Nossa mente está constantemente processando pensamentos, o que é algo bastante natural. Contudo, se atentar a eles é necessário para que consiga identificar a ação de uma crença limitante tentando te bloquear. Ideias como “eu não sou capaz”, “não tenho talento para isso” ou “nunca vou ter sucesso” devem ser eliminadas para que possa acreditar em seu potencial e, de fato, se desenvolver. Portanto, sempre vigie seus pensamentos e transforme-os em crenças que te encorajem e estimulem a ser cada vez melhor.

Vigie Seus Pensamentos e Elimine as Crenças Limitantes

Vigiar os próprios pensamentos é uma atitude necessária porque permite que se tome consciência em relação às ideias que estão estimulando ou desestimulando as suas ações. No caso dos pensamentos negativos, é importante dizer que eles costumam ser do tipo intrusivos, ou seja, chegam de maneira inesperada, geralmente quando se está pensando em realizar algo. Assim, quando se está atento, é possível identificá-los rapidamente e impedir que tenham um efeito desencorajador.

Para exemplificar, imagine que você tem o sonho de mudar de carreira e encontrar uma oportunidade em uma nova área. Se não vigiar os pensamentos que estão povoando a sua mente e tomar consciência em relação a eles, talvez surjam ideias negativas que, se não forem eliminadas, aos poucos poderão fazer com que desista desse objetivo. É por isso que é tão importante se conhecer, para que consiga vencer cada bloqueio e ir além.

Dicas Poderosas Para Vigiar os Pensamentos e Eliminar Ideias Negativas

Se deseja começar a vigiar os seus pensamentos para identificar e eliminar as ideias negativas, acredito que vá gostar das dicas a seguir. Aproveite para colocá-las em prática e conservar apenas ideias construtivas, que te motivem a realizar seus objetivos e se potencializar cada vez mais.

1 – Tome Consciência Sobre o Que Pensa

A mente humana é como um jardim e cada um atua como seu próprio jardineiro. Quando há cuidado, é possível criar um espaço extraordinário, produtivo e florido, contudo, quando esse jardim não recebe a devida atenção, é tomado por ervas daninhas, que representam as ideias negativas e a insegurança. Entender isso é fundamental para começar a se conscientizar a respeito dos pensamentos que alimenta todos os dias.

Nesse sentido, se deseja cuidar do seu jardim mental e dar a ele a atenção necessária, sempre que um pensamento negativo surgir, não se deixe guiar por ele imediatamente. Pare, entenda a origem dele e analise se realmente tem fundamento ou é apenas fruto de uma insegurança. Assim, poderá manter apenas as ideias que agregam e eliminar as que não têm nada de bom a acrescentar.

2 – Tenha Atenção às Informações Que Processa

PSC

Todos os dias, recebemos uma enxurrada de informações, enquanto algumas ficam armazenadas no nosso consciente, outras vão para o inconsciente e nos influenciam mesmo que não percebamos. Por esse motivo, é fundamental ter atenção com o que anda alimentando a sua mente, pois assim é possível reduzir a criação de crenças limitantes e que impedem o seu crescimento.

Os perfis que você acompanha nas redes sociais, as pessoas com quem convive, os programas de TV que assiste, as músicas que ouve, os livros que lê, tudo isso envia mensagens para o seu cérebro e o influencia de alguma maneira. Portanto, é interessante que verifique como tudo isso está impactando os seus pensamentos, se de forma positiva, te motivando, ou negativa, fazendo com que se sinta inferior e desmotivado.

3 – Elimine a Reclamação da Sua Vida

Elementos externos podem influenciar os seus pensamentos, entretanto, as coisas que repete também são responsáveis por formar ideias negativas e torná-las cada vez mais fortes em sua mente. Dessa forma, é necessário que comece a se policiar para eliminar a reclamação de uma vez por todas do seu comportamento e da sua vida. Saiba que quanto mais reclamar de algo, mais está atraindo aquilo para si.

Quando algo ruim acontece e você reclama, faz com que aquele acontecimento te afete muito mais do que deveria, te levando a acreditar que não pode fazer nada para mudar aquela situação. Por isso, prefira sempre olhar para as coisas através de um novo aspecto, para que identifique o lado positivo e saiba o que pode fazer para transformar o que te incomoda.

4 – Mude a Perspectiva

Em muitos casos, os pensamentos negativos são gerados apenas por conta de uma perspectiva ruim. Então, é interessante que, ao identificá-los, verifique como pode dar a eles uma conotação diferente. Ao pensar: “tenho muitos problemas e estou passando por um momento muito difícil”, substitua por “estou passando por algumas situações desafiadoras, mas darei o meu melhor para encontrar soluções”. Percebe a diferença?

Essa ideia pode ser aplicada a tudo e te ajudar a encontrar um novo viés para coisas que pareciam sem solução. Compare as duas frases que citei e veja que ambas dizem praticamente a mesma coisa, porém, a segunda tem um efeito mais positivo e motivador, enquanto a primeira parece ter sido dita por alguém que não tem nenhuma esperança de melhorar. Essa mudança simples é capaz de promover grandes transformações, experimente e irá comprovar isso.

5 – Escolha Ser Feliz!

Por fim, a última dica que compartilho é a de que priorize a sua felicidade e o seu bem-estar. Afinal, quanto melhor estiver se sentindo consigo mesmo, mais força terá para manter os pensamentos negativos bem longe da sua mente. Para isso, é importante que cuide de si, cerque-se de pessoas positivas, realize atividades que te façam se sentir bem, viva com leveza e sorria!

Mantendo o foco em sua felicidade estará dando atenção ao que realmente importa, que são os seus objetivos, a sua família, os seus amigos, o seu trabalho, enfim, todos os elementos que contribuem com o seu equilíbrio. Então, não terá tempo para alimentar ideias ruins que bloqueiam suas ações e o seu desenvolvimento.

Adquirir consciência em relação ao que pensa fará com que você assuma o controle em relação às suas ações, crenças e comportamento. Se atentar às suas ideias é um poderoso exercício de autoconhecimento que todos devem realizar sempre. Lembre-se sempre de lembrar de nunca se esquecer que quanto mais se conhecer, mais poderá se curar e se potencializar!

 

Copyright: 333005096 – https://www.shutterstock.com/pt/g/esb%20professional