Embora o mercado de trabalho exija muita qualificação, conhecimento e habilidade, essas características nem sempre garantem um bom posicionamento no mundo dos negócios.  Por isso, muitos estão profissionais estão optando pelo Personal Branding para se destacar em meio à multidão de pessoas qualificadas.

Depositphotos.com / Sepy O Personal Branding utiliza técnicas de marketing e comunicação para destacar uma pessoa.

O que é Personal Branding?
Em 1997, o especialista em gestão Tom Peters apresentou o termo “Personal Branding”, que consiste na utilização de técnicas de marketing e comunicação — normalmente utilizadas para dar notoriedade a uma marca, um produto ou um serviço — para destacar uma pessoa.

Também chamado de Marketing Pessoal, essa abordagem faz vê a pessoa como uma marca que deve ser desenvolvida, cuidada e protegida, explorando o mercado profissional e social. Assim, a técnica destaca os diferenciais, expõe os atributos, opiniões e valores, permitindo que as oportunidades surjam.

Com o avanço da tecnologia e da internet, todos passaram a poder criar blogs, redes sociais e vídeos pessoais, tornando muito mais fácil investir em Marketing Pessoal.

Como construir seu Personal Branding?
O sucesso do Personal Branding é resultado de um trabalho realizado em longo prazo. Antes de tudo, é necessário ter e cultivar uma boa reputação, tanto presencial quanto online. Comece definindo seus objetivos, abrangendo o profissional que você é e como você deseja que as pessoas o vejam. Coloque em evidência seus valores, talentos, preferências e relações pessoais, levando em consideração sua linha de atuação, que define em que e como você trabalhará.

Cartões de visita, currículos, portfólios, blogs, sites e perfis em redes como LinkedIn, Twitter e Facebook são algumas ferramentas que podem ajudar a montar o Personal Branding. Definir um nicho e a maneira como você será apresentado para o empregador é essencial, pois poderá definir melhor os temas a serem abordados, assim como quem receberá suas informações.

PSC

O Personal Branding reflete diretamente no seu convívio social e profissional, favorecendo futuras oportunidades, e sua manutenção e atualização demonstrará seu interesse e disposição por novos desafios.