psicóloga conversando com homem e mulher

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia A psicologia social revela graus de conexão que existem entre o ser e a sociedade em que ele está inserido.

A psicologia social aborda o estudo das pessoas enquanto animais sociais, e busca a compreensão de como o homem se comporta nas interações sociais. Esta é uma disciplina que agrega conhecimentos da psicologia e da sociologia, sendo considerada um campo de conhecimentos interdisciplinar ou transdisciplinar.

A psicologia social revela os graus de conexão que existem entre o ser e a sociedade em que ele está inserido. Ela reúne o indivíduo e o social tanto no modo como ele é influenciado pelo meio em que vive e o modo como ele pode influenciar a sociedade a sua volta.

O que é psicologia social?

Psicologia social é a ciência que tenta compreender e explicar como os pensamentos, sentimentos e comportamentos humanos são influenciados pela presença atual, imaginada ou implicada de outros.

Psicologia é o estudo científico do individuo e do comportamento individual, enquanto a sociologia é o estudo científico da sociedade humana. A psicologia social surgiu como forma de estabelecer uma ponte entre a psicologia e a sociologia, ou seja, o seu objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos que estão em interação.

Também pode ser definida como o estudo do condicionamento que os processos mentais podem impor à vida social do homem, ao mesmo tempo em que as diversas formas da convivência social podem influenciar na manifestação concreta dos mesmos. Os principais objetos investigados pela psicologia social são as interações sociais, a interdependência entre os indivíduos e o encontro social.

Gostou desse artigo? Quer contribuir com mais alguma informação? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.