Na equipe A, os seus membros são individualistas e competitivos. Enxergam nos colegas verdadeiros adversários; obstáculos ao seu progresso na empresa. Na equipe B, porém, os membros do time são grandes colaboradores entre si. Entendem que os objetivos da equipe só serão alcançados se todos trabalharem em conjunto, dando cada um o melhor de si.

Qual das dias equipes acima você acredita que terá melhores resultados? Em qual delas você acha que os profissionais tendem a se tornar melhores a cada dia? Se você respondeu a equipe B, parabéns! É sinal de que você compreende a importância da colaboração no trabalho em equipe. Para saber como estimular esse tipo de atitude num grupo, continue a leitura deste artigo e confira as 10 dicas a seguir.

1. Deixe claros os objetivos da empresa/área

Para que você convença os membros de uma equipe a cooperarem entre si, é preciso que todos eles saibam o tamanho do desafio que está à sua frente. Por isso, as reuniões periódicas, com todos os envolvidos, devem ser realizadas para que o líder deixe bem claros os objetivos da empresa ou do departamento em questão.

Se os funcionários não estiverem “na mesma página”, eles não compreenderão a necessidade de se unirem e de superarem as diferenças para serem mais produtivos no dia a dia. Portanto, mostre às pessoas o quanto cada uma delas é fundamental para que os projetos saiam do papel e ganhem vida.

2. Comunique-se com clareza e transparência

Muitas vezes, o espírito de colaboração desaparece porque surgem conflitos entre os colegas de equipe. Em muitos casos, esses conflitos são originados por falhas de comunicação. Informações que não ficaram claras ou que geram dúvidas podem deixar os colaboradores inseguros, estressados e menos propensos a colaborar.

Por isso, você, enquanto líder, deve comunicar-se com total clareza. Escolha bem as palavras que for utilizar e selecione o canal de comunicação mais indicado — reuniões, mensagens de texto, telefonemas, e-mails etc. Não dê margem às duplas interpretações e tire todas as dúvidas dos colaboradores sempre que explicar algo.

3. Invista em capacitação profissional

PSC

Quando todos os membros de um grupo são competentes e demonstram isso com atitudes práticas no dia a dia, é mais fácil convencê-los a cooperarem uns com os outros. Dessa forma, a dica é não apenas contratar pessoas habilidosas, como também investir na capacitação constante das equipes.

Treinamentos, cursos, mentorias e estudos em geral podem ser ótimas sugestões nesse sentido. Além disso, lembre-se de que sempre que um colaborador investe em sua capacitação, ele automaticamente estimula os colegas a fazerem o mesmo, pelo poder do exemplo. Incentive-os e ofereça capacitações internas.

4. Valorize adequadamente os colaboradores

Você oferece aos seus colaboradores um ambiente seguro, confortável e adequadamente equipado para a execução das suas atividades? Você respeita os horários de expediente e de descanso de cada um deles? Oferece remunerações compatíveis com os seus conhecimentos e resultados? Proporciona os benefícios trabalhistas previstos em lei?

Se o empregador não faz a parte dele, como esperar uma postura cooperativa e motivada dos empregados? É essencial que o funcionário seja valorizado por quem é e pelo que faz pela empresa. Não se esqueça disso. Recompense as boas conquistas e corrija os erros com respeito e ética.

5. Crie estruturas que favoreçam a colaboração

Em sua empresa, as estações de trabalho são conectadas umas às outras? Os funcionários conseguem conversar e trocar ideias entre si, sem barreiras? Há redes de computador ou programas de compartilhamento de projetos acessíveis a todos? Ou há paredes, telas e vidros por todos os lados?

A estrutura física e digital da sua organização pode beneficiar ou prejudicar a colaboração. Por isso, fique atento a esses dois aspectos, identificando de que maneira o ambiente corporativo pode melhorar e facilitar a interação dos funcionários no dia a dia.

6. Dê o exemplo enquanto líder

Não adianta um líder exigir que os seus liderados colaborem entre si se ele mesmo não for capaz de cooperar com eles. Enquanto líder, saiba que você é tomado como exemplo a todo instante, pois os demais funcionários orientam as suas próprias condutas tomando a sua como base.

Por isso, seja um líder democrático e acessível. Ouça o que os outros têm a dizer, distribua as tarefas com clareza ao explicá-las, tire as dúvidas, preste auxílio, dê feedbacks e se faça presente no dia a dia da equipe. Se você auxiliar os colaboradores, eles também aprenderão a cooperar entre si.

7. Estimule a escuta ativa e o diálogo empático

Para que duas ou mais pessoas colaborem entre si, é preciso haver diálogo. Aliás, boa parte dos problemas das empresas seria evitada ou mais facilmente solucionada se as pessoas conversassem. Assim, incentive-as a tirar as suas dúvidas, a pedir ajuda e a oferecer auxílio sempre que necessário.

A escuta ativa é aquela em que ouvimos o que o outro tem a dizer para compreendê-lo, e não apenas para respondê-lo. Já o diálogo empático é aquele em que tratamos o outro da mesma maneira como gostaríamos de ser tratados. Esses dois elementos reforçam itens básicos, como a educação e o altruísmo, tão importantes nos processos colaborativos.

8. Implemente iniciativas de integração

Para que os colaboradores cooperem uns com os outros, é interessante fazer com que eles se sintam à vontade no ambiente de trabalho. Nesse sentido, as iniciativas de integração corporativa são muito bem-vindas.

Reuniões gerais, espaços de convivência social, eventos internos, confraternizações e sessões de ginástica laboral, por exemplo, são ações que não apenas favorecem a qualidade de vida no trabalho, como também promovem uma convivência mais harmoniosa e profunda, criando vínculos. Estimule esse tipo de evento, pois eles beneficiam o convívio e, consequentemente, a colaboração entre as pessoas.

9. Faça da comunicação interna uma aliada

A comunicação interna é uma área extremamente importante nas empresas. Ela serve para que os líderes comuniquem-se com clareza e tornem a informação corporativa acessível a todos os trabalhadores. Além disso, ela também pode representar excelentes meios de aferir o grau de satisfação dos funcionários no trabalho, por meio de pesquisas internas.

Seja por e-mail, por telefone, por intranet ou pelo bom e velho mural de avisos, o fato é que uma comunicação interna eficaz oferece transparência ao ambiente. Assim, as pessoas ficam bem-informadas e fica mais fácil que confiem umas nas outras. Portanto, coloque os canais de comunicação interna a serviço de uma atitude mais inclusiva e colaborativa dentro da empresa.

10. Explique por que colaborar é importante

Por fim, talvez não seja demais lembrar que é preciso explicar aos funcionários sobre a importância da colaboração. Sempre que um grupo de pessoas colabora, ele permite que cada indivíduo coloque em prática os seus conhecimentos e competências. Quando essas qualidades são somadas, um trabalho muito melhor é executado, o que não ocorreria se cada um fizesse a sua parte sozinho.

Além disso, pessoas que colaboram prestam auxílio, tiram dúvidas umas das outras, resolvem problemas com facilidade e previnem adversidades de diferentes tipos. Tudo isso permite que a produtividade e a qualidade da equipe aumentem exponencialmente. Assim, todos saem ganhando e tornam-se verdadeiros vencedores.

Colaborar não é apenas ajudar o outro, mas assumir uma postura empática e altruísta, que é benéfica a todos os envolvidos. A colaboração, portanto, é uma competência muito importante no desenvolvimento das carreiras das pessoas, independentemente da área escolhida.

E você, querida pessoa, se considera uma pessoa colaborativa? Como você enxerga essa questão no seu ambiente de trabalho? Deixe um comentário no espaço abaixo com as suas respostas. Além disso, compartilhe este artigo com todos os seus amigos, familiares, colegas e com quem mais possa se beneficiar destas dicas, por meio das suas redes sociais!