Voltar

Você sabe como se tornar um funcionário proativo?

Publicado em | 0 comentários
funcionário proativo

© Depositphotos.com / luis Os funcionários proativos proporcionam resultados positivos à empresa, com dinamismo produtividade.

Assumir uma postura proativa no trabalho é essencial para que o indivíduo corresponda às expectativas da organização e as supere. Mas você sabe o que significa ser proativo no trabalho e se destacar em sua empresa? Separei algumas dicas para que seja mais fácil implementar e dar continuidade a esse comportamento tão estimado no mercado de trabalho.

Proatividade

Proativo é um adjetivo utilizado para se referir à pessoa que age antes de ser provocada, se antecipa ao evento causador, empreendendo ações para adequar a solução conforme desejado.

Processos de trabalho

Estar familiarizado com as atividades desenvolvidas, com as funções individuais e com o fluxo das atividades e procedimentos vai lhe propiciar um entendimento amplo do setor ou empresa que trabalha. Assim, baseado nos eventos e processos que você já vivenciou, será mais fácil prever possíveis ocorrências, prover soluções rápidas ou antecipadas a esses eventos e sugerir soluções mais eficientes.

Desenvolva sua capacidade de analisar

Avalie o sistema como um todo e depois reveja cada etapa. Analise cada evento e a implicância que tem no processo. Ter domínio de um tema confere mais segurança e fundamentação a qualquer ação.

Prontifique-se

Você já conhece os procedimentos, como fazê-los e sua importância, então não espere que o serviço seja cobrado. Tome a iniciativa e não deixe para depois o trabalho de agora.

Organize-se

Tenha em mente que existem tarefas para o curto, médio e longo prazo. Mantenha um cronograma para não se enrolar com os compromissos. Evite o acúmulo das tarefas diárias, pois podem atrapalhar o desenvolvimento de outras atividades e culminar no atraso de toda a equipe.

Colaboradores proativos proporcionam diversos resultados positivos às instituições em que trabalham, como um maior dinamismo aos processos e melhoria na produtividade, além de evitar o acúmulo de atividades e melhorar o clima organizacional como um todo.

Tais benefícios se tornaram essenciais para empresas que desejam se destacar no cenário competitivo em que estão inseridas. Por isso, o colaborador que deseja integrar uma empresa desse porte deve adotar uma atitude proativa como requisito básico para seu sucesso profissional.

E você, é um profissional proativo? Compartilhe comigo deixando o seu comentário!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!