No mundo globalizado atual, aqueles que permanecem estagnados acabam perdendo espaço para o novo e isso se aplica tanto ao âmbito pessoal quanto profissional. Saber como se reinventar é fundamental para manter o seu espaço no mercado e buscar a evolução, seja como colaborador ou dono de uma empresa. Além de a mudança ser importante por uma questão mercadológica, investir no novo proporciona mais motivação e energia para se tornar cada vez melhor no que se propõe a fazer.

A Importância de Se Reinventar

Há alguns anos, quando alguém desejava assistir a um filme em casa, precisava ir até uma locadora para alugar uma fita VHS, que foi substituída pelo DVD, e, depois de alguns dias, voltar para devolver. Hoje, os serviços de streaming possibilitam que você faça isso utilizando a internet e o seu celular, sem precisar se deslocar, sem utilizar grandes aparelhos de reprodução de vídeo e de forma muito mais prática.

Os profissionais que trabalhavam com VHS e DVDs, e seus respectivos aparelhos, certamente ficaram em maus lençóis, a menos, claro, que tenham buscado se reinventar a tempo, diversificando e modernizando os negócios. O mesmo aconteceu com as empresas de fotografia analógica, fabricantes de aparelhos de GPS e tantas outras, porque novidades surgiram e mudaram a forma com que as pessoas registram memórias, traçam rotas para chegar a um determinado local e realizam diversas atividades.

Se, há algumas décadas, as novidades demoravam mais tempo para aparecer, hoje, principalmente por causa da tecnologia, elas estão chegando de forma cada vez mais veloz. Acompanhá-las pode ser desafiador, mas certamente trará experiências muito enriquecedoras. Ser forçado a sair da zona de conforto pode te levar a lugares que nunca imaginou. Você é capaz de fazer a diferença e se destacar, acredite!

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

Dicas de Como Se Reinventar

O primeiro passo para reinventar-se como profissional e pessoa é parar para refletir sobre o seu estado atual. Pense nas coisas boas que já conquistou e naquilo que ainda deseja alcançar. Aprenda a ser grato pelo que tem e defina metas para iniciar o processo de renovação. Neste sentido, veja, a seguir, alguns pontos a considerar.

Reinventando-se Como Profissional

PSC

Como se sente em relação ao seu estado profissional atual? Está satisfeito ou deseja chegar mais longe? É com base nessas respostas que o seu plano de reinvenção deverá ser iniciado. Ninguém é obrigado a desejar cargos mais altos ou querer expandir a empresa, o importante é ter satisfação com a situação atual. Mesmo que esse seja o seu caso, é importante sempre se renovar para que não perca espaço para alguém mais preparado ou inovador. Por mais qualificado que seja, sempre é possível ir além, e isso vale tanto para funcionários quanto para empresários.

Faça uma pesquisa a respeito da sua área e verifique quais são as tendências do mercado, pois as novidades surgem a cada momento. Procure por novos cursos, eventos, treinamentos, converse com outros profissionais e descubra formas de aprofundar os seus conhecimentos. Quanto mais bagagem tiver, melhores e mais criativas serão as suas ideias e os resultados obtidos por meio delas.

A iniciativa de buscar o novo deve ser constante, entretanto, se está um pouco estagnado, saiba que sempre é tempo de mudar de atitude e sair da inércia. Existem alguns sinais de alerta que demonstram quando é necessário buscar formas de se reinventar como profissional e empresa e os principais são:

  • A chegada de novos concorrentes;
  • Uma redução na cartela de clientes;
  • Crises econômicas e mudanças importantes acontecendo no mercado;
  • Ao perceber que não tem algum conhecimento específico que tenha se tornado necessário;
  • Resistência e dificuldade para se adaptar ao novo.

Ao perceber algumas destas lacunas, comece o quanto antes a se movimentar para mudar esse quadro. Depois disso, busque incorporar novas ideias, hábitos e conhecimentos e faça da inovação parte da sua rotina, pois ela é realmente transformadora.

Reinventando-se Como Pessoa

Além do lado profissional, é possível sempre se reinventar como pessoa. A primeira atitude para isso é olhando para si mesmo. Você se conhece verdadeiramente? Sabe qual é a origem dos seus sentimentos e as emoções que eles são capazes de gerar? Ao buscar o autoconhecimento conseguirá identificar quais são as suas principais qualidades e talentos e, também, os chamados pontos de desenvolvimento. É neles que deverá focar se deseja evoluir e reinventar a forma como sente e se comporta e conquista seus resultados.

Quais são os maiores desafios que encontra na vida de uma forma geral? Alguns exemplos podem incluir: dificuldade de receber críticas, descontrole sobre as emoções, insegurança, baixa autoestima e ansiedade. Tudo isso pode ser trabalhado e desenvolvido, permitindo que se liberte de crenças bloqueadoras e sinta-se livre para se reinventar e alçar novos voos.

As mudanças realizadas no âmbito pessoal, certamente irão se refletir no profissional e te ajudar a potencializar os seus resultados. Quanto mais se conhecer, mais poder terá de se curar de tudo aquilo que te aflige e, assim, conquistar tudo o que deseja, incluindo as coisas que se julgava incapaz de conseguir.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

O Sucesso Exige uma Busca Contínua

Existe uma frase que diz que o sucesso de hoje não oferece garantias sobre o sucesso de amanhã e ela é extremamente verdadeira. Mais do que conquistá-lo, é necessário se esforçar todos os dias para mantê-lo, e é esse esforço que irá promover o seu crescimento e te transformar numa pessoa melhor e num profissional extraordinário. Portanto, tenha a coragem de sair da sua zona de conforto!

Essa busca contínua por se tornar cada vez melhor é que dará sentido para a sua vida, mantendo longe sentimentos nocivos e limitantes, como o da insatisfação e da sensação de inutilidade. Sempre é possível se reinventar, independente das suas atividades e da sua área de atuação. Basta que esteja atento às oportunidades que surgirem e, também, saiba criá-las, pois isso também faz parte do processo de renovação e reinvenção.

Por fim, como anda a sua busca pela renovação como pessoa e, também, como profissional? Espero que este artigo te inspire a se reinventar e, assim, perceba que é capaz de muito mais do que imagina. Aproveite para compartilhar o link com os seus amigos e incentivar mais e mais pessoas a se tornarem a melhor versão de si mesmas. Reinvente-se e renove-se a cada dia!

Copyright: 513714085 – https://www.shutterstock.com/pt/g/constantin%20stanciu