Profissional Viciado em Trabalho

Prostock-studio/Shutterstock Um workaholic é tão viciado em seu trabalho que não pode acabar perdendo seu equilíbrio

Quando sua profissão toma toda a sua vida e você se torna viciado em trabalho, ao mesmo tempo em que isso mostra seu comprometimento, foco e dedicação, também aponta para um comportamento excessivo que, se não controlado, pode se tornar realmente um problema. A chave para tudo é o equilíbrio, ou seja, o caminho do meio é não trabalhar nem demais e nem de menos. Lembre-se disso quando sentir que está indo por este caminho!

Ainda assim, muitos profissionais realmente ultrapassam os limites e, em decorrência de sua paixão exacerbada pela carreira, empresa ou trabalho; eles acabam extrapolando seus próprios limites físicos, emocionais e mentais. Isso além de prejudicar sua saúde, também afeta a sua produtividade profissional.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!Conheça mais sobre essa metodologia,
acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Consequências dos Excessos na Vida de um Viciado em Trabalho

Com isso, os também chamados workaholics, palavra em inglês que designa os viciados em trabalho, acabam tendo sérios problemas para manter seu ritmo, pois chega a um ponto que trabalham tanto e exigem tanto de sua mente e corpo, que eles ficam tão cansados que não conseguem responder mais do mesmo modo. Estes são sinais claros de que não vão aguentar por mais muito tempo.

Se não bastassem os sintomas físicos, as relações sociais, amorosas e familiares de um workaholic são sempre prejudicadas pelo seu excesso de trabalho.  Uma pessoa com este perfil coloca sua carreira em primeiro lugar, por isso quase nunca está em casa (só vai para casa para dormir e se trocar) quase não participa de eventos sociais e familiares e, quando está presente em algum, fica o tempo todo falando de trabalho ou resolvendo assuntos relativos a ele pelo celular ou e-mail.

Este comportamento também pode sabotar a sua vida amorosa. Em alguns casos, o viciado em trabalho nem tem um relacionamento e quando namora ou é casado e tem filhos, a sua falta de dedicação e presença física, emocional e mental; gera muitos atritos com seu parceiro ou parceira e provoca uma constante ausência na vida dos filhos. Logo, todas as áreas de sua vida acabam sendo impactadas negativamente pelo seu excesso profissional.

Como Lidar com o Excesso de Trabalho

PSC

Muitas pessoas consideram um profissional viciado em trabalho uma pessoa egoísta que só pensa em se promover e crescer na carreira. Entretanto, não é bem assim. Um indivíduo que tem paixão pelo que faz e que se dedica com afinco a fazer suas ações, metas e objetivos darem certo é, sem dúvida, um exemplo positivo a ser seguido também. O que lhe falta, como disse no início, é o chamado equilíbrio e, entender verdadeiramente porque precisa trabalhar tanto para sentir-se realmente alguém realizado, reconhecido e feliz.

Muitas vezes, a pessoa trabalha muito porque passou por grandes dificuldades numa determinada época de sua vida e porque não deseja que seus filhos e sua família acabem vivendo a mesma situação. Noutras, a necessidade de reconhecimento é tão grande, que o profissional não se importa de fazer seus sacrifícios para receber este retorno de sua empresa, chefes e colegas de trabalho.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

São muitas as razões, por isso é importante não julgar, mas sim buscar entender quais são os motivos de cada workaholic para trabalhar tanto. Esta é a melhor forma de ajudar a pessoa a encontrar seu equilíbrio, a ajustar os pontos e colocar outras partes de sua roda da vida para girar também. Somos seres humanos e, para sermos integrais, é essencial que todas as partes de nossa existência estejam alinhadas. Assim, podemos ter sucesso em nossa carreira, sermos dedicados ao trabalho, porém sem que isso nos cause infelicidade em outras áreas.

Se você também trabalha demais, pare um pouco para refletir sobre o que você está perdendo ao dedicar todo o seu foco ao trabalho, pois o nosso tempo é muito precioso e, mesmo que nos arrependamos do que não fizemos em nossa vida pessoal, familiar e amorosa, ele nunca mais volta. Fique atento e encontre seu equilíbrio!