busca-emprego-dicas

10 Dicas para ajudar você que busca um novo emprego

Por: Equipe JRM | Blog | 11 de maio de 2020

Está à procura de emprego, mas não sabe por onde começar a sua busca? Saiba que isso envolve muito mais do que distribuir currículos sem qualquer tipo de critério. Para alcançar o seu objetivo e encontrar boas oportunidades, precisa se organizar e utilizar as estratégias certas. Continue a leitura para saber quais são elas e, assim, aumentar as suas chances de ser contratado.

A busca por um novo emprego – 10 Dicas para alcançar seu objetivo

Geralmente, quem está à procura de um emprego tem pressa, afinal, ou deseja deixar o trabalho anterior por não estar satisfeito com ele ou foi demitido e precisa se recolocar profissionalmente o quanto antes. E a melhor maneira de alcançar um objetivo em menos tempo é através do planejamento e da organização. Veja, a seguir, dez dicas que te ajudarão a se organizar, aumentando as chances de encontrar grandes oportunidades.

1 – Atualize seu currículo e perfil no LinkedIn

O seu currículo não deve ser um arquivo pronto e sem vida, ele representa a sua história, seu desenvolvimento profissional, e, por isso, deve ser sempre atualizado e adaptado de acordo com a vaga para a qual deseja se candidatar. O mesmo vale para o perfil do LinkedIn, não basta criar e deixar lá, é preciso editar, completar, interagir com outras pessoas, afinal, é essa a ideia de uma rede social que, nesse caso, é voltada para o meio corporativo.

2 – Aprimore suas habilidades

O fato de estar em busca de um emprego significa que deseja iniciar um novo ciclo em sua vida. Então, que tal se tornar uma nova versão de si mesmo também? Aproveite para refletir sobre suas habilidades, aquelas que mais se destacam e outras que pode desenvolver. Ter essas informações te ajudará a traçar um planejamento eficaz para usar suas qualidades a seu favor e adquirir outras, o que fará de você um ótimo candidato para as melhores vagas.

3 – Defina os alvos da sua busca

Para alcançar um objetivo, é preciso saber exatamente qual é ele. Desejar encontrar um emprego é algo um tanto quanto vago, é preciso que saiba que tipo de emprego, em que área e, até mesmo, em quais empresas. Isso permitirá que concentre seus esforços nos alvos certos, utilizando as estratégias mais adequadas e, consequentemente, aumentando as chances de ser bem sucedido.

4 – Fale para as pessoas sobre sua busca

Muitas pessoas ficam sabendo de boas oportunidades de trabalho através de amigos e conhecidos. Contudo, para que essas informações cheguem até você, é preciso que as pessoas saibam que está em busca delas. Fale para a sua rede de contatos sobre a sua procura e peça para que te indiquem para vagas. Quanto mais gente souber, mais se lembrarão de você se uma oportunidade com o seu perfil surgir.

5 – Defina horários para se dedicar à procura por emprego

Um aspecto fundamental para ter uma busca por um novo emprego bem sucedida é a organização em relação aos horários. Se deixar para editar e enviar currículos, visitar empresas e pesquisar vagas apenas no seu tempo livre, correrá o risco de deixar sempre para depois. Portanto, defina uma rotina e siga-a à risca, incluindo cada uma das etapas necessárias. Isso permitirá que faça um uso mais inteligente do seu tempo em prol do seu objetivo.

Você é feliz?

6 – Saiba o que você não quer

Trabalhar com o que se ama é realmente fantástico, mas sabemos que nem sempre é possível. Muitas vezes, é preciso se adaptar e direcionar a paixão para um hobby, por exemplo. De qualquer maneira, mesmo que não tenha uma grande paixão pela área na qual irá ingressar, é preciso ter pelo menos uma afinidade, que poderá se desenvolver ao longo do tempo. Por essa razão, é interessante refletir sobre o que não quer, para evitar a frustração de passar um terço do seu dia trabalhando com algo que não gosta.

7 – Pesquise sobre as empresas

O trabalho ocupa uma parte significativa da vida de uma pessoa e é importante saber exatamente onde está tentando entrar. Ao se candidatar para uma vaga, pesquise sobre a empresa no site corporativo, no perfil das redes sociais, em sites especializados em empregos, portais de notícias. Ter essas informações te ajudará tanto a se certificar de que quer mesmo fazer parte dessa organização quanto a se sair bem na entrevista, mostrando que está mesmo interessado.

8 – Prepare-se para as entrevistas

Por falar em entrevista, ela costuma ser o primeiro contato entre um candidato e uma empresa, então, é preciso se preparar para causar uma boa impressão. Isso inclui a apresentação pessoal, como roupas adequadas, pontualidade, cordialidade ao lidar com qualquer pessoa, desde o recepcionista ao entrevistador, desenvoltura ao responder as perguntas. Prepare-se, saiba o que vai falar, mas sempre sendo você mesmo, porque é isso que te dará segurança e fará com que passe uma imagem positiva.

9 – Ouça o que o recrutador diz

Quando vão para entrevistas de emprego, muitas pessoas se preocupam mais com o que vão falar do que com o que o recrutador diz, e esse é um grande erro. A comunicação é uma habilidade muito importante em um processo seletivo e que não envolve apenas o falar, o ouvir é essencial. Quando você escuta com atenção o que o outro diz, aumenta as chances de responder corretamente o que é perguntado, além de demonstrar mais interesse e envolvimento.

10 – Seja paciente e mantenha a calma

Por mais que possa se dedicar e traçar um bom planejamento, a verdade é que a busca por um novo emprego é um caminho de descobertas e novidades que não tem como ser totalmente controlado. Portanto, concentre-se em dar o seu melhor, tenha disciplina, mas sem se desesperar. Pode ser que sua busca dure uma ou duas semanas ou alguns meses. Caso demore mais do que o previsto, reveja as estratégias, mude o plano, mas sempre com paciência e seguindo em frente.

A coisa mais importante da vida não é exatamente o local em que está, mas sim a direção para a qual está se movendo. Por isso, não desista, se dedique e irá encontrar uma grande oportunidade de trabalho.

Tem alguma dica a acrescentar para buscar um novo emprego? Compartilhe abaixo e ajude outras pessoas que estejam passando pela mesma situação.

 

Fontes:

https://manualdohomemmoderno.com.br/dinheiro/10-dicas-de-especialistas-pra-voce-conseguir-um-emprego-mais-rapido

https://www.forbes.com/sites/jacquelynsmith/2013/02/27/10-unconventional-but-very-effective-tips-for-job-seekers/#2d7a8f92487a

 Copyright:  1044298738 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: