A meditação consiste em um momento de pausa em sua rotina para concentrar sua mente num determinado ponto de atenção. Existem diferentes técnicas de meditação que podem ser utilizadas. Algumas delas têm origem nas tradições religiosas, enquanto outras nada têm a ver com a espiritualidade.

O fato é que, independentemente do método escolhido, meditar promove uma verdadeira transformação na vida das pessoas. Essa transformação é extremamente positiva e se faz sentir não apenas em âmbito pessoal, mas também na carreira. A seguir, você confere 10 benefícios da meditação para a vida profissional:

  1. Mais concentração

Como a meditação estimula a mente a entrar num estado de total atenção no foco escolhido, ela também nos ensina a lidar com as distrações.  Em ambiente de trabalho, é preciso lidar com colegas conversando, telefones tocando, e-mails chegando, enfim, inúmeras distrações.

A prática da meditação regular nos ajuda a ignorar essas distrações para que não percamos nossa linha de raciocínio na atividade que estamos desenvolvendo. Por isso, ela nos ajuda a canalizar todas as nossas energias naquilo que estamos fazendo, com total atenção. O resultado é uma mente mais focada e produtiva, com um trabalho de melhor qualidade e com menos erros.

  1. Um mergulho no autoconhecimento

Quando meditamos, estamos em um profundo contato com nosso “eu interior”. Assim, despertamos nossa atenção para nosso corpo, nossa respiração, nossos pensamentos e nossos sentimentos, sem qualquer tipo de interferência. Esse tempo de qualidade sozinhos nos ajuda a perceber melhor quem somos, quais são nossos pontos fortes e quais são os aspectos que ainda precisamos desenvolver mais.

Por isso, a meditação nos torna mais conscientes de nós mesmos. Ela pode nos ajudar a descobrir aquilo em que somos bons e que realmente gostamos de fazer, o que pode se traduzir numa escolha profissional mais feliz. Além disso, ela pode nos ajudar a entender quais são os traços de nossa personalidade que podem ser desenvolvidos para um dia a dia profissional de mais sucesso, como: clareza, objetividade, equilíbrio emocional e foco.

  1. Impulso ao aprendizado

Diversos estudos sobre a meditação têm chegado à conclusão de que a prática, desde que seja rotineira, pode ajudar as áreas do cérebro responsáveis pelo aprendizado. Isso facilita nossa capacidade de nos comunicarmos, tomar decisões e visualizar com maior clareza aquilo que precisamos fazer para alcançar nossos objetivos.

A meditação combate o envelhecimento das células cerebrais e fortalece as conexões neurais, consequentemente melhorando aspectos como: memória, raciocínio lógico, criatividade, comunicação, entre outros essenciais em qualquer carreira.

  1. Controle da ansiedade

A ansiedade e o estresse são resultado de um estilo de vida conturbado. Rotinas cheias, sem tempo para lazer e descanso, repletas de compromissos e responsabilidades muitas vezes fazem com que as pessoas preocupem-se excessivamente com o futuro. Isso dispara uma série de desagradáveis sintomas físicos e mentais, entre os quais a dificuldade de concentrar-se no presente, a queda de rendimento, a desmotivação, a dificuldade de tomar decisões e o cansaço extremo.

PSC

A meditação, em contrapartida, tem justamente o objetivo de fazer as pessoas focarem no momento presente, melhorando a respiração, a oxigenação dos tecidos, a postura corporal e a capacidade de concentração. Todos esses elementos, em conjunto, amenizam o estresse e a ansiedade, permitindo que as pessoas lidem melhor com as adversidades de seu dia a dia profissional, sem que se desgastem física e emocionalmente.

  1. Prevenção à Síndrome de Burnout

A síndrome de Burnout é um transtorno da mente que ocorre quando o indivíduo, num quadro de ansiedade e estresse levado ao extremo, alcança o esgotamento da mente. É caracterizado por dificuldade em concentrar-se e em reunir energias para fazer suas atividades diárias, sobretudo as profissionais.

Geralmente, esse distúrbio ocorre em indivíduos sem muito tempo para descanso e que assumem tarefas de grande responsabilidade. A meditação, ao promover relaxamento e prevenir os transtornos de ansiedade em geral, também permite que os quadros de Burnout sejam evitados.

  1. Aprimoramento das soft skills

As soft skills são aquelas habilidades que todo profissional precisa desenvolver em seu dia a dia, independentemente de sua área de atuação. Entre elas, podemos citar: inteligência emocional, organização, planejamento, calma, paciência, resiliência, criatividade, bom humor e bom relacionamento interpessoal.

Durante a prática meditativa, o indivíduo desenvolve tanto o seu autoconhecimento quanto o seu autocontrole. Isso permite que contornar momentos difíceis e lidar com pessoas de diferentes temperamentos fique mais fácil. Sabendo dialogar, trabalhar em equipe e agir com serenidade, tudo se resolve com mais facilidade.

  1. Equilíbrio emocional

Todos nós temos dias melhores e dias piores, o que também acontece em nossos ambientes de trabalho. Contudo, crises de choro, medos irracionais e explosões de raiva são sinais de que algo está errado. O mesmo pode ser dito do cansaço, da desmotivação e do desânimo frequentes.

Para quem passa por esses obstáculos, a meditação é um grande alívio. Ela produz uma sensação de bem-estar que se prolonga, proporcionando uma visão mais otimista sobre o trabalho e sobre a vida em geral. Ela nos torna mais calmos, serenos e tranquilos – prontos para enfrentar os desafios do cotidiano sem desequilíbrios.

  1. Decisões certeiras

Como citado anteriormente, um dos mais vantajosos efeitos da meditação é a clareza de pensamentos. Aquilo que antes era confuso e barulhento fica mais organizado quando fazemos da meditação um hábito. Assim, fica mais fácil definir prioridades, agir racionalmente e tomar decisões que trarão os melhores resultados.

Muitos empresários de grandes corporações meditam, pois, além do equilíbrio emocional, a racionalidade e o foco para observar as variáveis das tomadas de decisões também são beneficiados. Assim, esses profissionais amenizam riscos e não agem por impulso, mas sempre com a cabeça no lugar.

  1. Uma vida com mais qualidade

Muita gente que começa a meditar logo percebe os benefícios para a saúde. Diante dessa nova fase da saúde física e mental, essas pessoas também passam a adotar outros hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos. A meditação é, portanto, uma porta de entrada para uma vida de mais qualidade.

Isso se reflete em mais bom humor, produtividade, disposição e ânimo, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Aquele estilo de vida de oscilações de humor, estresse e falta de tempo para família e lazer fica para trás.

  1. Organização do tempo

A meditação faz as pessoas perceberem que o descanso físico e mental não é um “luxo”, mas algo tão importante quanto o trabalho ou o estudo. Por isso, meditar é ter um tempo só seu, com seus pensamentos, suas emoções e seus sonhos.

É o momento de acalmar a mente, relaxar, organizar as ideias e deixar as preocupações de lado.

Você já medita?

Se você já é um praticante da meditação, deixe aqui nos comentários os benefícios que já tem sentido. Se ainda não aderiu à prática, comente com as suas expectativas. Ah, e não se esqueça também de compartilhar os benefícios acima com todos aqueles que desejam uma vida de mais qualidade, inclusive na área profissional.

Por fim, lembro que no meu canal no YouTube (José Roberto Marques – IBC Coaching), você tem acesso a uma playlist cheia de meditações guiadas para encontrar a paz, a prosperidade, o relaxamento e a energia positiva para combater o sofrimento e o estresse.

Conheça mais, confira uma meditação que vai te ajudar no seu desenvolvimento profissional!

 

Acesse o meu canal e tenha ótimas práticas meditativas!