Vida que segue”… Sempre que alguém passa por uma situação delicada, é comum que alguém próximo use esta expressão como uma forma de oferecer-lhe conforto e de motivar a pessoa a seguir em frente. Esta frase, por mais simples que seja, é poderosa e verdadeira, pois, independente do que tenha acontecido, enquanto você estiver vivo, sempre terá uma chance de ser feliz e bem-sucedido em sua vida.

Existe também uma citação muito bonita do dramaturgo inglês, William Shakespeare, que diz que não importa em quantos pedaços o seu coração foi partido, o mundo não irá parar para que você o conserte. Apesar de dura, ela é sincera e tem como objetivo mostrar a importância de não se render frente às dificuldades.

Se pudéssemos escolher, certamente não passaríamos por momentos de dor e sofrimento. Contudo, por mais desafiador que seja superar uma situação assim, se entregar não irá ajudar em nada, pelo contrário. Quando se decide seguir em frente, mesmo com o coração partido, a tendência é que o sofrimento vá diminuindo com o tempo. Levantar-se após uma queda é o primeiro passo para recomeçar e encontrar novamente a sua felicidade.

Se Perdoe e Vida Que Segue

Muitas pessoas, quando estão passando por um momento delicado, costumam se culpar pelo que aconteceu. Mesmo quando alguém as decepciona, elas se culpam por terem acreditado no outro e, com esses pensamentos, acabam tornando o sofrimento ainda maior. Se esse é o seu caso, saiba que a primeira coisa a fazer para conseguir finalmente seguir em frente é o autoperdão, pois apenas quando conseguir se perdoar é que poderá utilizar o ocorrido como fonte de aprendizado e amadurecimento.

Ao invés de pensar nas suas escolhas do passado como erradas ou ruins, enxergue-as como lições valiosas que te ajudaram a se tornar quem é hoje. A autopunição irá te transformar em um refém do que já passou e te impedirá de dedicar a sua atenção ao que realmente importa: o hoje. Então, minha dica é que pense no passado para refletir e aprender, não para sofrer ainda mais. Você merece o seu perdão!

7 Dicas Poderosas Para Seguir em Frente

Para te inspirar a respeito da importância de seguir em frente e te ajudar a superar essa fase, preparei algumas dicas poderosas. Coloque-as em prática e veja que tem total capacidade para se levantar e continuar caminhando.

1 – Viva um Dia de Cada Vez

PSC

Após sofrer uma perda ou decepção é natural ter dias mais delicados. Dessa forma, ter uma recaída não significa voltar para a estaca zero, se isso acontecer levante-se e continue. O fato de seguir a vida não anula que você é um ser humano e que está sujeito a sofrer e ter momentos tristes. A ideia não é a de que não sofra, mas sim que, apesar do sofrimento, continue dando o seu melhor para recomeçar e ser feliz novamente.

2 – Reconheça Que Nada é Permanente

Assim como uma fase feliz pode chegar ao fim, o mesmo acontece com o sofrimento, pois nada é permanente. Da mesma maneira que o planeta Terra não para de se movimentar, a vida também está em constante movimento. Mesmo que tenha a sensação de que o sofrimento que está sentindo não terá fim, busque forças para manter-se positivo, pois acredite: ele terá. Pense em tudo o que viveu até agora, em todas as mudanças pelas quais já passou, e poderá constatar essa afirmação.

3 – Você Não Tem Como Prever o Futuro

Não temos como saber exatamente o que vai acontecer amanhã. Contudo, se for para escolher, escolha olhar para a vida com mais otimismo. Observe as coisas ao seu redor com mais positividade e tenho a certeza de que encontrará casos de pessoas que encontraram a felicidade mesmo após passarem por um grande sofrimento que parecia não ter fim. O mesmo pode acontecer contigo, então, não desperdice essa chance. Dê sempre o seu melhor em tudo o que fizer, e faça isso com serenidade, sem ansiar por resultados imediatos. Pode ser que demore, ou talvez seja rápido, mas uma coisa é certa: as recompensas virão.

4 – Veja a Vida de Forma Positiva

A mente humana tem o costume de dar maior enfoque para situações negativas, mas a boa notícia é que você pode mudar isso e adotar um mindset positivo, com foco nas coisas boas. A ideia não é se tornar um alienado, alguém que não enxerga as dificuldades, mas alguém que sabe valorizar aquilo que é bom, para que tenha força e motivação para lidar com o que não é. Comece a se atentar para os seus pensamentos e identifique aqueles que são tendenciosamente negativos, assim poderá bloquear estas ideias ruins e substitui-las por uma mentalidade mais produtiva.

5 – Permita-se Conhecer a Sua Força Interior

Por mais que pareça que não terá condições de suportar a dor que está sentindo, você tem. A maioria dos seres humanos apenas percebe a força interior que tem quando precisa fazer uso dela. Nesse sentido, ao invés de se fechar em um casulo e reafirmar a crença limitante de que será incapaz de continuar, permita-se conhecer o poder que tem. Se dê apenas uma chance e poderá constatar isso por si mesmo.

6 – Aproveite Para Se Conhecer

Aproveite os momentos iniciais de introspecção após uma situação delicada para voltar a sua atenção para si e para se conhecer na essência. Ouça a sua voz interior e atente-se para o que sente, assim poderá identificar os seus sentimentos, emoções e as reações que eles geram em seu comportamento. Transforme isso em um hábito, mesmo quando estiver feliz. O autoconhecimento é a chave para que assuma o controle sobre a sua mente e possa lidar melhor consigo mesmo.

7 – Entenda Que o Caos Pode Te Transformar

Muitas vezes, as experiências delicadas e imprevisíveis podem te despertar para um mundo novo de possibilidades. Uma perda ou decepção irá te obrigar a fazer escolhas que podem ter muito a te ensinar. Situações que te tiram do eixo podem te mostrar uma nova percepção a respeito da vida, algo que te proporcione coisas maravilhosas que nunca imaginou. Utilize o caos para evoluir, deixar de ser uma lagarta e se transformar em uma linda borboleta.

Uma situação adversa pode te levar a mudar a sua perspectiva e fazer com que enxergue novas possibilidades de ir além e ser feliz novamente. Se entregar e ficar estagnado na vida não é o melhor caminho porque, além de estender o sofrimento mais do que o necessário, faz com que você perca oportunidades extraordinárias de fazer diferente e recomeçar. Lembre-se sempre de se lembrar de nunca se esquecer de que a vida continua. Viva!

Copyright: 334073009 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pixelrain