Entenda como suas crenças estão limitando o seu sucesso e mude agora suas atitudes | Depositphotos Iakov

Quais são os seus maiores sonhos? O que falta para alcançar um cargo de destaque na empresa, reconhecimento financeiro e satisfação pessoal? Se você deseja tudo isso, mas não crê, verdadeiramente, que seja possível conseguir, parece que temos aqui alguém que está boicotando os próprios resultados. Será que é o seu caso?

Todos, sem exceção, podem transformar seus objetivos e metas em realizações possíveis e concretas. O diferencial daqueles que se realizam, além de automotivação, foco e dedicação, está no fato de terem como aliada a crença positiva de que sim, merecem conquistar tudo aquilo que desejam.

O Poder Das Crenças Limitantes

Focar apenas nas dificuldades, não acreditar em si mesmo e desistir antes de tentar, são atitudes que sinalizam baixa autoestima e um problema mais profundo com relação à autoimagem. Este complexo de inferioridade impede qualquer ação positiva, pois induz a pessoa a crer que não é capaz ou merecedora do sucesso.

Como consequência desta inércia vem a frustração, desmotivação, raiva e tristeza por não conseguir avançar na vida. Por isso mesmo, é fundamental identificar a origem dos pensamentos negativos e das crenças limitantes, que impendem o profissional de mudar seus comportamentos e alcançar seus sonhos.

5 Atitudes Positivas Contra a Autossabotagem

  • Elimine Frases Limitantes – Evite repetir frases que incitam atitudes e pensamentos sabotadores, como: “Eu não consigo”, “Eu não sou capaz”. Exercite pensar e dizer frases positivas em seu dia a dia, como: “Eu mereço…”, “Eu posso…”, “Eu sou capaz…”, “Eu realizo…”.
  • Seja Realista – Sonhar é maravilhoso, melhor ainda é realizar. Idealize projetos que possam ser realmente concretizados de forma prática e objetiva, sem a necessidade de fórmulas mágicas e impossíveis. Isso mantém os seus pés no chão e evita frustrações.
  • Tenha Coragem de ir além – O sucesso é para quem assume riscos, ousa ir além e encara o desafio de ser grandioso de frente. Não fique refém do medo, permita-se realizar os seus sonhos, lembre-se que o mundo pertence àqueles que se atrevem a desbravá-lo.
  • Valorize suas Conquistas – Foque em tudo que aprendeu, superou e venceu para chegar até aqui. Valorize seus resultados e comemore cada vitória. Em qualquer estágio de sua vida, é essencial, saber honrar e respeitar sua própria história.
  • Seja HonestoVocê pode até fingir para os outros, mas não pode mentir para si mesmo. Quando você muda, os seus sonhos mudam também. Não fique refém de desejos antigos que não correspondem mais a quem você é. Se for preciso, mude a rota, os projetos, de emprego, o importante é não deixar de seguir aquilo que realmente te faz mais pleno e feliz.

Coaching Para Ressignificar

O processo de Coaching é um excelente aliado para que o indivíduo consiga identificar e eliminar as causas de sua autossabotagem. Muitas vezes, na infância e adolescência, somos expostos a situações que nos fazem crer, na vida adulta, que não somos capazes ou merecedores de grandes vitórias.

Esses eventos, de forma consciente ou inconsciente, influenciam diretamente nossas ações e comportamentos e, quando não ressignificados, podem promover grandes danos à nossa autoestima e autoconfiança profissional.

PSC

Se, por exemplo, fomos induzidos por nossos pais, a acreditar que éramos fracos e incapazes de fazer algo, o medo de falhar acaba produzindo um bloqueio que impede novas tentativas e programa a nossa mente para tudo “dar errado”.

Por outro lado, se desde cedo somos reconhecidos como pessoas inteligentes e capazes, nos tornamos adultos mais confiantes para ousar ir além e agir, pois mesmo sabendo que podemos errar, temos a certeza que não seremos menos amados por isso. Com isso, aprendemos também que os erros são essenciais ao nosso crescimento e não apenas a confirmação do nosso fracasso.

O Coaching, com suas técnicas e ferramentas extraordinárias, traz ao profissional novas perspectivas de sua história e a oportunidade de ressignificar e transformar os estímulos negativos, em atitudes positivas.

Deste modo, além de voltar a acreditar em si mesmo, o indivíduo pode explorar, assertivamente, suas capacidades e habilidades e, finalmente, alcançar as metas e objetivos que até então estavam abandonados.