fofoca e passa as noites navegando pelas redes sociais (onde a vida de todo mundo parece perfeita e infinitamente melhor do que a sua), que tipo de visão de mundo você acha que vai desenvolver?

Informe-se o suficiente, mas não dedique muito tempo do seu dia ao jornalismo, especialmente o de má qualidade. Da mesma maneira, utilize as redes sociais para interagir com os seus amigos, mas não creia que as vidas deles são perfeitas, pois não são. Consuma conteúdos de qualidade, como livros de histórias que nos inspiram, filmes que nos divertem, documentários que nos informam, mensagens que nos motivam, entre outras informações edificantes.

8. Conviva com as pessoas de que você gosta

Você sabia que o humor pode ser contagiante? É por isso que quando convivemos muito com pessoas mal-humoradas, tendemos a agir da mesma forma. O mesmo vale para as pessoas bem-humoradas, pois elas também têm o poder de nos divertir, de levantar o nosso astral, de oferecer uma palavra amiga, de arrancar um sorriso, enfim, de modificar o nosso dia, muitas vezes com um simples elogio.

Por isso, selecione bem as suas companhias. Cerque-se de quem te dá amor, carinho, amizade, diversão, alegria. Evite o quanto for possível aquelas pessoas que apenas reclamam, fofocam e trazem notícias negativas.

9. Cuide da sua saúde física

É impossível falar em positividade e otimismo sem falar em saúde, não é mesmo? Por isso, cuide do seu corpo, afinal de contas, ele é o meio pelo qual você vive e interage com o mundo ao seu redor.

Alimente-se de forma equilibrada, mantenha-se bem hidratado e pratique atividades físicas com regularidade. Os exercícios desse tipo equilibram os níveis de neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e de bem-estar. Portanto, mexa o seu corpo para despertar a positividade na sua vida!

10. Cuide da sua saúde mental

Por fim, lembre-se de que tão importante quando cuidar do corpo é cuidar da mente. Para que você tenha pensamentos mais positivos e uma visão otimista sobre a vida, é importante ficar atento ao seu bem-estar. Caso você se sinta estressado, ansioso, deprimido ou tenha alguma outra questão que esteja prejudicando a sua qualidade de vida, não hesite em procurar a ajuda de psicólogos e de médicos psiquiatras.

Seja para lidar ou para prevenir os problemas da saúde da mente, há algumas dicas importantes a serem seguidas:

  • Pratique atividade física regularmente (conforme citamos no item anterior);
  • Inclua a meditação, mesmo que de apenas 5 minutos, em sua rotina;
  • Tenha uma vida social, ou seja, conviva com os seus amigos e familiares, fazendo programas interessantes fora de casa;
  • Desenvolva hobbies, isto é, atividades feitas por puro prazer, como a leitura, os esportes, a jardinagem, o tricô, a dança, o desenho, a pintura, entre outros;
  • Descanse adequadamente. Lembre-se de que férias, fins de semana, feriados e noites foram feitas para o descanso. O repouso e o sono são tão importantes para a saúde e para o humor quanto o próprio período produtivo;
  • Desenvolva a sua espiritualidade (independentemente de qual seja a sua crença, encontre aquela que faz sentido para você);
  • Pare de se comparar com as outras pessoas. Seja você mesmo!

E você, querida pessoa, se considera alguém otimista? O que tem feito para desenvolver essa postura? Lembre-se de que está tudo bem em não estar sempre bem. Às vezes, precisamos mesmo acolher as nossas emoções negativas. Apenas não permita que elas se tornem uma rotina, OK? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além disso, lembre-se de compartilhar este artigo nas suas redes sociais!