Voltar

Estressado? Descubra Quais são os Sintomas de Estresse no Trabalho!

Publicado em | 0 comentários
estresse no trabalho

© Depositphotos.com / bonninturina Insônia, alterações no humor, queda de cabelo acentuada, apatia e problemas de atenção estão entre os principais sintomas de estresse no trabalho!

Sabe aqueles dias em que as horas no trabalho não passam, as demandas são mais cansativas e todo mundo à sua volta parece estar se divertindo, enquanto você está atolado e sem tempo até para um cafezinho? Se estas ocorrências têm se tornado cada vez mais frequentes, fique atento, pois você pode estar sofrendo com estresse no trabalho.

Quando estamos nos sentindo pressionados, o grau de exigência do meio está muito alto e assumimos mais demandas do que conseguimos, o trabalho — que deveria gerar satisfação e autoconfiança — se torna um inimigo e o principal gerador de estresse e desmotivação.

Segundo pesquisa realizada pela Associação Internacional de Controle de Estresse (ISMA), o Brasil ocupa a segunda colocação entre os países em que os profissionais têm os níveis mais altos de estresse no trabalho. De acordo com o estudo, 3 entre 7 trabalhadores brasileiros sofrem da síndrome de Burnout, que tem como principal característica o esgotamento emocional, psicológico e físico.

Conheça as três fases do Estresse

  • Alerta – Quando o estresse ainda é considerado positivo e estimula o profissional a se superar, agir efetivamente, promover resultados e crescer na carreira;
  • Resistência – Fase em que o estresse se manifesta fisicamente e dá os primeiros sinais de que começa a afetar o corpo, gerando problemas na pele, queda de cabelo, perda de peso, bruxismo. Este é o momento de intervir para evitar maiores e piores consequências;
  • Esgotamento – Quando o cansaço se torna crônico, o desinteresse com a vida e os sinais de depressão e apatia são percebidos mais fortemente. Neste estágio, considerado avançado, é necessário fazer um acompanhamento multidisciplinar.

Sintomas de estresse no trabalho

Queda de cabelos

Situações estressantes aumentam a produção da proteína NFG, que causa inflamação e queda acentuada e acelerada de cabelos. Embora seja normal perder certa quantidade de fios por dia, o estresse aumenta pode aumentar a queda a ponto de mudar a aparência da pessoa.

Cansaço constante

Mesmo tendo dormindo uma noite inteira, a pessoa estressada acorda todos os dias se sentindo ainda mais cansada do que estava ao se deitar, além de indisposta para o trabalho ou qualquer outra atividade. O trabalho se torna um fardo, e não há mais motivação ou sentimento de realização ao executá-lo.

Insônia

Os sinais de estresse no trabalho também se manifestam por meio de nosso sono e pela falta dele — quando a pessoa demora para adormecer, fica pensando nas tarefas do dia seguinte ou tem a sono interrompido várias vezes.

Alterações de humor

A instabilidade no humor também é um sinal de estresse. Quanto maior o nível, mais difícil fica para o profissional se abstrair e rir de coisas simples e cotidianas, uma vez que não consegue mais ver sentido nenhum nos assuntos ou vontade de se conectar as pessoas à sua volta.

Ranger os dentes

O apertamento e o ranger de dentes, especialmente durante o sono, também estão associados ao estresse. Como consequência, a pessoa pode sofrer com dores que incluem cabeça, ouvido, nuca, face e que pode se estender até a coluna;

Apatia e necessidade de isolamento

Nada mais faz sentido ou gera interesse no profissional com níveis altos de estresse.  As emoções “desaparecem” de tal forma que a pessoa tem dificuldades de demonstrar seus sentimentos e expressar aquilo que está pensando. Seu desejo é apenas ficar sozinho e longe de tudo e de todos.

Problemas de Atenção, memória e concentração

Neste nível, manter a atenção e lembrar-se de coisas, compromissos, tarefas e demandas simples se torna cada vez mais difícil. O profissional passa a ter “brancos” e a esquecer-se do caminho para o trabalho, nome de colegas, de forma recorrente e progressiva.

Como lidar com estresse no trabalho?

Acima nós citamos alguns sinais que funcionam como um primeiro alerta para entender que alguma coisa está muito errada e tomar uma providência. Mas o que fazer? Primeiramente, é importante que o profissional consiga identificar qual fase do estresse no trabalho está vivendo. Caso já esteja no esgotamento, é imperativo que procure apoio de um psicólogo o mais rápido possível, evitando que haja piora no quadro. No entanto, se estiver em uma transição do alerta para a resistência, é possível tomar algumas atitudes para melhorar a situação.

Organize seu tempo e respeite o limite

Um dos maiores causadores de estresse no ambiente de trabalho é a sobrecarga de trabalho, que pode fazer com que o colaborador permaneça até mais tarde na empresa e trabalhe durante o final de semana. Para mudar esse quadro, a primeira coisa a se fazer é organizar minuciosamente todas as principais tarefas a serem feitas, dando prioridade a elas. No entanto, caso ao terminar de organizar as tarefas, o colaborador perceber que a carga de trabalho que recebe é superior ao que consegue executar, é imprescindível conversar com superior para que haja uma melhor distribuição das tarefas.

A vida não é só feita de trabalho

Dedicar-se a sua profissão é importante, sim, mas não deve a única coisa em sua vida. Passar um tempo com os amigos e a família, rindo e se divertindo, ajuda a tornar o dia a dia estressante do trabalho mais suportável. Em seus momentos fora da empresa, busque realizar atividades que sinta prazer. Ter um hobby, como cozinhar, por exemplo, melhora a qualidade de vida e ajuda a evitar quadros de estresse.

Sinta-se bem no ambiente de trabalho

Nós passamos 8h ou até mais dentro da empresa, por isso, garantir que esse tempo seja o mais prazeroso possível é de suma importância. Ter um bom relacionamento com os seus colegas de trabalho é essencial, pois esse convívio deixa o ambiente mais leve e descontraído, eliminando aquele clima pesado que torna todas as situações estressantes ainda piores.

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!