Voltar

Zona de Conforto – Livre-se Dela!

Publicado em | 0 comentários

AeChan/Shutterstock Para conquistar resultados diferentes é preciso sair da zona de conforto e ousar pensar e fazer diferente

Zona de conforto é um conjunto de pensamentos, ações e comportamentos que um indivíduo está condicionado a ter e que não despertam medo, risco ou ansiedade. É um local onde nenhum indivíduo se sente intimidado. Ela é confortável, contudo, bastante limitante e sabotadora, pois como bem sabemos, todo ser humano pode ir além e se superar se assim o quiser.

Quando estacionada em sua zona de conforto, a pessoa vivencia um estado de falsa segurança, haja vista que no momento em que acontece uma mudança brusca, ela sofre mais, leva um susto maior, pois está menos preparada para absorver os fatos inesperados que aconteceram.

Este local para muitos de segurança eterna é como uma miragem no deserto de oportunidades, pois ao escolher sombra e água fresca, a pessoa deixa de conhecer a infinidade de possibilidades que estão à sua volta. Na prática, é o mesmo que acontece com um indivíduo em sua vida pessoal e profissional quando deixa de buscar crescimento e evolução contínua e cai na estagnação.

Como Sair da Zona de Conforto

As pessoas, geralmente, precisam saber funcionar fora de suas zonas de conforto para desenvolverem-se. Uma profissional que não consegue sair de sua zona de conforto não melhora seu desempenho, não consegue criar ou aproveitar oportunidades no trabalho, como também lidar com os momentos de adversidade e tensão, pois se condicionou a pensar e agir apenas de uma maneira.

Sair da zona de conforto é entende eu é hora de mudar e permitir-se experimentar novas possibilidades e encarar os desafios com otimismo e boa vontade. Por isso, reflita se você já chegou exatamente aonde queria chegar, se já possui os resultados que sonha e, especialmente, se não está usando esta zona de conforto como uma desculpa para não enfrentar seus medos, dilemas e limitações pessoais e profissionais. Reflita!

Imagine ainda só se homens de sucesso como Henry Ford, Steve Jobs ou Bill Gates não tivessem ousado fazer diferente e experimentado tirar suas ideias do papel. Imagine se eles tivessem se conformado e ficado em suas zonas de conforto. Imagine se Thomas Edison não tivesse acreditado no projeto da lâmpada e pense em tudo mais que foi criado, inventado e desenvolvido por estas pessoas que não se permitiram ficar em zonas de conforto.

Por mais que seja difícil para você mudar, permita-se fazer isso nem que seja aos poucos, mas todos os dias dê um passo novo nesta direção. Busque mudar sua mentalidade, seus hábitos e entender o que você pode fazer de diferente em seu trabalho, em sua casa, com sua família, amigos e também em sociedade.

Pense em tudo que você tem a ganhar mudando (sucesso, autorrealização, dinheiro, reconhecimento, bem-estar, autossatisfação) e em tudo que você pode deixar para trás (medo, estagnação, retrocesso, atrasos na vida e na profissão), ao se permitir fazer diferente. Aceite o convite e saia definitivamente de sua zona de conforto. Sua vida e sua carreira lhe agradecem!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!