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Você sabe lidar com reclamações de clientes?

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Dolvalol/ Shutterstock Trate os feedbacks dos seus clientes como grandes oportunidades de crescimento para sua empresa.

Não se engane; reclamações de clientes não são problemas, mas sim grandes oportunidades de crescimento e desenvolvimento para o seu negócio. Obviamente, ninguém gosta que falem mal de seu estabelecimento, entretanto, se foram encontrados questionamentos, o melhor a fazer é sempre ouvir o cliente e procurar melhorar seus produtos e serviços.

Muitas empresas simplesmente ignoram a opinião dos clientes, tomam suas reclamações como algo pessoal; o que evidencia uma falta de poder de estratégia terrível. Daí elas veem sua participação no mercado cair, o negócio deixar de prosperar, as vendas diminuírem e ainda se perguntam – por quê? A resposta está bem ai.

Nos dias atuais, onde o nosso tempo está cada vez mais escasso, receber uma sugestão ou reclamação, deve ser considerado um privilégio pelas empresas.  O cliente poderia simplesmente deixar de consumir sua marca, mudar, mas não, ele preferiu dar-lhe uma segunda chance por meio de seus feedbacks.

Dicas para Aproveitar as Reclamações de seus Clientes

  • Nunca ignore seu cliente – Jamais e, em hipótese alguma, ignore as reclamações de seus clientes. Além de se sentir desrespeitado, o cliente também fica ainda mais aborrecido pelo fato da empresa fazer pouco caso de sua opinião.
  • Abra um canal de comunicação – Crie um Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC, uma ouvidoria via chat, email ou telefone ou disponha uma caixinha de sugestões em seu estabelecimento. E o mais importante: busque responder todas. Com isso, o cliente sente-se ouvido e mais amparado pela empresa.
  • Ouça o que o cliente tem a dizer – Prepare sua equipe para aprender a ouvir o cliente, na essência, e garanta que sempre seja respeitosa, cordial, atenciosa e efetiva na resolução do problema. Nada de deixar o cliente esperando, repassar o problema e fazer atendimentos automatizados.
  • Seja aberto – Ter abertura para incorporar sugestões dos clientes e melhorar os processos e produtos, que ele aponta como falhos, é um dos principais diferenciais das empresas de sucesso. Isso mostra flexibilidade e vontade de crescer, expandir e oferecer o melhor a eles.
  • Busque evolução contínua – Não espere seu cliente reclamar para tomar uma atitude. Busque investir na melhoria contínua de sua empresa, reveja seu atendimento, o treinamento dos colaboradores, bem como avalie sempre onde seus produtos e processos podem ser melhorados. Mostre que você está atento e buscando evolução sempre.

 E se você deseja potencializar ainda mais o sucesso da sua empresa, minha dica final é: invista em capacitação. Faça a formação Business And Executive Coaching – BEC; desenvolva novas competências, aprenda novas estratégias e ouse maximizar os resultados do seu negócio. Invista em Coaching!

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