A serenidade é um estado de plena tranquilidade, em que a vida é vista de forma positiva e os desafios como degraus para o crescimento. Ao contrário do que muitos pensam, ser sereno não é sinônimo de ser passivo e aceitar tudo sem reagir, mas sim de concentrar sua energia nas coisas que realmente podem ser modificadas. Adotar esse comportamento irá permitir que tenha mais felicidade e menos estresse, o que também acabará impactando positivamente na sua saúde e qualidade de vida.

Torne a melhor versão de si mesmo com ajuda do Coaching!
Clique e acesse um presente maravilhoso que preparei para você!

Os Benefícios de Viver Com Serenidade

Estudos científicos já comprovaram que viver com serenidade é extremamente benéfico para a saúde. Quando um indivíduo está tranquilo durante a maior parte do tempo, a pressão arterial diminui, o sistema imunológico se fortalece, e até mesmo o processo de envelhecimento é desacelerado. Isso acontece porque o corpo e a mente têm maiores chances de recuperarem a energia gasta no dia a dia.

Acontece, também, uma melhora nos relacionamentos, já que a tranquilidade reduz conflitos e promove o entendimento entre as pessoas. A produtividade é outra consequência positiva, que acontece porque o indivíduo fica mais focado em suas atividades. Além disso, as decisões relacionadas a todas as áreas da vida são tomadas com mais sensatez, evitando sentimentos de culpa e arrependimento.

10 Dicas Poderosas Para Viver Com Serenidade e Ser Mais Feliz

Depois de conhecer mais a respeito dos benefícios de viver com serenidade, confira dez dicas poderosas que irão te ajudar a ter uma rotina mais tranquila e equilibrada.

1 – Faça Uma Coisa de Cada Vez

A tecnologia nos dá a oportunidade de realizarmos uma série de tarefas de uma vez. Nesse sentido, você pode estar em uma reunião familiar enquanto faz transações bancárias e responde e-mails de trabalho usando o celular. Do ponto de vista da produtividade isso parece ótimo, mas será que é realmente um comportamento positivo? Para viver com serenidade é necessário realizar uma coisa de cada vez, dedicando-se a cada atividade por inteiro. Isso irá garantir mais foco, mais qualidade e mais equilíbrio.

2 – Tenha Pelo Menos 5 Minutos Diários Sem Fazer Nada

PSC

Por mais corrida que seja a sua rotina, permita-se se desligar de tudo por, pelo menos, cinco minutos por dia. Deixe o celular de lado, fique em uma posição confortável e desfrute desse momento em plenitude. Durante esse tempo, torne-se consciente em relação aos seus pensamentos, atente-se à sua respiração e observe o mundo ao seu redor. Esse instante de silêncio irá te ajudar a se conectar consigo mesmo e recuperar as energias.

3 – Concentre-se no Presente

Torne-se mais consciente em relação aos seus pensamentos, pois assim aprenderá a reconhecer quando estiver se preocupando demais com o futuro. Então, saberá quando é o momento de voltar para o presente. Faça isso sempre que se sentir ansioso ou mesmo que começar a se culpar por algo que já passou. Esse é um exercício que deve ser constante, para que aprenda a se concentrar no agora cada vez mais.

4 – Ouça as Pessoas Com Atenção

A comunicação também é um ponto de grande importância para se viver com serenidade. Portanto, sempre que estiver conversando com alguém, ouça essa pessoa com total atenção. Além de ser um sinal de consideração e boa educação, estará se permitindo entender o que o outro está dizendo, estreitando os laços entre vocês e promovendo o entendimento.

5 – Coma Devagar e Saboreie os Alimentos

Comer não é apenas nutrir o corpo e também envolve aspectos culturais e emocionais. Dessa maneira, comece a se atentar para a forma com a qual se alimenta, se tem realmente saboreado cada prato ou se está apenas engolindo-os. Quanto mais atenção colocar às suas refeições, mais agradáveis elas serão e, além disso, perceberá os sinais da saciedade, evitando ingerir mais alimentos do que o necessário.

6 – Transforme as Tarefas Domésticas em Exercícios de Mindfulness

Cozinhar e fazer a limpeza da casa são duas atividades que costumam ser vistas como penosas por muitas pessoas. Então, que tal transformá-las em momentos agradáveis para se conectar consigo mesmo? Experimente vivenciar essas tarefas como verdadeiros exercícios de mindfulness, concentrando-se completamente nelas. Corte os alimentos, misture os temperos, varra a casa, lave a louça, faça tudo isso em atenção plena e verá como passará a ter uma relação mais positiva com o que antes era visto como algo ruim.

7 – Aceite o Que Não Pode Mudar

Reclamar do trânsito, do clima, da obra da casa do vizinho não irá te ajudar em nada, muito pelo contrário. Portanto, prefira aceitar as coisas que não pode mudar, encontrando formas positivas de lidar com elas. Assim, terá mais energia para se dedicar a transformar o que realmente está ao seu alcance. Essa postura trará mais serenidade para a sua vida porque irá tirar o seu foco do estresse e colocar no seu poder de ação.

8 – Tenha Organização e Disciplina

Ser organizado irá permitir que a sua rotina seja mais produtiva, que o seu dinheiro seja usado com sabedoria e que a sua casa seja um ambiente mais agradável. Para isso, comece eliminando todos os excessos, incluindo objetos que não usa, gastos desnecessários e compromissos que não agregam. Fique apenas com aquilo que fizer sentido para você e tenha disciplina para manter essa organização.

Manter bons relacionamentos é um fator importante para a felicidade
Acesse nosso Termômetro e descubra como anda sua Felicidade!

9 – Agradeça Diariamente

A gratidão é um elemento fundamental para viver com serenidade, porque faz com que deixe de se lamentar por aquilo que não possui para valorizar todas as coisas maravilhosas que já tem. Por isso, todos os dias, pense em pelo menos três razões que tem para agradecer e se alegrar. Esse exercício simples irá encher a sua vida de energias positivas.

10 – Continue Praticando

Por fim, a última dica para viver com serenidade é que coloque cada uma das outras em prática e continue dando o seu melhor para se transformar dia após dia. Lembre-se que a evolução é um processo contínuo e uma falha não significa ter voltado para a estaca zero. Vá em frente e persista, se cair, levante-se e continue de onde parou, pois cada desafio irá ajudar você a se tornar mais forte.

Espero que as dicas que compartilhei te ajudem a encontrar o caminho da serenidade para que possa levar uma vida mais positiva e feliz. Você tem mais alguma sugestão de como viver de forma mais serena? Deixe sua contribuição nos comentários!

 

Copyright: 459175588 – https://www.shutterstock.com/pt/g/everst23