Algo que acontece muito nos dias atuais é a vontade de desbravar o mundo, mudar, enfrentar um novo ambiente, conhecer novas culturas, novas pessoas, entre outras coisas. Imaginamos que isso trará algo que nos permitirá crescer enquanto pessoa e também como profissional. E isso está certo! Essa mudança nos permite todas essas coisas.

O problema acontece quando o famoso homesickness começa a surgir dentro de nós. Mesmo em viagens e momentos super prazerosos, pode surgir uma saudade enorme de casa, que provoca tristeza e angústia. Se você já passou por isso, com certeza sabe o que é homesickness. Neste artigo, vamos compreender melhor esse problema e conferir alguns meios úteis para superá-lo. Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir e saiba mais sobre o tema!

Mas afinal, o que é homesickness?

Homesickness é uma expressão da língua inglesa que significa basicamente a saudade que uma pessoa tem do seu lar. Em outras palavras, trata-se do momento em que o indivíduo começa a se sentir triste, melancólico e/ou angustiado, pela falta que sente de tudo aquilo que fazia parte da sua vida anterior.

Esses momentos nostálgicos costumam se apresentar em pessoas que deixaram a sua família, a sua casa e os seus amigos para estudar/trabalhar em outra cidade e até mesmo em outro país. Essa espécie de saudade tem a ver com a dificuldade de adaptação ao novo ambiente: os locais não são familiares, as pessoas são desconhecidas e até mesmo os costumes e idiomas são diferentes.

6 dicas para lidar melhor com o homesickness

Pensando nesse fato, que se torna cada vez mais comum, decidimos fazer uma lista de dicas que ajudará você, que está com sintomas de homesickness, a aliviar um pouco essa saudade de casa. São elas:

1. Utilize a tecnologia como aliada

Somos uma geração muito privilegiada. Hoje em dia, temos telefones, mensagens de texto e até videochamadas via internet para matar as saudades. É claro que não é a mesma coisa do que estar lá presencialmente, mas esses recursos tecnológicos podem amenizar a dor de estar distante dos familiares, dos amigos e até mesmo do bichinho de estimação. Se pensarmos na saudade dos imigrantes de 100 anos atrás, certamente podemos compreender que a tecnologia ameniza o homesickness.

2. Conheça novos lugares

PSC

Navegue pela internet procurando pontos turísticos e do seu interesse. Pegue um mapa, entre em um transporte público/taxi ou vá a pé, desbrave e conheça toda a área. Para que você se familiarize com um ambiente, não tem jeito: é preciso explorá-lo. Aos poucos, você vai entendendo como aquele local funciona, quais são os estabelecimentos que estão ali, onde estão localizados os pontos mais importantes e necessários para você, e por aí vai. Familiarizar-se diminui a estranheza e a saudade.

3. Faça amizades

Vá a lugares diferentes, converse, conheça pessoas. É um momento único e de descobertas. Procure gente legal e faça novos amigos. Se você estiver morando em outra cidade ou país, converse com os seus colegas de estudo ou de trabalho. Especialmente se eles já estiverem naquela cidade há mais tempo, certamente poderão apresentá-lo a outras pessoas e fazer programas legais com você. Aos poucos, você ampliará a sua rede de contatos, o que também o deixará menos triste.

4. Explore o novo

Fique por dentro das novidades do lugar, descubra o que há de bom para ser feito na nova cidade. Pergunte, pesquise, aprecie as novidades. Você pode visitar parques, shoppings, feiras, praias, além de participar dos eventos da cidade (shows, exposições, festivais etc.). Além de serem passeios divertidos, essas ocasiões podem servir para que você mergulhe mais na cultura local, o que também pode fazer com que você se sinta um pouco mais em casa. Conheça e aproveite o que houver lá!

5. Crie novos costumes

Ambiente, amigos, tudo novo? Então, esqueça a velha rotina. Em um lugar diferente, nada melhor do que costumes e atitudes novas. Aproveite que você está em um novo lugar para adotar aquela rotina que você sempre quis: uma alimentação mais saudável, atividades físicas, um sono mais regulado, meditação, enfim, aquilo que lhe fizer bem. Contudo, se você já tinha uma rotina bacana antes da mudança, procure manter esses hábitos no novo local, já que eles fazem bem a você

6. Conheça o coaching

Essa metodologia é uma ótima aliada para esses momentos de saudade de casa. O coaching é um processo que, por meio de técnicas e ferramentas de diversas ciências, auxilia na busca por novos objetivos e sonhos, de forma rápida e precisa. Esse método pode ajudá-lo tanto no âmbito pessoal como profissional. Dessa forma, conte com o auxílio dos coaches para organizar melhor a sua rotina e o alcance dos seus objetivos, caso esteja em um novo lugar. Ter com quem conversar pode ser de grande ajuda!

O homesickness, portanto, é aquela falta que sentimos de casa quando estamos longe dela. Na verdade, pode não necessariamente ser a saudade da casa em si, mas da família, dos amigos, da cidade, dos hábitos que tínhamos, enfim de tudo aquilo que nos é familiar. Se você estiver passando por esse momento, coloque as dicas acima em prática. Além disso, se estiver morando em uma nova cidade ou país, lembre-se do porquê de estar ali, focando no progresso que pode alcançar nessa nova fase da sua vida!

E você, ser de luz, já passou por momentos de homesickness? Como lidou com eles? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!